Aprendendo genética com materiais alternativos:
uma proposta para o 9º ano do Ensino Fundamental, visando a inclusão de alunos com visão subnormal.
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1.19636Palavras-chave:
Ensino de genética, Inclusão, Deficiência visualResumo
Apesar da criação das leis e decretos que envolvem pessoas com deficiência visual, ainda não há a inclusão dessas pessoas nas escolas, tornando-as apenas alunos inseridos em sala de aula. Segundo a CID-11, a deficiência visual ocorre quando uma condição ocular afeta o sistema visual e uma ou mais de suas funções de visão. Assim, pessoas que possuem visão subnormal são consideradas deficientes visuais, tendo acesso legal a todos os direitos voltados à pessoa com deficiência visual, como o acesso a uma educação inclusiva de qualidade. O desenvolvimento de material didático adequado, que promova a integração entre todos os alunos é um dos desafios do ensino inclusivo. O presente trabalho objetivou elaborar modelos táteis de cromossomos para exemplificar as características do cromossomo e suas classificações, visando a inclusão de alunos do 9° ano com visão subnormal. Os modelos desenvolvidos apresentam potencial para auxiliar no processo de aprendizagem sobre os cromossomos.
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