Letramento científico e o componente curricular de língua portuguesa:

uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.16734

Palavras-chave:

língua portuguesa, BNCC, letramento científico

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado. O objetivo dele é verificar se a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para o novo Ensino Médio (EM) do componente de Língua Portuguesa (LP) possibilita o desenvolvimento do Letramento Científico (LC) dos alunos nesta fase da educação básica. Com este fim, foram realizadas leituras, análises e discussões da BNCC para o novo EM, bem como de artigos que tratam sobre essa temática e sobre LC. A metodologia aplicada seguiu uma abordagem qualitativa com aproximações da pesquisa documental. A análise dos dados e a apresentação dos resultados seguem a análise descritiva de Gil (2008), evidenciando a seguinte questão norteadora: a proposta do novo Ensino Médio para o ensino de Língua Portuguesa apresenta pontos fortes para o desenvolvimento do Letramento Científico, fato observado, principalmente, nos campos de atuação social, nas competências e habilidades a serem contempladas pelos discentes nessa etapa da educação básica. As evidências das contribuições que esse componente pode dar ao LC apareceram de forma explícita ao longo do texto, no uso de algumas terminologias, nos valores e nas atitudes almejados pela proposta do novo EM.

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Biografia do Autor

Carlíria Lima Fumeiro Correia da Silva, IFPI

Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí (2003), e em Letras Inglês pela UNICESUMAR (2024). Especializada em Linguística com aplicação em Docência do Ensino Superior e Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES (2020). Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Piauí - campus Uruçuí.

José Claudio Del Pino, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutor em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutor pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do PPG Ensino e Ensino de Ciências Exatas, UNIVATES (Universidade do Vale do Taquari). 

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Publicado

28-01-2025

Como Citar

SILVA, C. L. F. C. da; DEL PINO, J. C. Letramento científico e o componente curricular de língua portuguesa:: uma revisão sistemática. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 01–21, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v13i3.16734. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16734. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos