Indicadores de avaliação externa como instrumento de poder:

um retrato das escolas estaduais de ensino médio viçosense

Autores

  • Mateus josé Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Sidney Pires Martins Universidade Federal de Viçosa
  • Rita Márcia Andrade Vaz de Mello Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0002-7473-9559

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.15244

Palavras-chave:

Avaliações Externas, QEdu, Poder

Resumo

O presente trabalho aborda a plataforma QEdu e diferentes informações que podem ser extraídas deste banco de dados disponível publicamente. Ao utilizar os dados explicitados nesta plataforma, tem-se a oportunidade de refletir sobre estas informações e traçar inferências para possíveis implicações destes resultados no chão da escola. Diante do exposto, foram analisados os indicadores de avaliação externa, dentre eles, o ENEM, o Ideb e as proficiências de Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes do 3º Ano do Ensino Médio das escolas públicas estaduais de Viçosa (MG). Por meio de perspectiva metodológica quali-quanti, foram extraídos os dados da plataforma e analisados posteriormente à luz da literatura da área. Os dados apontam para a necessidade de problematizações dos resultados das avaliações externas e de como tais dados são utilizados como instrumento de poder por governantes e instituições e que muitas vezes, revelam as reais necessidades das instituições, pois silenciam as manifestações sociais, culturais e artísticas que estão para além do dado numérico apresentado.

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Biografia do Autor

Sidney Pires Martins, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Administração (2013), Mestrando em Educação (2021), Especialista em Administração em Marketing Estratégico (2005), Gestão Educacional (2016), Ensino e Tecnologias Educacionais (2021), Educação Básica (2021), Práticas Pedagógicas (2021) e em Didática e Trabalho Docente (2022). É graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (2002), em Administração (2020) e em Pedagogia (2022). Técnico em Contabilidade (2015). Atua como professor universitário na graduação e pós-graduação. Professor Substituto no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) ? Campus Sabará e Professor da Pós-Graduação em Mídia e Educação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). É Coordenador e Professor do Curso Técnico em Administração para a Secretária Estadual de Educação de Minas Gerais (SEEMG) - Metropolitana B. Coordenador do Grupo de Estudos Técnicos em Empreendedorismo do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG). Membro e Relações Públicas da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação dos Profissionais da Educação (GEPPFOR) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino, Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (GEPETEM) do Instituto Federal de Minas Gerais ? Campus São João Evangelista. Tem interesse pelas áreas de: Metodologias Ativas de Ensino, Ensino Híbrido, uso das TICs e TDICs na Educação e Formação Inicial e Continuada de profissionais da Educação.

Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Universidade Federal de Viçosa

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa, Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa, Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Université Paris Descartes (Sorbonne). Já foi Presidente da Comissão de Pesquisa do Departamento de Educação; Foi membro do CONSU. Atuou como Coordenadora geral dos Cursos Lato Sensu da Universidade Federal de Viçosa/Programa Nacional Escola de Gestores. Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, formação de professores, avaliação e políticas públicas educacionais.

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Publicado

03-11-2023

Como Citar

SANTOS, M. josé; PIRES MARTINS, S.; VAZ DE MELLO, R. M. A. Indicadores de avaliação externa como instrumento de poder: : um retrato das escolas estaduais de ensino médio viçosense. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 01–12, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i3.15244. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15244. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

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