A formação de leitores via transposição didática em quadrinhos: a obra literária “O Quinze” de Rachel de Queiroz

Autores

  • Artenizia Leonel Dias Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Gustavo Cunha de Araujo Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT https://orcid.org/0000-0002-1996-5959

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.15635

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Letramento, Literatura

Resumo

Tem como objetivo compreender o processo de alfabetização, letramento e formação de leitores na perspectiva da transposição didática da literatura clássica em história em quadrinhos para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Adotamos a abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, tendo como participantes crianças de uma turma de educação infantil. As atividades relacionadas com a obra clássica “O Quinze” nos proporcionaram compreender que o processo de letramento foi bem percebido durante a realização das atividades. Esse processo foi significativo para que as crianças ampliassem o seu conhecimento de mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artenizia Leonel Dias, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestra em Educação pelo PPPGE/UFT. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é professora da rede municipal de Ensino de Palmas - TO.

Gustavo Cunha de Araujo, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Educação pela UNESP. Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPPGE/UFT) e ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes (ProfArtes/UFU). Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq PQ-2.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A.; LÜDKE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E. P. U., 2013.

BARTOLOMÉ, M; A COSTA, A. Articulación de la educación popular con la educación formal. Investigación participativa. Revista de Investigación Educativa, v. 20, n. 2, p. 151-178, 1992.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: ___. Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul. São Paulo: Duas Cidades, 2011.

CHEVALLARD, Y. La transpositiondidactique: dusavoirsavantausavoirenseigné. Paris: La PenseeSauvage, 1991.

COSSON, R. Letramento Literário: uma localização necessária. Letras & Letras. v. 31, n. 3 jul./dez. 2015. https://doi.org/10.14393/LL63-v31n3a2015-11

COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. 2ª ed. 2ª reimpressão, São Paulo: Contexto, 2012.

KLEIMAN, A. B. Introdução: O que é letramento? Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

KLEIMAN, A. B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. 10ª ed. Mercado das letras: São Paulo, 2008.

SOARES, M. Letramento e Escolarização. In: Pedagogia Cidadã: Cadernos de Formação – alfabetização. São Paulo: UNESP, 2003.

SOUZA, R.J.; COSSON, R. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, p. 101 -107.

STREET, B. Eventos e práticas de letramento: teoria e prática nos novos estudos de letramento. In: MAGALHÃES, I (Org.). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas, SP: Mercado de letras, 2012.

VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Os quadrinhos (oficialmente) na escola: dos PCN ao PNBE. In: VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. (Orgs.). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009, p. 11-59.

VEGUEIRO, W. et al. (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2012.

VERGUEIRO, W. A linguagem dos quadrinhos: uma “alfabetização” necessária. In: RAMA, A.; VERGUEIRO, W. (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

VYGOTSKY, L. S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes. 1984.

Downloads

Publicado

20-09-2023

Como Citar

DIAS, A. L.; ARAUJO, G. C. de. A formação de leitores via transposição didática em quadrinhos: a obra literária “O Quinze” de Rachel de Queiroz. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 01–21, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i3.15635. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15635. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos