Homem, Trabalho e Educação:

concepções filosóficas

Autores

  • Henrique Selani Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) https://orcid.org/0009-0008-9586-4480
  • Gabriel Luís da Conceição Instituto Federal do Sudeste de Minas - campus de Santos Dumont

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18703

Palavras-chave:

Trabalho e Educação, Bases conceituais, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar os conceitos de “homem”, entre eles a especificidade do humano a partir de Rousseau (2017), de “trabalho”, incluindo-se a definição ontológica feita por Marx (1983), e de “educação” como atividade inerente ao humano e, que nasce juntamente com o trabalho, nas perspectivas de Saviani (2007) e Frigotto (2012). A metodologia utilizada foi a da revisão bibliográfica. Concluiu-se com a investigação que “homem”, “trabalho” e “educação” são conceitos que conectados, que se articulam e, a partir das concepções filosóficas podem auxiliar na compreensão e ampliação dos estudos das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

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Publicado

01-09-2024

Como Citar

HENRIQUE SELANI SILVA; CONCEIÇÃO, G. L. da. Homem, Trabalho e Educação: : concepções filosóficas. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 01–17, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i3.18703. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/18703. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos