BNCC e a formação continuada de professores campesinos no Amazonas:
experiência do Trilhas do Saber
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.16911Palavras-chave:
BNCC, formação continuada no Amazonas, Trilhas do SaberResumo
O presente artigo aborda a temática da BNCC e a concepção de Educação do Campo, delimitando-se na formação continuada de professores. Objetiva analisar os impactos da BNCC na formação continuada de professores campesinos no Amazonas, a partir da experiência do Projeto Trilhas do Saber. A metodologia denota que se trata de um estudo de abordagem qualitativa, constituindo-se de fontes bibliográficas sobre a temática e análise documental dos 14 cadernos que compõem a coletânea Trilhas do Saber - Encontros, Ações e Reflexões, utilizadas nas formações durante o desenvolvimento da primeira etapa do projeto realizada no ano de 2021. Os resultados evidenciaram que houve a participação de 6.263 profissionais da educação na primeira etapa do Projeto, sendo 4.286 docentes da rede municipal e estadual de ensino do Amazonas, atendendo 14 municípios do Estado de forma presencial. Conclui-se que, o Projeto Trilhas do Saber, ao estar diretamente alinhado com a BNCC, impacta a formação continuada de professores campesinos, pois trata-se de uma formação fragmentada com foco nas habilidades e competências e, portanto, não dialoga com a concepção da Educação do Campo.
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