Aprendendo genética com materiais alternativos:

uma proposta para o 9º ano do Ensino Fundamental, visando a inclusão de alunos com visão subnormal.

Autores

  • Priscilla Guimarães Zanella Diniz Doutora em Ensino em Biociências e Saúde - Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz - Professora de Ciências e de Biologia do Colégio Santa Dorotéia - Belo Horizonte - Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-5463-0070
  • Amanda Séllos Rodrigues Doutora em Ensino em Biociências e Saúde - Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz
  • Tania Cremonini Araújo Cremonini Araújo-Jorge Pesquisadora Titular em Saúde Pública - Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais / Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-4420-5406

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1.19636

Palavras-chave:

Ensino de genética, Inclusão, Deficiência visual

Resumo

Apesar da criação das leis e decretos que envolvem pessoas com deficiência visual, ainda não há a inclusão dessas pessoas nas escolas, tornando-as apenas alunos inseridos em sala de aula. Segundo a CID-11, a deficiência visual ocorre quando uma condição ocular afeta o sistema visual e uma ou mais de suas funções de visão. Assim, pessoas que possuem visão subnormal são consideradas deficientes visuais, tendo acesso legal a todos os direitos voltados à pessoa com deficiência visual, como o acesso a uma educação inclusiva de qualidade. O desenvolvimento de material didático adequado, que promova a integração entre todos os alunos é um dos desafios do ensino inclusivo. O presente trabalho objetivou elaborar modelos táteis de cromossomos para exemplificar as características do cromossomo e suas classificações, visando a inclusão de alunos do 9° ano com visão subnormal. Os modelos desenvolvidos apresentam potencial para auxiliar no processo de aprendizagem sobre os cromossomos.

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Biografia do Autor

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais / Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui Doutorado (2011-2014) e Pós Doutorados (2015-2016 e 2017-2018) em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz.

É Servidor Público (Professor Nível VI, Grau B) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

É Professor (Adjunto IV) do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

É Professor (Voluntário) do Quadro Permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz (PG-EBS - IOC - Fiocruz).

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Publicado

08-04-2025

Como Citar

GUIMARÃES ZANELLA DINIZ, P.; RODRIGUES, A. S.; CREMONINI ARAÚJO-JORGE, T. C. A.; BARROS, M. D. M. de. Aprendendo genética com materiais alternativos:: uma proposta para o 9º ano do Ensino Fundamental, visando a inclusão de alunos com visão subnormal. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 01–15, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v14i1.19636. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/19636. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

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