Um encontro com a pesquisa da área de ciências humanas fomentada pela FAPERGS no Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Autores

  • Josimar de Aparecido Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão https://orcid.org/0000-0003-3156-8590
  • Amanda Regina Leite Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão
  • Marilandi Maria Mascarello Vieira Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) https://orcid.org/0000-0002-5531-9946
  • Ricardo Batista Job Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16160

Palavras-chave:

Instituto Federal, Educação profissional e tecnológica, Produção científica

Resumo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), que integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tem a finalidade de promover a educação profissional e tecnológica (EPT) como processo educativo e investigativo, fomentando e desenvolvendo a pesquisa aplicada, a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico, oferecendo a EPT como processo educativo e investigativo, em todos os seus níveis, modalidades e formas. Nesta direção, este estudo tem a finalidade de conhecer e destacar indicadores do contexto da produção das pesquisas da área de ciências humanas no IFRS, realizada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, acompanhada por abordagem qualitativa sendo produzida por meio de pesquisa bibliográfica e análise de documentos. Os dados foram recolhidos de 38 projetos e 25 relatórios de pesquisa que foram submetidos em editais dos Programas Institucionais de Bolsas da Fapergs, entre os anos 2017 e 2021. Como organização, o trabalho apresenta a introdução e o percurso metodológico, aborda sobre a produção do conhecimento no IFRS tendo a Fapergs como agência de fomento, mostra uma radiografia e indicadores do desenvolvimento de pesquisas na área de ciências humanas fomentada pela Fapergs no IFRS, e finaliza com as considerações finais. Esses pontos indicam que a Fapergs vem promovendo o desenvolvimento científico na área de ciências humanas, disponibilizando bolsas de estudo e outras iniciativas que estimulam a produção científica desta área do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

Amanda Regina Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Aluna do curso Formação pedagógica IFRS/Sertão. Mestre em Administração nível (stricto sensu) pela Universidade de Passo Fundo PPGAdm/UPF. Bacharel em Administração, foi bolsista do Programa de Voluntários de Iniciação Científica (Pivic/UPF). Tem experiência na área de Administração, com ênfase para arranjos organizacionais, estratégia cooperativa, cooperativismo, Desenvolvimento territorial e Indicações Geográficas.

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Possui Graduação em Estudos Sociais pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1983), Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1984), Graduação em História pela Fundação Educacional do Oeste Catarinense (1987), Curso de Especialização em Supervisão Escolar (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999), Graduação em Direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2007), Curso de Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2009), Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Educação nas Ciências (2017) pela UNIJUI. É professora aposentada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Câmpus Sertão e atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Unochapecó. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). É líder do grupo de pesquisa "Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas" e atua nos seguintes temas: formação de professores - políticas educacionais - currículo.

Ricardo Batista Job, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Sou Técnico Agrícola pela Escola Técnica de Agricultura de Viamão/RS - ETA/2002. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel/2012. Mestre em Agronomia pelo Programa de Pós-graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar - PPGSPAF - UFPel /2015. Doutor em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar - PPGSPAF - UFPel/2019. Trabalhei com Agricultores Familiares na região de Encruzilhada do Sul/RS, em áreas de produção, infraestrutura e Crédito Rural. Em 2012 fiz estágio e trabalhei com levantamento topográfico com receptor GPS/GNSS RTK para Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Em 2020 trabalhei como autônomo na elaboração de Projetos Técnicos credenciado à Cooperativa de Crédito CRESOL. Tenho experiência com software de CAD, experimentação agrícola e análise de dados.

Referências

ALVES, M. F.; REIS, L. C. R. Militarização de escolas públicas: reflexões à luz da concepção freireana de gestão democrática da educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. v. 37, n. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113221.

BARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

BERGAMO, G. A; BERNARDES, M. R. Produção do conhecimento. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 179-198, jan./abr. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000100009.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.

BRASIL, Ministério da Ciência e Tecnologia. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Plataforma Lattes. Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. 2023. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/ciencias-humanas. Acesso em: 06 jan. 2024.

CAMPOS, M. M. Para que serve a pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 136, jan./abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742009000100013.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2013.

GALLIANO, A. G. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra, 1986.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL. Edital IFRS nº 55/2022 - Edital de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/PIBIC-Af/PIBIC-EM/IFRS/CNPq - PROBIC/IFRS/Fapergs, 2022. Disponível em: https://ifrs.edu.br

/editais/edital-ifrs-no-55-2022-edital-de-bolsas-de-iniciacao-cientifica-pibic-pibic-af-pibic-em-ifrs-cnpq-probic-ifrs-fapergs/. Acesso em: 06 jan. 2024.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL. Regimento do Programa de Fomento à Pesquisa e à Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Disponível em: https://ifrs.edu.br/documentos/resolucao-no-5-de-1o-de-marco-de-2023-aprova-ad-referendum-as-alteracoes-no-regimento-do-programa-de-fomento-a-pesquisa-e-a-inovacao-do-ifrs/. Acesso em: 06 jan. 2024.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL, IFRS. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. Bento Gonçalves, 2018. Disponível em: https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2019/07/PDI-FINAL-2018_Arial.pdf. Acesso em: 06 jan. 2024.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL, IFRS. Instrução Normativa PROPPI nº 01, de 29 de abril de 2020. Regulamenta as atividades de pesquisa no IFRS. Bento Gonçalves, 2020. Disponível em: Https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2020/04/IN_xxx_2020_Atividades_Pesquisa-1.pdf. Acesso em: 06 jan. 2024.

KNECHTEL, M. R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MARQUES, F. Os impactos do investimento. Revista Pesquisa FAPESP, n. 246, p. 16 - 23. Ago. 2016. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/os-impactos-do-investimento/. Acesso em: 06 jan. 2024.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

MUCCIOLI, C.; CAMPOS, M.; GOLDCHMIT, M.; DANTAS, P. E. C.; BECHARA, S. J. COSTA, V. P. Pesquisa científica, inovação e desenvolvimento. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia. São Paulo, v. 70, n. 3, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0004-27492007000300001

PEREIRA, A. Pesquisa prática e pesquisa aplicada em educação: reflexões epistemo-metodoló gicas. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 20, p. 1 - 21, 2023. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10598. Acesso em: 06 jan. 2024.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

RUIZ, J. A. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto nº 52.568, de 23 de setembro de 2015. Aprova o Estatuto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS. Disponível em: https://fapergs.rs.gov.br/upload/arquivos/202311/07094122-22103951-decreto-estatuto-52568.pdf. Acesso em: 06 jan. 2024.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2013.

SEVERINO, A. J. Pesquisa educacional: da consistência epistemológica ao compromisso ético. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 900-916, jul./set., 2019. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.12445.

SILVER, E. Some ideas on enhancing research productivity. International Journal of Production Economics, Amsterdam, v. 118, n. 1, p. 352-360, mar. 2009. Disponível em: https://www.

sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0925527308002831. Acesso em: 06 jan. 2024.

Downloads

Publicado

01-03-2024

Como Citar

VIEIRA, J. de A.; LEITE, A. R.; VIEIRA, M. M. M.; JOB, R. B. Um encontro com a pesquisa da área de ciências humanas fomentada pela FAPERGS no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–20, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16160. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16160. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)