Letramento científico e o componente curricular de língua portuguesa:
uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.16734Palavras-chave:
língua portuguesa, BNCC, letramento científicoResumo
Este artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado. O objetivo dele é verificar se a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para o novo Ensino Médio (EM) do componente de Língua Portuguesa (LP) possibilita o desenvolvimento do Letramento Científico (LC) dos alunos nesta fase da educação básica. Com este fim, foram realizadas leituras, análises e discussões da BNCC para o novo EM, bem como de artigos que tratam sobre essa temática e sobre LC. A metodologia aplicada seguiu uma abordagem qualitativa com aproximações da pesquisa documental. A análise dos dados e a apresentação dos resultados seguem a análise descritiva de Gil (2008), evidenciando a seguinte questão norteadora: a proposta do novo Ensino Médio para o ensino de Língua Portuguesa apresenta pontos fortes para o desenvolvimento do Letramento Científico, fato observado, principalmente, nos campos de atuação social, nas competências e habilidades a serem contempladas pelos discentes nessa etapa da educação básica. As evidências das contribuições que esse componente pode dar ao LC apareceram de forma explícita ao longo do texto, no uso de algumas terminologias, nos valores e nas atitudes almejados pela proposta do novo EM.
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