Uma revisão de aplicativos de smartphone para estudo de biologia no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.16643

Palavras-chave:

Aprendizagem Móvel, BNCC, Interdisciplinaridade

Resumo

A aprendizagem móvel busca explorar o uso dos smartphones como suporte ao aprendizado. Este trabalho realizou um levantamento dos aplicativos para smartphone Android em 2022 com potencial de apoiar o estudo de Biologia no Ensino Médio. 317 aplicativos gratuitos, em Português e Inglês, foram analisados considerando aspectos tecnológicos (tamanho do arquivo, execução offline, data de lançamento e de última atualização) e pedagógicos (temáticas, competências e habilidades previstas na BNCC, conteúdos, interdisciplinaridade e recursos pedagógicos oferecidos). Os aplicativos analisados abordam uma diversidade de aspectos, mas ainda se concentram em poucos itens. Este panorama pode auxiliar o professor a identificar aplicativos disponíveis para sua atuação profissional, bem como orientar o desenvolvimento de novos aplicativos para o estudo de Biologia no Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Fernanda Kainara Marcelino da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Inovação em Tecnologias Educacionais

Bruno Santana da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Informática. Professor do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais.

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Publicado

01-09-2024

Como Citar

FONSECA, F. K. M. da; SILVA, B. S. da. Uma revisão de aplicativos de smartphone para estudo de biologia no Ensino Médio. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 01–20, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i3.16643. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16643. Acesso em: 2 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos