Um encontro com a pesquisa da área de ciências humanas fomentada pela FAPERGS no Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Autores

  • Josimar de Aparecido Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão https://orcid.org/0000-0003-3156-8590
  • Amanda Regina Leite Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão
  • Marilandi Maria Mascarello Vieira Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) https://orcid.org/0000-0002-5531-9946
  • Ricardo Batista Job Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16160

Palavras-chave:

Instituto Federal, Educação profissional e tecnológica, Produção científica

Resumo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), que integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tem a finalidade de promover a educação profissional e tecnológica (EPT) como processo educativo e investigativo, fomentando e desenvolvendo a pesquisa aplicada, a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico, oferecendo a EPT como processo educativo e investigativo, em todos os seus níveis, modalidades e formas. Nesta direção, este estudo tem a finalidade de conhecer e destacar indicadores do contexto da produção das pesquisas da área de ciências humanas no IFRS, realizada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, acompanhada por abordagem qualitativa sendo produzida por meio de pesquisa bibliográfica e análise de documentos. Os dados foram recolhidos de 38 projetos e 25 relatórios de pesquisa que foram submetidos em editais dos Programas Institucionais de Bolsas da Fapergs, entre os anos 2017 e 2021. Como organização, o trabalho apresenta a introdução e o percurso metodológico, aborda sobre a produção do conhecimento no IFRS tendo a Fapergs como agência de fomento, mostra uma radiografia e indicadores do desenvolvimento de pesquisas na área de ciências humanas fomentada pela Fapergs no IFRS, e finaliza com as considerações finais. Esses pontos indicam que a Fapergs vem promovendo o desenvolvimento científico na área de ciências humanas, disponibilizando bolsas de estudo e outras iniciativas que estimulam a produção científica desta área do conhecimento.

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Biografia do Autor

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

Amanda Regina Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Aluna do curso Formação pedagógica IFRS/Sertão. Mestre em Administração nível (stricto sensu) pela Universidade de Passo Fundo PPGAdm/UPF. Bacharel em Administração, foi bolsista do Programa de Voluntários de Iniciação Científica (Pivic/UPF). Tem experiência na área de Administração, com ênfase para arranjos organizacionais, estratégia cooperativa, cooperativismo, Desenvolvimento territorial e Indicações Geográficas.

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Possui Graduação em Estudos Sociais pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1983), Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1984), Graduação em História pela Fundação Educacional do Oeste Catarinense (1987), Curso de Especialização em Supervisão Escolar (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999), Graduação em Direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2007), Curso de Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2009), Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Educação nas Ciências (2017) pela UNIJUI. É professora aposentada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Câmpus Sertão e atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Unochapecó. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). É líder do grupo de pesquisa "Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas" e atua nos seguintes temas: formação de professores - políticas educacionais - currículo.

Ricardo Batista Job, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Sou Técnico Agrícola pela Escola Técnica de Agricultura de Viamão/RS - ETA/2002. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel/2012. Mestre em Agronomia pelo Programa de Pós-graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar - PPGSPAF - UFPel /2015. Doutor em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar - PPGSPAF - UFPel/2019. Trabalhei com Agricultores Familiares na região de Encruzilhada do Sul/RS, em áreas de produção, infraestrutura e Crédito Rural. Em 2012 fiz estágio e trabalhei com levantamento topográfico com receptor GPS/GNSS RTK para Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Em 2020 trabalhei como autônomo na elaboração de Projetos Técnicos credenciado à Cooperativa de Crédito CRESOL. Tenho experiência com software de CAD, experimentação agrícola e análise de dados.

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Publicado

01-03-2024

Como Citar

VIEIRA, J. de A.; LEITE, A. R.; VIEIRA, M. M. M.; JOB, R. B. Um encontro com a pesquisa da área de ciências humanas fomentada pela FAPERGS no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–20, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16160. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16160. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

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