BNCC e a formação continuada de professores campesinos no Amazonas:

experiência do Trilhas do Saber

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.16911

Palavras-chave:

BNCC, formação continuada no Amazonas, Trilhas do Saber

Resumo

O presente artigo aborda a temática da BNCC e a concepção de Educação do Campo, delimitando-se na formação continuada de professores. Objetiva analisar os impactos da BNCC na formação continuada de professores campesinos no Amazonas, a partir da experiência do Projeto Trilhas do Saber. A metodologia denota que se trata de um estudo de abordagem qualitativa, constituindo-se de fontes bibliográficas sobre a temática e análise documental dos 14 cadernos que compõem a coletânea Trilhas do Saber - Encontros, Ações e Reflexões, utilizadas nas formações durante o desenvolvimento da primeira etapa do projeto realizada no ano de 2021. Os resultados evidenciaram que houve a participação de 6.263 profissionais da educação na primeira etapa do Projeto, sendo 4.286 docentes da rede municipal e estadual de ensino do Amazonas, atendendo 14 municípios do Estado de forma presencial. Conclui-se que, o Projeto Trilhas do Saber, ao estar diretamente alinhado com a BNCC, impacta a formação continuada de professores campesinos, pois trata-se de uma formação fragmentada com foco nas habilidades e competências e, portanto, não dialoga com a concepção da Educação do Campo.

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Biografia do Autor

Priscila Soares Lima, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação -PPGE UFAM. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública na Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF, licenciada em Letras pela Universidade do Estado do Amazonas (2010) e em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (2012). Realizou Iniciação Científica no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA, foi supervisora do programa PIBIC/UEA. Atualmente é professora de Língua Portuguesa no Centro Educacional de Jovens e Adultos prof. Agenor Ferreira Lima e na Escola Estadual Sant´Ana.Tem experiência em leitura, redação, pedagogia de projetos, educação integral e na área de Botânica, com ênfase em Anatomia e Fisiologia Vegetal.

Heloísa da Silva Borges, https://orcid.org/0000-0001-7629-7056

Professora Doutora do Departamento de Administração e Planejamento, da Faculdade de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coordenadora Institucional do PARFOR/UFAM.

Adketlen Queiroz Pinto, Universidade Federal do Amazonas (UFAM),

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Francisauro Feranandes da Costa, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2019). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (2022), vinculado a Linha de Pesquisa 3: Formação e Práxis do Educador Frente aos Desafios Amazônicos. Doutorando em Educação (PPGE/UFAM), Linha de Pesquisa 1: Educação, Estado e Sociedade na Amazônia. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores (as) na Amazônia (CNPq/2022). Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

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Publicado

31-01-2025

Como Citar

LIMA, P. S.; BORGES, H. da S.; PINTO, A. Q.; COSTA, F. F. da. BNCC e a formação continuada de professores campesinos no Amazonas:: experiência do Trilhas do Saber. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 01–18, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v13i3.16911. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16911. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos