Um encontro com a pesquisa da área de ciências humanas fomentada pela FAPERGS no Instituto Federal do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16160Palavras-chave:
Instituto Federal, Educação profissional e tecnológica, Produção científicaResumo
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), que integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tem a finalidade de promover a educação profissional e tecnológica (EPT) como processo educativo e investigativo, fomentando e desenvolvendo a pesquisa aplicada, a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico, oferecendo a EPT como processo educativo e investigativo, em todos os seus níveis, modalidades e formas. Nesta direção, este estudo tem a finalidade de conhecer e destacar indicadores do contexto da produção das pesquisas da área de ciências humanas no IFRS, realizada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, acompanhada por abordagem qualitativa sendo produzida por meio de pesquisa bibliográfica e análise de documentos. Os dados foram recolhidos de 38 projetos e 25 relatórios de pesquisa que foram submetidos em editais dos Programas Institucionais de Bolsas da Fapergs, entre os anos 2017 e 2021. Como organização, o trabalho apresenta a introdução e o percurso metodológico, aborda sobre a produção do conhecimento no IFRS tendo a Fapergs como agência de fomento, mostra uma radiografia e indicadores do desenvolvimento de pesquisas na área de ciências humanas fomentada pela Fapergs no IFRS, e finaliza com as considerações finais. Esses pontos indicam que a Fapergs vem promovendo o desenvolvimento científico na área de ciências humanas, disponibilizando bolsas de estudo e outras iniciativas que estimulam a produção científica desta área do conhecimento.
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