Integração das perspectivas de estudos de implementação de políticas públicas educacionais:
por uma agenda articulada de pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18664Palavras-chave:
implementação de políticas públicas, política pública, política educacionalResumo
Este artigo discute as complexidades da implementação de políticas públicas, a partir dos pressupostos teóricos do campo das ciências políticas e da administração pública. Adotando uma abordagem qualitativa por meio de revisão bibliográfica, o trabalho enfoca a análise de diferentes modelos teóricos relacionados às gerações de estudos sobre implementação de políticas públicas. O objetivo é ilustrar como cada abordagem teórica contribui para um entendimento singular da implementação de políticas públicas. Com ênfase na educação, o presente artigo utiliza como estudo de caso, o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Através da descrição e breve análise dos resultados de estudos realizados sobre o PAIC por diferentes abordagens teóricas, pretende-se demonstrar o potencial de cada modelo em oferecer insights distintos e complementares. Esta revisão multifacetada destaca como a integração de diversas perspectivas teóricas pode enriquecer a compreensão do processo de implementação, revelando tanto os desafios quanto as estratégias eficazes. O estudo conclui enfatizando a necessidade de uma agenda de estudos de implementação de políticas públicas educacionais que considere e integre diferentes modelos analíticos e perspectivas.
Downloads
Referências
BARRETT, S. M. Implementation studies: time for a revival? Personal reflections on 20 years of implementation studies. Public Administration, Oxford, v. 82, n. 2, p. 249-262, 2014.
BICHIR, R. Para além da “fracassomania”: os estudos brasileiros sobre implementação de políticas públicas. In: MELLO, Janine et al. (org.). Implementação de políticas e atuação de gestores públicos – experiências recentes das políticas das desigualdades. Brasília: Ipea, 2020. p. 23-43.
BRAVO, M. H. A.; RIBEIRO, V. M.; CRUZ, M. C. M. T. O programa aprendizagem na idade certa (paic) segundo artigos acadêmicos brasileiros. Política e Gestão Educacional (on-line), Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2910–2932, 2021.
COCK, J.C.A.N. et al. Pesquisas sobre implementação de políticas educacionais no Brasil: um estado do conhecimento. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 38, e26769, p. 1-23, 2022.
CRUZ, M. C. M. T.; FARAH, M. F. S.; RIBEIRO, V. M. Estratégias de gestão da educação e equidade: o caso do programa aprendizagem na idade certa (mais paic). Política e Gestão Educacional (on-line), Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1286–1311, 2020.
HOWLETT, M.; RAMESH, M.; PERL, A. Política Pública seus ciclos e subsistemas: uma abordagem integral. Tradução técnica: Fernando G. Heidemann. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013
LOTTA, G. S. A política pública como ela é: contribuições dos estudos sobre implementação para a análise de políticas públicas. In: LOTTA, G. S. (org.). Teoria e análises sobre implementação de políticas públicas no Brasil. Brasília: Enap, 2019. p. 11-38.
LIPSKY, Michael. Street-level bureaucracy: dilemmas of the individual in public service. New York: Russel Sage Foundation, 1980.
MAYNARD-MOODY, S.; MUSHENO, M. Cops, Teachers and Counselors. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2003.
MATLAND, R. E. Synthesizing the Implementation Literature: The AmbiguityConflict Model of Policy Implementation. Journal of Public Administration Research and Theory, Oxford, v. 5, n. 2, p. 145-174, Apr. 1995.
MEIRA, M.; BONAMINO, A. Contribuições dos estudos de implementação para a análise de políticas educacionais: uma breve discussão do contexto de implementação da BNCC. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, 2021.
MOTA, M. O. Implementação de políticas públicas educacionais na perspectiva dos agentes burocráticos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 72, p. 684–709, 2018.
MOTA, M. O.; BIAR, L. A.; RAMOS, M. E. N. A implementação do programa de alfabetização na idade certa no estado do Ceará. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 4, p. 1–17, 2019.
OLIVEIRA, A. C. P. de et al. A Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais em ação: trajetória, produção e incidência no campo da educação. Curitiba: CRV, 2023. 330 p.
PRESSMAN, J.; WILDAVSKY, A. Implementation: how great expectations in Washington are dashed in Oakland; or Why it’s amazing that federal programs work at all, this being the saga of the Economic Development Administration as told by two sympathetic observers who seek to build morals on a foundation of ruined hopes. Berkeley: University of California Press, 1973.
RIBEIRO, V. M.; BONAMINO, A.; MARTINIC, S. Implementação de políticas educacionais e equidade: regulação e mediação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 177, p. 698–717, 2020.
RIBEIRO, V. M.; BONAMINO, A.; PAES DE CARVALHO, C. Reflexões e aprendizagens. In: MELLO, J.; RIBEIRO, V. M.; LOTTA, G.; BONAMINO, A.; PAES DE CARVALHO, C. (orgs.). Implementação de políticas e atuação de gestores públicos: experiências recentes das políticas de redução das desigualdades. Brasília: Ipea, 2020, v. 1, p. 259-262.
SABATIER, P. A. An Advocacy Coalition Framework of Policy Change and the Role of PolicyOriented Learning Therein. Policy Science, v. 21, n. 2/3, p. 129-168, 1988.
SABATIER, P. A.; WEIBLE, C. M. The advocacy coalition: innovations and clarifications. In: SABATIER, P. (ed.). Theories of the policy process. 2. ed. Boulder: Westview Press, 2007.
SCHWAITZER, B. P.; LIMA, N. C. M. A implementação do PAIC: entre a ambiguidade e o conflito. In: OLIVEIRA, A. C. P. de et al. (Org.). A Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais em ação: trajetória, produção e incidência no campo da educação. 1ª ed. Curitiba: CRV, 2023. p. 277-292.
SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, v. 8, n. 16, p. 20-45, 2006.
SUMIYA, L. A.; SANO, H. Coalizão advocatória e aprendizado nas políticas públicas: as mudanças nas convicções centrais do PAIC. Educação e Pesquisa, [S. l.] v. 47, p. 1, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.