Investigação do desenvolvimento de habilidades hipotético-dedutivas por meio da manipulação de variáveis com alunos do curso de licenciatura em física do Centro de Estudos Superiores de Tefé-AM

Autores

  • Willian Miguel Pereira Ramos Universidade do Estado do Amazonas
  • Josefina Diosdada Barrera Kalhil

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16964

Palavras-chave:

Formação de professores de física, Habilidades hipotético-Dedutivo, Desenvolvimento de habilidades

Resumo

A formação de professores é orientada pelos Projetos Políticos Pedagógicos (PPC) dos cursos de graduação em licenciatura, no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades. Neste sentindo, investigamos o seguinte problema de pesquisa: Como as habilidades hipotético-dedutivas vem sendo desenvolvidas no processo ensino-aprendizagem no curso de licenciatura em física do Centro de Estudos Superiores de Tefé-CEST/AM? Com o intuito de solucionar esse problema científico, apresentamos a seguinte objetivo: verificar a existência de habilidades hipotético-dedutivas pelos acadêmicos do curso de licenciatura em física durante a investigação a partir da manipulação das variáveis comprimento e massa a frequência de oscilação de um pêndulo simples na construção do conhecimento científico. Para isso, verificaremos com alunos do curso de licenciatura em física, na modalidade presencial, de uma instituição de ensino superior pública do estado do Amazonas, quais são as habilidades hipotético-dedutivas que cada aluno da amostra apresentava, seja nas questões acadêmicas, pessoais e profissionais e, desta forma, aplicamos questionários para uma amostra de 15 alunos. A abordagem da pesquisa é qualitativa, sendo realizado, revisão de literatura e do projeto pedagógico de curso, bem como a transcrição e análise dos questionários. Com isso, buscamos contribuir para a avaliação da formação acadêmica e fornecer insights significativos para os futuros professores de Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josefina Diosdada Barrera Kalhil

Doutora em Ciências Pedagógicas (Educação) pela Universidade da Havana (2003). Mestra em Ciências da Educação Superior - Universidade de Matanzas, Cuba (1998). Homologado pela Universidade Federal da Bahia, com o número 341, no Livro de Registro 37-B com o número 2278. Possui graduação em Licenciatura em Física (1979), em Matanzas, Cuba. Mais de 15 especializações em diferentes áreas de Ensino de Física e Pedagogia. Trabalha como Professora na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Manaus, Brasil. É professora do Curso de Mestrado acadêmico l em Ensino de Ciências na Amazônia e coordenadora do polo Amazonas do doutorado em Rede de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Pos doc Em didática da Física em Mexico. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral e Aplicada nos Cursos de Licenciatura e Engenharia. Atuando também nas seguintes áreas: Didática, Formação de Professores, Metodologia da Pesquisa Científica, entre outras. Orientou mais de 18 teses de Mestrado e 8 de Doutorado. Ministrou cursos de pós-graduação em diferentes países, entre eles Brasil, México e Bolívia. Publicou mais de 5 livros no Brasil e 2 em Cuba. Participou em mais de 37 Congressos Internacionais e em 12 deles como Convidada Especial. É especialista em Formação de Habilidades de Pesquisa no Ensino Superior. É membro do Comitê Editorial da Revista Eletrônica Latin American Journal of Physics Education de México e revisora das revistas Ciência e Educação, ensino de física de Brasil e de RBEP Pertence ao colegiado do doutorado a distância do Instituto politécnico nacional de México, IPN. Membro do comitê organizador do XIX Simpósio nacional de ensino de Física, da conferência Lasera. Professora associada da Universidade do Estado de Amazonas -UEA Coordenadora e Docente do Doutorado em redes de Ensino de Ciências da Amazônia do polo Manaus. Membro Sociedade Brasileira de Física na categoria de sócio(a) Efetivo, matrícula nº 23703. Tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. ê vice organizadora de LASERA internacional e presidenta de LASRA Manaus. Participa do projeto Academis STEM da UEA; Sansung e do projeto interamericano RIED:OEA STEM /STEAM

Referências

BARRERA KALHIL, J.; SÁNCHEZ LIZARDI, P. La enseñanza de la física y las habilidades hipotéticos deductivas. Atenas. 2015, 2(30), 123-132. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=478047206010. Acesso em: 05 mar. 2024.

CARVALHO, A. M. P. et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/n101/n101a08.pdf. Acesso em: 05 mar. 2024, 1998.

