Seguindo exergames em uma sequência didática:

o que um jogo digital ‘faz-fazer’?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16406

Palavras-chave:

Exergames, Prática Pedagógica, Educação Física, Jogo digital

Resumo

A temática deste artigo compreende a incorporação pedagógica de exergames em uma sequência didática do componente curricular de Educação Física escolar (EF) de um professor em turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de ensino técnico e profissionalizante brasileira. O foco investigativo foi direcionado às afetações produzidas pelo exergame na prática docente e, a partir disso, o objetivo do estudo foi mapear a realidade pedagógica instaurada no contexto socioeducacional que enredou a investigação. Metodologicamente, a pesquisa seguiu o paradigma qualitativo e contou com orientação teórica-metodológica de elementos da Teoria Ator-Rede para analisar Árvores de Similitude geradas pelo software IraMuTeQ. Foi possível constatar potencialidades e limitações da incorporação pedagógica planejada de tecnologias digitais a partir de múltiplos agenciamentos entre humanos e não humanos na composição da realidade observada. Conclui-se que a incorporação de exergames pelo professor em sua prática de ensino provocou uma revisão pessoal do docente em termos de agir-refletir-agir pedagogicamente, levando o mesmo a observar suas aulas, expandir os recursos materiais para didatizar conteúdos, vencer desafios que colocava seu planejamento em risco e promover ações de ensino com protagonismo e dedicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Roberto de Lima, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Possui pós-doutorado na área de Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É doutor em Educação pela UFMG, mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), especializado em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e graduado em Engenharia Elétrica pela UFSJ. É professor Associado da UFSJ em seu Departamento de Ciências da Educação (Deced) e atua na formação de professores para a educação básica. É consultor profissional certificado pelo Professional Trainer Program do ATLAS.ti. Tem como áreas de interesse e atuação: - Educação e cultura digital; - Relações entre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a formação de professores; - Plataformas digitais e educação; - Incorporação pedagógica de jogos eletrônicos na educação; - Tecnologias vestiveis e formação de significados sobre práticas de dados; - Teoria Ator-Rede. É líder do Grupo de estudos e pesquisa em cultura digital, mídias e Educação (Link@ - UFSJ) e membro do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais - (CV - UFBA), ambos certificados pelo CNPq.

Pedro Tadeu de Castro Ribeiro, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduando em História (licenciatura) na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Referências

ALVES, Lynn. Jogos digitais. (Daniel Mill, org.) In: Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. São Paulo: Papirus, 2018. p. 381–384.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 18. ed. Campinas: Papirus, 2012.

BETTI, Mauro. Educação física e sociologia: novas e velhas questões no contexto brasileiro. In: CARVALHO, Yara Maria; RUBIO, Katia (orgs.). Educação física e ciências humanas. São Paulo: Hucitec, 2001.

BUZATO, Marcelo El Khouri. Práticas de letramento na ótica da Teoria Ator-Rede: casos comparados. Calidoscópio, v. 10, n. 1, p. 65–82, 30 abr. 2012. DOI 10.4013/cld.2012.101.07. Disponível em: https://cutt.ly/dwgxqWTx. Acesso em: 8 out. 2020.

CAMARGO, Brígido V.; JUSTO, Ana M. IRAMUTEQ: Um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, v. 21, n. 2, p. 513–518, 2013. DOI 10.9788/TP2013.2-16. Disponível em: https://cutt.ly/qwgxq9wQ. Acesso em: 23 dez. 2021.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2000.

LATOUR, Bruno. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2017.

LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora da UNESP, 2000.

LATOUR, Bruno. Como falar do corpo? A dimensão normativa dos estudos sobre a ciência. In: NUNES, João Arriscado; ROQUE, Ricardo (orgs.). Objectos impuros. Experiências em estudos sociais da ciência. Porto: Edições Afrontamentos, 2008. p. 39–61.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador: EDUFBA, 2012.

