Cartas de estudantes ao professor no final do curso de formação pedagógica: relato de uma experiência ao vivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.15581

Palavras-chave:

Formação Docente, Cartas Pedagógicas, Paulo Freire

Resumo

Este texto é um relato de experiência, cujo objetivo é descrever e analisar as experiências com cartas pedagógicas realizadas ao longo de um semestre letivo no curso de formação de docentes para educação básica, no Instituto Federal de São Paulo, campus Itapetininga. Fato importante para a experiência: trata-se de um curso presencial, sendo que o presente relato diz respeito ao trabalho formativo com estudantes da turma de 2022, portanto, a primeira realizada ‘ao vivo’ após dois anos de ensino emergencial remoto. Ao longo do semestre, dentre todas as possibilidades de trabalho pedagógico, Paulo Freire foi escolhido democraticamente pela turma como elemento central dos debates, especialmente pela sua perseverança e utopia. Cartas foram escritas para si mesmo e também endereçadas ao professor. Aqui, trechos de algumas cartas são reproduzidos, como motivadores de profundas reflexões sobre a docência, a educação e como juntas podem produzir um esperançar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Fortunato, IFSP Itapetininga

Doutor em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (FFLCH/USP, 2022), Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (IB/UNESP, 2018) e Doutor em Geografia (IGCE/UNESP, 2014). Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga, e docente permanente do PPGGeo (UFSCar/Sorocaba)

Referências

BRANDÃO, C. R. O que é Educação? São Paulo: Brasiliense, 2007.

CARVALHO, O. O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota. Rio de Janeiro: Record, 2013.

CATUNDA, M. B. A B C dos encontros sonoros: entre cotidianos da educação ambiental. São Paulo: Edições Hipótese, 2016.

CATUNDA, M. B.; FORTUNATO, I. Educar com o coração: um caminho sensível, possível da docência. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18, n. 49, e11528, 2022. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11528

FORTUNATO, I. Educação, Escola, Direitos Humanos, Sociedade... e Docência: a autoformação alvitrada. Itapetininga: Edições Hipótese, 2023a.

FORTUNATO, I. Frango frito, ou uma outra Didática na formação de professores de Matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, e023001, 2023b. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/841

FORTUNATO, I. 2020 e a pandemia do ensino remoto. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 2, p. 1053-1070, 2021. https://doi.org/10.22633/

rpge.v25i2.15194

FORTUNATO, I. O relato de experiência como método de pesquisa educacional. In: Ivan Fortunato; Alexandre Shigunov Neto (org.). Método(s) de Pesquisa em Educação. São Paulo: Edições Hipótese, 2018, p. 37-50.

FORTUNATO, I.; PORTO, M. do R. S.; BARROS, F. C. O. M. de. A pedagogia de Célestin Freinet em tempos de pandemia. Linhas Críticas, [S. l.], v. 28, p. e43217, 2022. https://doi.org/10.26512/lc28202243217

FORTUNATO, I.; RODRIGUEZ, M. E.; ARAÚJO, O. H. A. Educar em tempos de pandemia: algo possível? Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 350-368, 2021. https://doi.org/10.26843/v14.n2.2021.1127.p350-368

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Cartas a Cristina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Downloads

Publicado

29-10-2023

Como Citar

FORTUNATO, I. Cartas de estudantes ao professor no final do curso de formação pedagógica: relato de uma experiência ao vivo. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 01–10, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i3.15581. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15581. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência