Investigação do desenvolvimento de habilidades hipotético-dedutivas por meio da manipulação de variáveis com alunos do curso de licenciatura em física do Centro de Estudos Superiores de Tefé-AM

Autores

  • Willian Miguel Pereira Ramos Universidade do Estado do Amazonas
  • Josefina Diosdada Barrera Kalhil

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16964

Palavras-chave:

Formação de professores de física, Habilidades hipotético-Dedutivo, Desenvolvimento de habilidades

Resumo

A formação de professores é orientada pelos Projetos Políticos Pedagógicos (PPC) dos cursos de graduação em licenciatura, no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades. Neste sentindo, investigamos o seguinte problema de pesquisa: Como as habilidades hipotético-dedutivas vem sendo desenvolvidas no processo ensino-aprendizagem no curso de licenciatura em física do Centro de Estudos Superiores de Tefé-CEST/AM? Com o intuito de solucionar esse problema científico, apresentamos a seguinte objetivo: verificar a existência de habilidades hipotético-dedutivas pelos acadêmicos do curso de licenciatura em física durante a investigação a partir da manipulação das variáveis comprimento e massa a frequência de oscilação de um pêndulo simples na construção do conhecimento científico. Para isso, verificaremos com alunos do curso de licenciatura em física, na modalidade presencial, de uma instituição de ensino superior pública do estado do Amazonas, quais são as habilidades hipotético-dedutivas que cada aluno da amostra apresentava, seja nas questões acadêmicas, pessoais e profissionais e, desta forma, aplicamos questionários para uma amostra de 15 alunos. A abordagem da pesquisa é qualitativa, sendo realizado, revisão de literatura e do projeto pedagógico de curso, bem como a transcrição e análise dos questionários. Com isso, buscamos contribuir para a avaliação da formação acadêmica e fornecer insights significativos para os futuros professores de Física.

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Biografia do Autor

Josefina Diosdada Barrera Kalhil

Doutora em Ciências Pedagógicas (Educação) pela Universidade da Havana (2003). Mestra em Ciências da Educação Superior - Universidade de Matanzas, Cuba (1998). Homologado pela Universidade Federal da Bahia, com o número 341, no Livro de Registro 37-B com o número 2278. Possui graduação em Licenciatura em Física (1979), em Matanzas, Cuba. Mais de 15 especializações em diferentes áreas de Ensino de Física e Pedagogia. Trabalha como Professora na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Manaus, Brasil. É professora do Curso de Mestrado acadêmico l em Ensino de Ciências na Amazônia e coordenadora do polo Amazonas do doutorado em Rede de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Pos doc Em didática da Física em Mexico. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral e Aplicada nos Cursos de Licenciatura e Engenharia. Atuando também nas seguintes áreas: Didática, Formação de Professores, Metodologia da Pesquisa Científica, entre outras. Orientou mais de 18 teses de Mestrado e 8 de Doutorado. Ministrou cursos de pós-graduação em diferentes países, entre eles Brasil, México e Bolívia. Publicou mais de 5 livros no Brasil e 2 em Cuba. Participou em mais de 37 Congressos Internacionais e em 12 deles como Convidada Especial. É especialista em Formação de Habilidades de Pesquisa no Ensino Superior. É membro do Comitê Editorial da Revista Eletrônica Latin American Journal of Physics Education de México e revisora das revistas Ciência e Educação, ensino de física de Brasil e de RBEP Pertence ao colegiado do doutorado a distância do Instituto politécnico nacional de México, IPN. Membro do comitê organizador do XIX Simpósio nacional de ensino de Física, da conferência Lasera. Professora associada da Universidade do Estado de Amazonas -UEA Coordenadora e Docente do Doutorado em redes de Ensino de Ciências da Amazônia do polo Manaus. Membro Sociedade Brasileira de Física na categoria de sócio(a) Efetivo, matrícula nº 23703. Tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. ê vice organizadora de LASERA internacional e presidenta de LASRA Manaus. Participa do projeto Academis STEM da UEA; Sansung e do projeto interamericano RIED:OEA STEM /STEAM

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Publicado

05-03-2024

Como Citar

PEREIRA RAMOS, W. M.; KALHIL, J. D. B. Investigação do desenvolvimento de habilidades hipotético-dedutivas por meio da manipulação de variáveis com alunos do curso de licenciatura em física do Centro de Estudos Superiores de Tefé-AM. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–17, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16964. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16964. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência