Percepções acerca das arboviroses dengue, chikungunya e zika por alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual, no município do Rio de Janeiro

Autores

  • Juliana Macedo Lacerda Nascimento Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Lucas de Esquivel Dias Brandão Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) https://orcid.org/0000-0003-4420-5406
  • Priscilla Guimarães Zanella Diniz Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ https://orcid.org/0000-0002-5463-0070

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18155

Palavras-chave:

Educação em saúde, Pesquisa com alunos do Ensino Médio, Arboviroses

Resumo

Dengue, Chikungunya e Zika são doenças transmitidas no Brasil principalmente pelo mosquito Aedes aegypti. O objetivo do presente estudo foi coletar informações sobre as percepções de alunos de uma Escola Pública Estadual, no Rio de Janeiro, acerca do tema arboviroses, com destaque para a Dengue, Chikungunya e Zika. A pesquisa foi do tipo descritiva, qualitativa, de campo, e utilizou uma entrevista como instrumento de coleta de dados. O presente estudo revelou que: 1) a expressão arboviroses ainda é pouco conhecida pelos estudantes; 2) cerca de 65 % dos alunos entrevistados foram infectados pelos vírus da Dengue, Chikungunya ou Zika nos últimos anos; 3) todos os alunos mostraram conhecimentos sobre os métodos de prevenção contra essas arboviroses. Recomendamos fortemente que a educação em saúde seja sempre incluída nas escolas como um dos componentes utilizados pelos professores que lecionem sobre as zoonoses existentes. E também que não fique só para os professores das Ciências e Biologia a tarefa de educar os alunos acerca das arboviroses. É importante a inclusão dos profissionais da área da saúde na escola, como médicos, enfermeiros, e outros profissionais, como farmacêuticos, na compreensão de temas importantes como o abordado no presente estudo.

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Biografia do Autor

Juliana Macedo Lacerda Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil. Professora da Secretaria de Estado de Educação e da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.  Professora da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Biologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Lucas de Esquivel Dias Brandão, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais

Mestre em Biologia de Vertebrados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Professor da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, na  E. E. Vera Cruz de Minas (Pedro Leopoldo, MG) e E. E. Marília da Conceição Batista dos Santos (Vespasiano, MG).

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutorado e Pós-Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PG-EBS) do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro. Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Professor nível VI, Grau B, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Bolsista de Produtividade em Pesquisa pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Priscilla Guimarães Zanella Diniz, Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil. Professora de Ciências e de Biologia do Colégio Santa Dorotéia, Belo Horizonte, MG. Professora de Ciências e de Biologia na Escola Estadual Professor Caetano Azeredo, Belo Horizonte, MG.

 

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Publicado

01-09-2024

Como Citar

NASCIMENTO, J. M. L.; BRANDÃO, L. de E. D.; BARROS, M. D. M. de; DINIZ, P. G. Z. Percepções acerca das arboviroses dengue, chikungunya e zika por alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual, no município do Rio de Janeiro. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 01–20, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i3.18155. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/18155. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos