Entre a universidade e a escola:
o processo de inserção profissional de professores iniciantes no sistema de ensino português
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16472Palavras-chave:
indução profissional, formação de professores, professores iniciantesResumo
A inserção profissional é um rito de passagem entre a formação inicial e o exercício da profissão e tem sido objeto de investigação em diferentes países. Assim, o artigo sintetiza os resultados de uma investigação realizada em Portugal no âmbito de um estágio de pós-doutoramento cujo objetivo foi identificar como se configura a inserção profissional na carreira dos professores e quais as articulações com a formação inicial na perspectiva dos professores iniciantes. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, de campo, realizada a partir de narrativas biográficas com nove professores que atuam nos primeiros cinco anos de ingresso em instituições de ensino portuguesas públicas e privadas e a análise de dados tomou como referência Bardin (2002). Os resultados abordam o processo de formação inicial, as razões da escolha profissional, o relato sobre a trajetória de ingresso na carreira, as condições de trabalho encontradas e o apoio recebido no processo de inserção profissional, concluindo com a avaliação do curso de formação inicial em relação às exigências da profissão. As conclusões indicam relativo descontentamento em relação ao curso de formação inicial em face às exigências profissionais e as condições de trabalho encontradas, a satisfação em relação à escolha da profissão e a inexistência de programas formais de indução profissional que dificultam a sua inserção nas escolas. Os achados da pesquisa reafirmam a importância de diálogos entre os órgãos centrais de gestão, as instituições formadoras e as escolas, visando o enfrentamento dos desafios enfrentados pelos iniciantes, de modo a constituir o espaço entre-dois apontado na literatura.
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