LAW, John. Technology and Heterogeneous Engineering: The Case of Portuguese Expansion. In: BIJKER, Eco Wiebe; THOMAS, Parke Hughes; PINCH, Trevor (eds.). The Social Construction of Technological Systems: New Directions in the Sociology and History of Technology. Cambridge: MIT Press, 2012. p. 105–127.

LIMA, Marcio Roberto de. Projeto UCA e Plano CEIBAL como possibilidades de reconfiguração da prática pedagógica com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. 2015. 268 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: https://bitlybr.com/aTAsI. Acesso em: 4 ago. 2020.

LIMA, Marcio Roberto de; MENDES, Diego Sousa; LIMA, Eduardo de Matos. Exergames na Educação Física Escolar como potencializadores da ação docente na cultura digital. Educar em Revista, v. 36, p. e66038, 2020. DOI 10.1590/0104-4060.66038. Disponível em: https://bitlybr.com/dBRar. Acesso em: 18 nov. 2020.

LIMA, Marcio Roberto de; NASCIMENTO, Silvania Sousa do. Pensar e agir ‘fora da caixa’: jogo digital e produção de afetações pedagógicas na formação inicial de professores. Ciência & Educação (Bauru), v. 27, p. 1–17, 4 out. 2021. DOI 10.1590/1516-731320210048. Disponível em: https://bit.ly/3MaTPre. Acesso em: 6 out. 2021.

RATINAUD, Pierre; MARCHAND, Pascal. Application de la méthode ALCESTE à de “gros” corpus et stabilité des “mondes lexicaux”?: analyse du “CableGate” avec IRaMuTeQ. Actes des 11eme Journées internationales d’Analyse statistique des Données Textuelles (JADT 2012), Liège, Belgium, p. 835–844, 1 jan. 2012. Disponível em: https://bit.ly/3FuLgSu. Acesso em: 24 dez. 2021.

RIBEIRO, Amanda Maria Villas Boas; SERVO, Maria Lucia Silva. Representações sociais sobre a produção do cuidado ao Idoso construídas por Profissionais de Saúde. Revista de psicologia, v. 13, n. 45, p. 187–203, 30 maio 2019. DOI 10.14295/idonline.v13i45.1693. Disponível em: https://bityli.com/55NJEn. Acesso em: 7 mar. 2023.

RIBEIRO, Pedro Tadeu de Castro; LIMA, Marcio Roberto de. Teoria Ator-Rede e educação: uma revisão sistemática. Educação em Foco, v. 27, n. 1, p. 27043–27043, 5 set. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/37321. Acesso em: 22 jun. 2023.

ROCHA, Gabriele Pereira; OLIVEIRA, Maria do Carmo Fontes; ÁVILA, Luciana Beatriz Bastos; LONGO, Giana Zarbato; COTTA, Rosângela Minardi Mitre; ARAÚJO, Raquel Maria Amaral. Condicionantes da amamentação exclusiva na perspectiva materna. Cadernos de Saúde Pública, v. 34, n. 6, 3 set. 2018. DOI 10.1590/0102-311x00045217. Disponível em: https://bityli.com/3d5McL. Acesso em: 7 mar. 2023.

SØRENSEN, Estrid. The Materiality of Learning: Technology and Knowledge in Educational Practice. New York: Cambridge University Press, 2009.

STAKE, Robert. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.

VAGHETTI, César Augusto Otero; VIEIRA, Karina Langone; RIGO, Luis Carlos; PARDO, Eliane Ribeiro; BOTELHO, Silvia Silva da Costa. Exergames na educação física: aproximações com o currículo escolar. Revista Didática Sistêmica, v. 20, n. 2, p. 79–92, 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8529. Acesso em: 27 jul. 2023.

ZEICHNER, Kenneth. A Formação Reflexiva de Professores. Idéias e Práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.

Downloads

Publicado

01-03-2024

Como Citar

LIMA, M. R. de; RIBEIRO, P. T. de C. Seguindo exergames em uma sequência didática: : o que um jogo digital ‘faz-fazer’?. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–21, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16406. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16406. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos