Uma revisão de aplicativos de smartphone para estudo de biologia no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.16643

Palavras-chave:

Aprendizagem Móvel, BNCC, Interdisciplinaridade

Resumo

A aprendizagem móvel busca explorar o uso dos smartphones como suporte ao aprendizado. Este trabalho realizou um levantamento dos aplicativos para smartphone Android em 2022 com potencial de apoiar o estudo de Biologia no Ensino Médio. 317 aplicativos gratuitos, em Português e Inglês, foram analisados considerando aspectos tecnológicos (tamanho do arquivo, execução offline, data de lançamento e de última atualização) e pedagógicos (temáticas, competências e habilidades previstas na BNCC, conteúdos, interdisciplinaridade e recursos pedagógicos oferecidos). Os aplicativos analisados abordam uma diversidade de aspectos, mas ainda se concentram em poucos itens. Este panorama pode auxiliar o professor a identificar aplicativos disponíveis para sua atuação profissional, bem como orientar o desenvolvimento de novos aplicativos para o estudo de Biologia no Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Kainara Marcelino da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Inovação em Tecnologias Educacionais

Bruno Santana da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Informática. Professor do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais.

Referências

AMABIS, J. M. et al. Moderna plus: ciências da natureza e suas tecnologias. São Paulo: Moderna, 2020.

ANUNCIATO, M. Mobile learning: um breve panorama do uso pelo mundo. 2020. 127 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.

BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. Interação Humano-Computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

BERTONI, D.; LUZ, A. A. Estilos de Pensamento Biológico sobre o Fenômeno Vida. Revista Contexto & Educação, v. 26, n. 86, p. 23–49, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio): Parte I - Bases legais. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2000.

BURKE, P.; BRIGGS, A. Uma história social da mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

CARMELO, F. B. M.; GOMES, P. C. Aplicativo Android como facilitador do ensino de Ciências Biológicas: o que pensam estudantes do ensino médio? Educação Temática Digital, v. 23, n. 2, p. 534-550, 2021.

CARNEIRO, J. F. Levantamento e análise de aplicativos para dispositivos móveis, que possam ser utilizados no ensino de biologia, nos conteúdos anatomia e fisiologia humana. 2019. 25 f. Monografia (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2019.

CRAVO, A. R.; ESPARTOSA, K. D. Avaliação de simulações interativas em ciências da Plataforma on-line “Phet” por meio de parâmetros de avaliação e de oficinas com futuros docentes. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 14, n. 1, p. 658–679, 2021.

DUTRA, P.; BERVIAN, P. V.; GÜLLICH, R. I. C. Mobile learning e o uso de apps como proposta para o ensino de Ciências. Revista Polyphonía, v. 31, n. 2, p. 121-136, 2020.

FONSECA, F. K. M.; SILVA, B. S. Catálogo de aplicativos de smartphone para o estudo de Biologia no Ensino Médio na Play Store do Android. Produto Educacional (Mestrado em Inovação em Tecnologias Educacionais). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58728. Acesso em: 11 jul. 2024.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2022.

HARTMANN, A. C. et al. Possibilidades didáticas para o uso de aplicativos móveis no ensino de biologia celular na educação básica. IV CIECITEC IV Congresso internacional de educação científica e tecnológica. Universidade Federal da Fronteira Sul, Santo Ângelo, 2017.

IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua: acesso à internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal em 2021. 2022.

IEEE. IEEE Standard for Learning Object Metadata, 2020. Disponível em: https://

standards.ieee.org/ieee/1484.12.1/7699/. Acesso em: 14 mar. 2023.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4.º cd. revista e ampliada - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

MARIN, J. C.; BERVIAN, P. V.; GÜLLICH, R. I. C. Tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de ciências e teorias educacionais: estado do conhecimento. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 8, n. 2, 2019.

MOZENA, E. R.; OSTERMANN, F. A interdisciplinaridade na legislação educacional, no discurso acadêmico e na prática escolar do Ensino Médio: panaceia ou falácia educacional? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 1, p. 92-110, 2016.

OLIVEIRA, C. C.; COSTA, J. W.; MOREIRA, M. Ambientes informatizados de aprendizagem: produção e avaliação de software educativo. Campinas, SP: Papirus, 2001.

QUINQUIOLO, N. C. R.; SANTOS, C. A. M.; SOUZA, M. A. Uso de software de realidade aumentada como ferramenta pedagógica: apresentação do aplicativo Virtual Tee. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 13, n. 2, p. 328–345, 2020.

REBOUÇAS, A. D.; MAIA, D. L.; SCAICO, P. D. Objetos de Aprendizagem: da definição ao desenvolvimento, passando pela sala de aula. In: PIMENTEL, M.; SAMPAIO, F. F.; SANTOS, E. O. (Org.). Informática na Educação: ambientes de aprendizagem, objetos de aprendizagem e empreendedorismo. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021.

SACCOL, A.; SCHLEMMER, E.; BARBOSA, J. MLearning e u-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

SHULER, C.; WINTERS, N.; WEST, M. O Futuro da Aprendizagem Móvel: implicações para planejadores e gestores de políticas. Brasília: UNESCO, 2014.

SILVA, B. S. Reflexões sobre a elaboração de materiais didáticos digitais para parasitologia e entomologia médica. HOLOS, v. 1, p. 1-23, jun. 2021.

WANG, B. Average Smartphone NAND Flash Capacity Crossed 100GB in 2020. 2021. Disponível em: https://www.counterpointresearch.com/insights/average-smartphone-nand-flash-capacity-crossed-100gb-2020. Acesso em: 19 mar. 2024.

Downloads

Publicado

01-09-2024

Como Citar

FONSECA, F. K. M. da; SILVA, B. S. da. Uma revisão de aplicativos de smartphone para estudo de biologia no Ensino Médio. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 01–20, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i3.16643. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16643. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos