Cartas de estudantes ao professor no final do curso de formação pedagógica: relato de uma experiência ao vivo
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.15581Palavras-chave:
Formação Docente, Cartas Pedagógicas, Paulo FreireResumo
Este texto é um relato de experiência, cujo objetivo é descrever e analisar as experiências com cartas pedagógicas realizadas ao longo de um semestre letivo no curso de formação de docentes para educação básica, no Instituto Federal de São Paulo, campus Itapetininga. Fato importante para a experiência: trata-se de um curso presencial, sendo que o presente relato diz respeito ao trabalho formativo com estudantes da turma de 2022, portanto, a primeira realizada ‘ao vivo’ após dois anos de ensino emergencial remoto. Ao longo do semestre, dentre todas as possibilidades de trabalho pedagógico, Paulo Freire foi escolhido democraticamente pela turma como elemento central dos debates, especialmente pela sua perseverança e utopia. Cartas foram escritas para si mesmo e também endereçadas ao professor. Aqui, trechos de algumas cartas são reproduzidos, como motivadores de profundas reflexões sobre a docência, a educação e como juntas podem produzir um esperançar.
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