Indicadores de avaliação externa como instrumento de poder:
um retrato das escolas estaduais de ensino médio viçosense
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.15244Palavras-chave:
Avaliações Externas, QEdu, PoderResumo
O presente trabalho aborda a plataforma QEdu e diferentes informações que podem ser extraídas deste banco de dados disponível publicamente. Ao utilizar os dados explicitados nesta plataforma, tem-se a oportunidade de refletir sobre estas informações e traçar inferências para possíveis implicações destes resultados no chão da escola. Diante do exposto, foram analisados os indicadores de avaliação externa, dentre eles, o ENEM, o Ideb e as proficiências de Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes do 3º Ano do Ensino Médio das escolas públicas estaduais de Viçosa (MG). Por meio de perspectiva metodológica quali-quanti, foram extraídos os dados da plataforma e analisados posteriormente à luz da literatura da área. Os dados apontam para a necessidade de problematizações dos resultados das avaliações externas e de como tais dados são utilizados como instrumento de poder por governantes e instituições e que muitas vezes, revelam as reais necessidades das instituições, pois silenciam as manifestações sociais, culturais e artísticas que estão para além do dado numérico apresentado.
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