Infraestrutura escolar e condições de trabalho docente:

percepções de professores de Educação Física da cidade de Viçosa, Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.19106

Palavras-chave:

Educação Física, Escola, Condições de trabalho

Resumo

As condições de trabalho do professor em geral e do professor de Educação Física, em específico, demandam diagnósticos de várias realidades, de maneira multidimensional. É necessário desnaturalizar a precarização das condições de infraestrutura e materiais que impactam o trabalho docente, o processo de ensino e aprendizagem e a saúde da comunidade escolar. Este estudo de natureza qualitativa teve como objetivo identificar e analisar condições de trabalho de professores de Educação Física escolar atuantes na rede estadual na cidade de Viçosa, Minas Gerais. A coleta de dados abrangeu dois momentos independentes. O primeiro envolveu o registro fotográfico de instalações físicas utilizadas por professores de Educação Física para aulas do componente curricular nas escolas. O segundo consistiu na aplicação de um questionário online para os professores de Educação Física em atuação. Participaram deste estudo 13 professores (8 homens e 5 mulheres) com a média de idade de 38,9 anos. Foram registradas imagens de espaços destinados às aulas de Educação Física em 8 escolas. Os resultados revelaram que as condições de trabalho dos professores são preocupantes, com grande parte deles vivendo em vulnerabilidade socioeconômica e com muitas horas em exposição ao sol. As imagens registradas enfatizam as condições precárias de trabalho dos professores da rede estadual, que os expõem a poeira, calor e outros agentes nocivos. A precarização do trabalho do professor pode provocar problemas de saúde e afastamentos e/ou, também, o abandono da profissão, tanto em termos de qualidade do trabalho quanto de desistência de ser professor.

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Biografia do Autor

Jaykyson Crisóstomo Cupertino, Universidade Federal de Viçosa

Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa

Jairo Antônio da Paixão, Universidade Federal de Viçosa

Professor do Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Viçosa

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Publicado

01-09-2024

Como Citar

CRISÓSTOMO CUPERTINO, J.; SILVA DOS SANTOS , D.; ANTÔNIO DA PAIXÃO, J. Infraestrutura escolar e condições de trabalho docente: : percepções de professores de Educação Física da cidade de Viçosa, Minas Gerais. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 01–20, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i3.19106. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/19106. Acesso em: 2 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos