A formação de leitores via transposição didática em quadrinhos: a obra literária “O Quinze” de Rachel de Queiroz
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.15635Palavras-chave:
Histórias em Quadrinhos, Letramento, LiteraturaResumo
Tem como objetivo compreender o processo de alfabetização, letramento e formação de leitores na perspectiva da transposição didática da literatura clássica em história em quadrinhos para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Adotamos a abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, tendo como participantes crianças de uma turma de educação infantil. As atividades relacionadas com a obra clássica “O Quinze” nos proporcionaram compreender que o processo de letramento foi bem percebido durante a realização das atividades. Esse processo foi significativo para que as crianças ampliassem o seu conhecimento de mundo.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A.; LÜDKE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E. P. U., 2013.
BARTOLOMÉ, M; A COSTA, A. Articulación de la educación popular con la educación formal. Investigación participativa. Revista de Investigación Educativa, v. 20, n. 2, p. 151-178, 1992.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: ___. Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul. São Paulo: Duas Cidades, 2011.
CHEVALLARD, Y. La transpositiondidactique: dusavoirsavantausavoirenseigné. Paris: La PenseeSauvage, 1991.
COSSON, R. Letramento Literário: uma localização necessária. Letras & Letras. v. 31, n. 3 jul./dez. 2015. https://doi.org/10.14393/LL63-v31n3a2015-11
COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. 2ª ed. 2ª reimpressão, São Paulo: Contexto, 2012.
KLEIMAN, A. B. Introdução: O que é letramento? Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
KLEIMAN, A. B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. 10ª ed. Mercado das letras: São Paulo, 2008.
SOARES, M. Letramento e Escolarização. In: Pedagogia Cidadã: Cadernos de Formação – alfabetização. São Paulo: UNESP, 2003.
SOUZA, R.J.; COSSON, R. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, p. 101 -107.
STREET, B. Eventos e práticas de letramento: teoria e prática nos novos estudos de letramento. In: MAGALHÃES, I (Org.). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas, SP: Mercado de letras, 2012.
VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Os quadrinhos (oficialmente) na escola: dos PCN ao PNBE. In: VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. (Orgs.). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009, p. 11-59.
VEGUEIRO, W. et al. (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2012.
VERGUEIRO, W. A linguagem dos quadrinhos: uma “alfabetização” necessária. In: RAMA, A.; VERGUEIRO, W. (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
VYGOTSKY, L. S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes. 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ponto de Vista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.