Um encontro com a pesquisa da área de ciências humanas fomentada pela FAPERGS no Instituto Federal do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16160Palavras-chave:
Instituto Federal, Educação profissional e tecnológica, Produção científicaResumo
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), que integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tem a finalidade de promover a educação profissional e tecnológica (EPT) como processo educativo e investigativo, fomentando e desenvolvendo a pesquisa aplicada, a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico, oferecendo a EPT como processo educativo e investigativo, em todos os seus níveis, modalidades e formas. Nesta direção, este estudo tem a finalidade de conhecer e destacar indicadores do contexto da produção das pesquisas da área de ciências humanas no IFRS, realizada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, acompanhada por abordagem qualitativa sendo produzida por meio de pesquisa bibliográfica e análise de documentos. Os dados foram recolhidos de 38 projetos e 25 relatórios de pesquisa que foram submetidos em editais dos Programas Institucionais de Bolsas da Fapergs, entre os anos 2017 e 2021. Como organização, o trabalho apresenta a introdução e o percurso metodológico, aborda sobre a produção do conhecimento no IFRS tendo a Fapergs como agência de fomento, mostra uma radiografia e indicadores do desenvolvimento de pesquisas na área de ciências humanas fomentada pela Fapergs no IFRS, e finaliza com as considerações finais. Esses pontos indicam que a Fapergs vem promovendo o desenvolvimento científico na área de ciências humanas, disponibilizando bolsas de estudo e outras iniciativas que estimulam a produção científica desta área do conhecimento.
Downloads
Referências
ALVES, M. F.; REIS, L. C. R. Militarização de escolas públicas: reflexões à luz da concepção freireana de gestão democrática da educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. v. 37, n. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113221.
BARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
BERGAMO, G. A; BERNARDES, M. R. Produção do conhecimento. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 179-198, jan./abr. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000100009.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.
BRASIL, Ministério da Ciência e Tecnologia. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Plataforma Lattes. Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. 2023. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/ciencias-humanas. Acesso em: 06 jan. 2024.
CAMPOS, M. M. Para que serve a pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 136, jan./abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742009000100013.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2013.
GALLIANO, A. G. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra, 1986.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL. Edital IFRS nº 55/2022 - Edital de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/PIBIC-Af/PIBIC-EM/IFRS/CNPq - PROBIC/IFRS/Fapergs, 2022. Disponível em: https://ifrs.edu.br
/editais/edital-ifrs-no-55-2022-edital-de-bolsas-de-iniciacao-cientifica-pibic-pibic-af-pibic-em-ifrs-cnpq-probic-ifrs-fapergs/. Acesso em: 06 jan. 2024.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL. Regimento do Programa de Fomento à Pesquisa e à Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Disponível em: https://ifrs.edu.br/documentos/resolucao-no-5-de-1o-de-marco-de-2023-aprova-ad-referendum-as-alteracoes-no-regimento-do-programa-de-fomento-a-pesquisa-e-a-inovacao-do-ifrs/. Acesso em: 06 jan. 2024.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL, IFRS. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. Bento Gonçalves, 2018. Disponível em: https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2019/07/PDI-FINAL-2018_Arial.pdf. Acesso em: 06 jan. 2024.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL, IFRS. Instrução Normativa PROPPI nº 01, de 29 de abril de 2020. Regulamenta as atividades de pesquisa no IFRS. Bento Gonçalves, 2020. Disponível em: Https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2020/04/IN_xxx_2020_Atividades_Pesquisa-1.pdf. Acesso em: 06 jan. 2024.
KNECHTEL, M. R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MARQUES, F. Os impactos do investimento. Revista Pesquisa FAPESP, n. 246, p. 16 - 23. Ago. 2016. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/os-impactos-do-investimento/. Acesso em: 06 jan. 2024.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
MUCCIOLI, C.; CAMPOS, M.; GOLDCHMIT, M.; DANTAS, P. E. C.; BECHARA, S. J. COSTA, V. P. Pesquisa científica, inovação e desenvolvimento. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia. São Paulo, v. 70, n. 3, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0004-27492007000300001
PEREIRA, A. Pesquisa prática e pesquisa aplicada em educação: reflexões epistemo-metodoló gicas. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 20, p. 1 - 21, 2023. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10598. Acesso em: 06 jan. 2024.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
RUIZ, J. A. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto nº 52.568, de 23 de setembro de 2015. Aprova o Estatuto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS. Disponível em: https://fapergs.rs.gov.br/upload/arquivos/202311/07094122-22103951-decreto-estatuto-52568.pdf. Acesso em: 06 jan. 2024.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2013.
SEVERINO, A. J. Pesquisa educacional: da consistência epistemológica ao compromisso ético. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 900-916, jul./set., 2019. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.12445.
SILVER, E. Some ideas on enhancing research productivity. International Journal of Production Economics, Amsterdam, v. 118, n. 1, p. 352-360, mar. 2009. Disponível em: https://www.
sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0925527308002831. Acesso em: 06 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.