Uma proposta didática empregando tecnologias digitais para a compreensão da importância dos solos na Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18647

Palavras-chave:

estratégias de ensino, tecnologias digitais, sustentabilidade ambiental

Resumo

Esta pesquisa apresenta um estudo de caso sobre o uso de estratégias de ensino baseadas em tecnologias digitais para promover a compreensão da importância dos solos na sustentabilidade ambiental entre alunos do ensino médio. O estudo tem como objetivo investigar a eficácia dessas estratégias no processo de aprendizagem dos alunos e sua contribuição para o desenvolvimento de uma consciência ambiental mais ampla e crítica. A metodologia adotada envolveu a aplicação de uma sequência didática em uma escola do ensino médio, com a utilização de recursos digitais e atividades práticas. Os resultados obtidos demonstraram que as estratégias de ensino baseadas em tecnologias digitais foram eficazes na promoção da compreensão da importância dos solos na sustentabilidade ambiental entre os alunos.

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Biografia do Autor

Márcio Silveira Nascimento, IFAM

Professor na Educação Básica da Secretaria de Estado do Amazonas. Doutorando e Mestre em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Possui Especializações em Informática na Educação (IFAM), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (UFPI) e Graduado em Geografia (UEA).

Jean Dalmo de Oliveira Marques, IFAM

Doutor em Ecologia (INPA), Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal do Amazonas (PPGET/IFAM) 

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Publicado

01-09-2024

Como Citar

NASCIMENTO, M. S.; MARQUES, J. D. de O. Uma proposta didática empregando tecnologias digitais para a compreensão da importância dos solos na Educação Ambiental. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 01–20, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i3.18647. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/18647. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos