Sedução e alienação no discurso da pedagogia das competências:

uma análise da BNCC do Ensino Médio numa perspectiva histórico-dialética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16512

Palavras-chave:

bncc, psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica

Resumo

Fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos da psicologia Histórico-Cultural e da pedagogia Histórico-Crítica, este artigo contempla a síntese da análise documental voltada aos documentos oficiais da educação que instituem a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM) (BRASIL, 2018a). A fim de compreender os fundamentos estruturantes da nova proposta curricular para o referido nível de ensino, o presente trabalho objetiva evidenciar as estratégias para sua consolidação oferecendo contribuições para a compreensão crítica a respeito da formação por competências introduzida como proposta central da formação dos jovens brasileiros. Conclui-se, assim, que ao tratar-se de uma formação reduzida aos interesses e necessidades cotidianas dos jovens, o que se tem alcançado como consequência é uma formação humana fragmentada, abstrata, alienada aos ditames mercadológicos preconizados pela sociedade capitalista.

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Publicado

15-05-2024

Como Citar

GOULART OLIVEIRA, E.; AMARAL GARBOGGINI DI GIORGI, C.; MIDORI SHIMAZAKI, E. Sedução e alienação no discurso da pedagogia das competências: : uma análise da BNCC do Ensino Médio numa perspectiva histórico-dialética. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 01–21, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i2.16512. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16512. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos