Homem, Trabalho e Educação:
concepções filosóficas
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18703Palavras-chave:
Trabalho e Educação, Bases conceituais, Educação Profissional e TecnológicaResumo
O presente artigo tem como objetivo abordar os conceitos de “homem”, entre eles a especificidade do humano a partir de Rousseau (2017), de “trabalho”, incluindo-se a definição ontológica feita por Marx (1983), e de “educação” como atividade inerente ao humano e, que nasce juntamente com o trabalho, nas perspectivas de Saviani (2007) e Frigotto (2012). A metodologia utilizada foi a da revisão bibliográfica. Concluiu-se com a investigação que “homem”, “trabalho” e “educação” são conceitos que conectados, que se articulam e, a partir das concepções filosóficas podem auxiliar na compreensão e ampliação dos estudos das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Downloads
Referências
ALBORNOZ, S. O que é trabalho? São Paulo: Brasiliense, 2002.
ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2016.
ARISTÓTELES. Metafísica. Ensaio introdutório, texto grego com tradução e comentário de Gio-vanni Reale. Tradução de Marcelo Perine. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
BRECHT, B. Do guia para os habitantes das cidades. Poemas e Comentários. Tradução de Tercio Redondo. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, 2017.
DESCARTES, R. L’homme de René Descartes et la formation du foetus: avec les remarques de louis de la forge a quoy l’on a jouté LE MONDE OV TRAITÉ DE LA LVMIERE du mesme atheur. 2. ed. Paris: Theodore Girard, 1677.
FERRY, L. O homem-Deus, ou, o sentido da vida. Rio de Janeiro: DIFEL, 2012.
FRIGOTTO, G. Educação omnilateral. In: SALETE, R.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Orgs.) Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Poli-técnica Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
HEGEL. Fenomenologia do espírito. Tradução de Paulo Meneses et al. Petrópolis: Vozes, 2014.
MARX, Karl. Trabalho Alienado e Superação Positiva da Auto-Alienação Humana. In: Fer-nandes, F (org.). K. Marx, F. Engels: história. São Paulo: Ática, 1983.
ROUSSEAU, J. J. Os devaneios do caminhante solitário. Tradução de Laurent de Saes. Edipro, 2017.
SARTRE, J. P. O existencialismo é um humanismo. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: Fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, Jan./Abr. 2007.
SMITH, A. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.