A formação de leitores via transposição didática em quadrinhos: a obra literária “O Quinze” de Rachel de Queiroz
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.15635Palavras-chave:
Histórias em Quadrinhos, Letramento, LiteraturaResumo
Tem como objetivo compreender o processo de alfabetização, letramento e formação de leitores na perspectiva da transposição didática da literatura clássica em história em quadrinhos para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Adotamos a abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, tendo como participantes crianças de uma turma de educação infantil. As atividades relacionadas com a obra clássica “O Quinze” nos proporcionaram compreender que o processo de letramento foi bem percebido durante a realização das atividades. Esse processo foi significativo para que as crianças ampliassem o seu conhecimento de mundo.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A.; LÜDKE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E. P. U., 2013.
BARTOLOMÉ, M; A COSTA, A. Articulación de la educación popular con la educación formal. Investigación participativa. Revista de Investigación Educativa, v. 20, n. 2, p. 151-178, 1992.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: ___. Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul. São Paulo: Duas Cidades, 2011.
CHEVALLARD, Y. La transpositiondidactique: dusavoirsavantausavoirenseigné. Paris: La PenseeSauvage, 1991.
COSSON, R. Letramento Literário: uma localização necessária. Letras & Letras. v. 31, n. 3 jul./dez. 2015. https://doi.org/10.14393/LL63-v31n3a2015-11
COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. 2ª ed. 2ª reimpressão, São Paulo: Contexto, 2012.
KLEIMAN, A. B. Introdução: O que é letramento? Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
KLEIMAN, A. B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. 10ª ed. Mercado das letras: São Paulo, 2008.
SOARES, M. Letramento e Escolarização. In: Pedagogia Cidadã: Cadernos de Formação – alfabetização. São Paulo: UNESP, 2003.
SOUZA, R.J.; COSSON, R. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, p. 101 -107.
STREET, B. Eventos e práticas de letramento: teoria e prática nos novos estudos de letramento. In: MAGALHÃES, I (Org.). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas, SP: Mercado de letras, 2012.
VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Os quadrinhos (oficialmente) na escola: dos PCN ao PNBE. In: VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. (Orgs.). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009, p. 11-59.
VEGUEIRO, W. et al. (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2012.
VERGUEIRO, W. A linguagem dos quadrinhos: uma “alfabetização” necessária. In: RAMA, A.; VERGUEIRO, W. (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
VYGOTSKY, L. S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes. 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.