Análise de conteúdo sobre inteligência artificial e educação em veículos de imprensa no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.17857

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Ética, Educação

Resumo

O presente trabalho analisou notícias sobre inteligência artificial (IA) e educação em dois meios de comunicação impressos de grande circulação no Brasil e que possuem formato eletrônico. O objetivo foi verificar a frequência e o enfoque das reportagens sobre IA, que abordam temas envolvendo regulamentação, educação, ética e moral. A pesquisa é do tipo descritiva e exploratória, adotando o método análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Como resultado, as análises revelaram que as notícias abordam preocupações e problematizam sobre o futuro da IA e seus impactos nas relações sociais, culturais, econômicas e educacionais, principalmente nas questões éticas e morais que envolvem o uso de inteligência artificial.

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Publicado

01-09-2024

Como Citar

SOUZA, M. V. de; BORGES, M. F.; SOUSA, C. A. L. de. Análise de conteúdo sobre inteligência artificial e educação em veículos de imprensa no Brasil. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 01–16, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i3.17857. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/17857. Acesso em: 2 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos