Investigação do desenvolvimento de habilidades hipotético-dedutivas por meio da manipulação de variáveis com alunos do curso de licenciatura em física do Centro de Estudos Superiores de Tefé-AM
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16964Palavras-chave:
Formação de professores de física, Habilidades hipotético-Dedutivo, Desenvolvimento de habilidadesResumo
A formação de professores é orientada pelos Projetos Políticos Pedagógicos (PPC) dos cursos de graduação em licenciatura, no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades. Neste sentindo, investigamos o seguinte problema de pesquisa: Como as habilidades hipotético-dedutivas vem sendo desenvolvidas no processo ensino-aprendizagem no curso de licenciatura em física do Centro de Estudos Superiores de Tefé-CEST/AM? Com o intuito de solucionar esse problema científico, apresentamos a seguinte objetivo: verificar a existência de habilidades hipotético-dedutivas pelos acadêmicos do curso de licenciatura em física durante a investigação a partir da manipulação das variáveis comprimento e massa a frequência de oscilação de um pêndulo simples na construção do conhecimento científico. Para isso, verificaremos com alunos do curso de licenciatura em física, na modalidade presencial, de uma instituição de ensino superior pública do estado do Amazonas, quais são as habilidades hipotético-dedutivas que cada aluno da amostra apresentava, seja nas questões acadêmicas, pessoais e profissionais e, desta forma, aplicamos questionários para uma amostra de 15 alunos. A abordagem da pesquisa é qualitativa, sendo realizado, revisão de literatura e do projeto pedagógico de curso, bem como a transcrição e análise dos questionários. Com isso, buscamos contribuir para a avaliação da formação acadêmica e fornecer insights significativos para os futuros professores de Física.
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