Indicadores de qualidade na educação como instrumento de repartição de ICMS entre os municípios alagoanos

o caso do IQEAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18917

Palavras-chave:

política educacional, financiamento da educação, gerencialismo

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo verificar o modelo em que se dá a utilização do Índice Municipal de Qualidade Educacional de Alagoas (IQEAL) na repartição do ICMS entre os municípios alagoanos e como o IQEAL se constitui em referencial para definir qualidade da educação, o que pode contribuir com o acirramento das desigualdades entre os municípios alagoanos. A metodologia é de abordagem qualitativa, com levantamento de normas vigentes, bem como com a realização de entrevistas com atores importantes envolvidos nesse processo. Verificou-se que o modelo adotado com o IQEAL é pautado em conceitos de qualidade da educação numa perspectiva gerencialista, o que favorece a competição e a utilização de indicadores de qualidade na educação nessa perspectiva, o que pode agravar as desigualdades educacionais existentes, no entanto, os entrevistados parecem concordar que favoreceria uma melhor distribuição dos recursos do ICMS aos municípios. Todo esse cenário nos leva à reflexão sobre que consequências esse modelo de competição pode apresentar nas relações intermunicipais e entre os municípios e o estado.

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Biografia do Autor

Eduardo Henrique Dantas Lira, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Estudante de Licenciatura em física na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus Edmilson de Vasconcelos Pontes, em Maceió-AL. Integrante do grupo de pesquisa GAPP (Grupo de pesquisa em gestão, avaliação e políticas públicas) e aluno pesquisador pelo NEPE (Núcleo de extensão de pesquisa estatísca).

João André Goes Ferreira Barbosa, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Estudante de Licenciatura em Física na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus Edmilson de Vasconcelos Pontes, em Maceió-AL, membro do Grupo de Pesquisa em Gestão, Avaliação e Políticas Públicas (GAPP) da UNEAL e do Núcleo de Extensão e Pesquisa Estatística (NEPE). Bolsista pelo PIBIC/FAPEAL/UNEAL.

Wellyngton Chaves Monteiro da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Doutor em Educação. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus Edmilson de Vasconcelos Pontes.

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Publicado

01-09-2024

Como Citar

DANTAS LIRA, E. H.; GOES FERREIRA BARBOSA, J. A.; CHAVES MONTEIRO DA SILVA, W. Indicadores de qualidade na educação como instrumento de repartição de ICMS entre os municípios alagoanos: o caso do IQEAL. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 01–16, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i3.18917. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/18917. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Iniciação Científica