CUNHA, C. R.; VIDAL, L. Â.; SILVA, G. T.; PEREIRA, R. S.; SILVA, R. S. R.; TOKASHIKI, W. C. A viabilidade do uso do pêndulo simples como ferramenta no ensino de física do ensino médio para o cálculo da aceleração da gravidade local. Ciência e Natura, [S. l.], v. 42, p. e1,2020. Disponívelem: https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/article/view/40673. Acesso em: 5 mar. 2024.

ERMENTROUT, G. Bard. Revisão de Sincronização: A Ciência Emergente da Ordem Espontânea. AVISOS DA AMS , v. 51, n. 3, 2004. Disponível em: www.ams.org/notices/200403/fea-ermentrout.pdf. Acesso em: 05 mar. 2024.

HERNÁNDEZ SAMPIERI, R., FERNÁNDEZ COLLADO, C., & Baptista Lucio, P. (2018). Metodología de la investigación (Vol. 4, pp. 310-386). México: McGraw-Hill Interamericana.

INHELDER, B.; GARCÍA, R.; VONECHE, J.. Jean Piaget. Epistemología genética y equilibración. Fundamentos, 1981. INHELDER, B.; PIAGET, J. De la logique de l’enfant à la logique de l’adolescent. Paris: PUF, 1955-1958.

KARAM, R. A. S.; PIETROCOLA, M. A. Discussão das relações entre Matemática e Física no ensino de Relatividade Restrita: um estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., Florianópolis. Anais. Florianópolis: ABRAPEC, 2009. Disponível em: www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/titulos.html. Acesso em: 05 mar. 2024.

LAGE, Eduardo. Pêndulo simples. Rev. Ciência Elem.,c, v. 6, n. 3, 2018. Disponível em: https://rce.casadasciencias.org/rceapp/art/2018/054/. Acesso em: 05 mar. 2024.

LAWSON, Anton E. Allchin's shoehorn, or why science is hypothetico-deductive. Science & Education, v. 12, p. 331-337, 2003. Disponível em: https://link.springer.com/

article/10.1023/A:1024090727385. Acesso em: 05 mar. 2024.

LAWSON, Anton E. How do humans acquire knowledge? And what does that imply about the nature of knowledge?. Science & Education, v. 9, p. 577-598, 2000. Disponível em: https:// https://link.springer.com/article/10.1023/A:1008756715517. Acesso em: 05 mar. 2024.

LAWSON, Anton. E. T. rex, the crater of doom, and the nature of scientific discovery. Science & Education, v. 13, p. 155-177, 2004. Disponível em: https://link.springer.com/

article/10.1023/B:SCED.0000025564.15210.ab. Acesso em: 05 mar. 2024.

LUCHESE, T. de C.; MERGEN, A.; ANDRIGHETTO, R.; ANDRIGHETTO, R. O pêndulo simples como mediador de conceitos e métodos no ensino de Física. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 4891–4908, 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n1-352. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6508. Acesso em: 5 mar. 2024.

NACIONAIS, P. C. (1995). PCN. 1997a). Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental. Disponível em: http://portal.

mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 05 mar. 2024.

NUSSENZVEIG, H. M. (2018). Curso de Física Básica: fluidos, oscilações e ondas, calor (Vol. 2). Editora Blucher.

ROAZZI, A.; SOUZA, B. C. Cultura e desenvolvimento: reavaliando o problema do pêndulo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 80, n. 196, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.80i196.981. Acesso em: 05 mar. 2024.

ROCHA, C J. T; MALHEIRO, J. M. S. Interações dialógicas na experimentação investigativa em um Clube de Ciências: proposição de instrumento de análise metacognitivo. Revista Amazônia RECM, v.14 (29), Especial Metacognição, v. 14, p. 193-207. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5476. Acesso em: 05 mar. 2024.

SOUSA, Priscila. Período - O que é, conceito, história e na física. Revista Conceito De. Disponível em: https://conceito.de/periodo. Acesso em: 05 mar. 2024.

Downloads

Publicado

05-03-2024

Como Citar

PEREIRA RAMOS, W. M.; KALHIL, J. D. B. Investigação do desenvolvimento de habilidades hipotético-dedutivas por meio da manipulação de variáveis com alunos do curso de licenciatura em física do Centro de Estudos Superiores de Tefé-AM. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–17, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16964. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16964. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência