Produção bibliográfica dos professores pesquisadores da área ciências humanas nos IFs do RS

Autores

  • Josimar de Aparecido Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão https://orcid.org/0000-0003-3156-8590
  • Gabriela Berguenmaier Olanda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão https://orcid.org/0000-0002-7596-1493
  • Ricardo Batista Job Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) - Campus Abelardo Luz https://orcid.org/0000-0001-8931-6527
  • Jeferson Lisboa Kunz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão https://orcid.org/0000-0002-6183-0695
  • Marilandi Maria Mascarello Vieira Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) https://orcid.org/0000-0002-5531-9946

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1.19603

Palavras-chave:

Desenvolvimento científico e tecnológico, Educação Profissional e Tecnológica, Pesquisa aplicada

Resumo

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) foram criados no Brasil com a finalidade de promover o desenvolvimento regional. Para tanto, deve implementar a pesquisa aplicada, a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico, estimulando a produção de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo-as à comunidade. Destarte, este trabalho tem a finalidade de caracterizar a produção bibliográfica dos professores da área de ciências humanas nos IFs do Rio Grande do Sul entre os anos de 2017 e 2023. Trata-se de uma investigação descritiva e exploratória, seguindo abordagem qualitativa e quantitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo, envolvendo os três IFs do Rio Grande do Sul: o IFRS, o IFFar e o IFSul. Os resultados vêm apontando semelhança entre as pesquisas desenvolvidas nos três IFs, com atenção para a área da educação e com propósitos de desenvolvimento local e regional.

Downloads

Biografia do Autor

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa maria (2023), Estágio Científico Avançado de Pós-doutoramento pelo Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (2023), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000), Especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988) e Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), Atualmente é Professor Titular de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC n 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional e tecnológica, educação superior e educação do campo.

Gabriela Berguenmaier Olanda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (2011), mestrado (2014) e doutorado (2018) em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar pela Universidade Federal de Pelotas. Durante o mestrado e doutorado adquiriu experiência nas áreas de Plantas Bioativas, Manejo Fitossanitário e Sementes. Também possui Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior pela UniCesumar. Trabalhou como educadora na Associação Comunitária Escola Família Agrícola da Região Sul (AEFASUL) e professora substituta no Instituto Federal Farroupilha (IFFAR). Atualmente está cursando o curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Sertão) e participando de grupo de pesquisa na Área da Educação.

Ricardo Batista Job, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) - Campus Abelardo Luz

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT do Instituto Federal Catarinense - IFC, Campus Abelardo Luz. Doutor em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar (PPGSPAF) da Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2019). Mestre em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar (PPGSPAF) da Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2015). Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2012). Técnico em Agricultura pela Escola Agrícola de Viamão - ETA (2001).

Jeferson Lisboa Kunz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui Ensino Superior Completo, sendo graduado em Medicina Veterinária pela instituição Universidade de Passo Fundo (UPF), tendo realizado estágio curricular obrigatório na área da suinocultura. Cursou o Ensino Médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Venâncio Aires, na modalidade integrada ao curso de Técnico em Informática.

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Possui Graduação em Estudos Sociais pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1983), Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1984), Graduação em História pela Fundação Educacional do Oeste Catarinense (1987), Curso de Especialização em Supervisão Escolar (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999), Graduação em Direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2007), Curso de Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2009), Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Educação nas Ciências (2017) pela UNIJUI, Pós-doutorado em Ciências da Educação, na especialidade Sociologia da Educação e Política Educativa na Universidade do Minho - PT. É professora aposentada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Câmpus Sertão e atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Unochapecó. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). É participante do grupo de pesquisa "Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas" e atua nos seguintes temas: formação de professores - políticas educacionais - currículo.

Referências

ARBOIT, A. E.; BUFREM, L. S. Produção de trabalhos científicos em eventos nacionais da área de ciência da informação. Transinformação, v. 23, n. 3, p. 207-217, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/ZdTSWtjtYFTnsh3J7bsrQPy/abstract/?lang=pt. Acesso em: 26 ago. 2023.

BEZERRA, D. S. Ensino Médio (des) integrado: história, fundamento, políticas e planejamento curricular. Natal: Editora IFRN, 2013.

BRASIL. Lei nº 3.552, de 16 de fevereiro de 1959. Dispõe sobre nova organização escolar e administrativa dos estabelecimentos de ensino industrial do Ministério da Educação e Cultura, e dá outras providências. Brasília, 1959. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L3552.htm. Acesso em: 20 ago. 2024.

BRASIL. Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: https://www. planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 09 mar. 2023. Acesso em: 20 ago. 2024.

BRASIL. Resolução N° 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Disponível em: https://www.gov.br/conselho-nacional-de-saude/pt-br/acesso-informacao/legislacao/resolucoes/2016/resolução-no-510.pdf/view. Acesso em: 20 ago. 2024.

BRASIL, Ministério da Educação. Conheça as características das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a lista de suas unidades. Instituições da rede federal, 2023. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/instituicoes. Acesso em: 20 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/areas-de-atuacao/ept/rede-federal. Acesso em: 20 ago. 2024.

CERVO, A. L; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 2007.

CHIZZOTTI, A. As ciências humanas e as ciências da educação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.14, n.04, p. 1556–1575out./dez.2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/30436. Acesso em: 26 ago. 2024.

CUNHA, L. A. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

INEP. Censo da Educação Superior 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados. Acesso em: 20 ago.2024.

LUCKESI, C. C. Fazer universidade: uma proposta metodológica. São Paulo: Cortez, 1985.

MARCONI, M. Andrade.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016.

QUALIS. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2023. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Qualis. Acesso em: 20 ago. 2024.

RATTO, C. G. A importância das ciências humanas, letras e artes na sociedade tecnológica contemporânea. Revista Prâksis, [S. l.], v. 2, p. 61–75, 2017. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1268. Acesso em: 26 ago. 2024.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999

RODRIGUES, M. U. (org.). Análise de conteúdo em pesquisas qualitativas na área da educação matemática. Curitiba: Editora CRV, 2019.

SILVA, M. R.; SILVA, J. S.; SANTOS-ROCHA, E. S. O profissional da informação como produtor de conhecimentos: análise bibliométrica da produção científica de bibliotecários. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 103-123, 2013. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/issue/view/210. Acesso em: 07 jan 2025.

WEITZEL, S. R. Fluxo da informação científica. In: POBLACION, D. A.; WITTER, G.P.; SILVA, J. F. M. (Org.). Comunicação e produção científica: contexto e avaliação. São Paulo: Angellara, 2006, p. 81-114.

Downloads

Publicado

01-03-2025

Como Citar

VIEIRA, J. de A.; OLANDA, G. B.; JOB, R. B.; KUNZ, J. L.; VIEIRA, M. M. M. Produção bibliográfica dos professores pesquisadores da área ciências humanas nos IFs do RS. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 01–16, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v14i1.19603. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/19603. Acesso em: 12 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.