Veredas da constituição histórica da educação do campo: do ruralismo pedagógico à educação popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.19102

Palavras-chave:

Educação rural;, Políticas Educacionais;, Educação do Campo.

Resumo

O objetivo desta pesquisa de mestrado em história foi investigar as políticas educacionais voltadas especialmente para o campo. A educação rural surge a partir da necessidade de suprir os interesses do capital no intuito de desenvolver o capitalismo no campo. Os interesses estavam voltados para a expropriação da terra e era necessário disciplinar os camponeses. Para apresentar o balanço histórico da educação rural no Brasil, foi necessário analisar trajetória, legislação, reformas educacionais realizadas e concepções pedagógicas em disputa. Os dados revelam a marginalização desse processo escolar e a falta de responsabilidade do estado em promover uma política educacional que atendesse à realidade de camponeses, e discute-se com ênfase a constituição histórica do que se chamou de “ruralismo pedagógico” no Brasil. As escolas rurais eram urbanocentradas, ou seja, a intenção era suprir as demandas das cidades e das classes dominantes, a prioridade era que as escolas do campo focassem o desenvolvimento urbano-industrial. A busca da Educação do Campo ao encontro da Educação Popular se manifesta, sobretudo, por meio da influência de Paulo Freire e dá contornos às propostas atuais de emancipação humana para os camponeses por meio, também, da educação.

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Biografia do Autor

Jamile NASCIMENTO SANTOS, IFBA

Doutoranda em Difusão de Conhecimento (IFBA) Mestra em História pela UESC e coordenadora pedagogia do Centro Educacional em Educação profissional em Saúde do Leste Baiano – CEEP, Valença Bahia.

Elis Cristina Fiamengue, UESC

Doutora em Sociologia (UNESP) e professor adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus – Bahia
(Brasil)

Diógenes Valdanha Neto

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP/FE). Professor do Instituto de Biologia da
Universidade Estadual de Campinas. Campinas – São Paulo.

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Publicado

07-01-2025

Como Citar

NASCIMENTO SANTOS, J.; FIAMENGUE, E. C.; VALDANHA NETO, D. Veredas da constituição histórica da educação do campo: do ruralismo pedagógico à educação popular. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 01–20, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v13i3.19102. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/19102. Acesso em: 3 fev. 2025.

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