Homem, Trabalho e Educação:

concepções filosóficas

Autores

  • Henrique Selani Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) https://orcid.org/0009-0008-9586-4480
  • Gabriel Luís da Conceição Instituto Federal do Sudeste de Minas - campus de Santos Dumont

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18703

Palavras-chave:

Trabalho e Educação, Bases conceituais, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar os conceitos de “homem”, entre eles a especificidade do humano a partir de Rousseau (2017), de “trabalho”, incluindo-se a definição ontológica feita por Marx (1983), e de “educação” como atividade inerente ao humano e, que nasce juntamente com o trabalho, nas perspectivas de Saviani (2007) e Frigotto (2012). A metodologia utilizada foi a da revisão bibliográfica. Concluiu-se com a investigação que “homem”, “trabalho” e “educação” são conceitos que conectados, que se articulam e, a partir das concepções filosóficas podem auxiliar na compreensão e ampliação dos estudos das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBORNOZ, S. O que é trabalho? São Paulo: Brasiliense, 2002.

ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2016.

ARISTÓTELES. Metafísica. Ensaio introdutório, texto grego com tradução e comentário de Gio-vanni Reale. Tradução de Marcelo Perine. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

BRECHT, B. Do guia para os habitantes das cidades. Poemas e Comentários. Tradução de Tercio Redondo. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, 2017.

DESCARTES, R. L’homme de René Descartes et la formation du foetus: avec les remarques de louis de la forge a quoy l’on a jouté LE MONDE OV TRAITÉ DE LA LVMIERE du mesme atheur. 2. ed. Paris: Theodore Girard, 1677.

FERRY, L. O homem-Deus, ou, o sentido da vida. Rio de Janeiro: DIFEL, 2012.

FRIGOTTO, G. Educação omnilateral. In: SALETE, R.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Orgs.) Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Poli-técnica Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

HEGEL. Fenomenologia do espírito. Tradução de Paulo Meneses et al. Petrópolis: Vozes, 2014.

MARX, Karl. Trabalho Alienado e Superação Positiva da Auto-Alienação Humana. In: Fer-nandes, F (org.). K. Marx, F. Engels: história. São Paulo: Ática, 1983.

ROUSSEAU, J. J. Os devaneios do caminhante solitário. Tradução de Laurent de Saes. Edipro, 2017.

SARTRE, J. P. O existencialismo é um humanismo. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: Fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, Jan./Abr. 2007.

SMITH, A. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

Downloads

Publicado

01-09-2024

Como Citar

HENRIQUE SELANI SILVA; CONCEIÇÃO, G. L. da. Homem, Trabalho e Educação: : concepções filosóficas. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 01–17, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i3.18703. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/18703. Acesso em: 2 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos