Análise de conteúdo sobre inteligência artificial e educação em veículos de imprensa no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.17857

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Ética, Educação

Resumo

O presente trabalho analisou notícias sobre inteligência artificial (IA) e educação em dois meios de comunicação impressos de grande circulação no Brasil e que possuem formato eletrônico. O objetivo foi verificar a frequência e o enfoque das reportagens sobre IA, que abordam temas envolvendo regulamentação, educação, ética e moral. A pesquisa é do tipo descritiva e exploratória, adotando o método análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Como resultado, as análises revelaram que as notícias abordam preocupações e problematizam sobre o futuro da IA e seus impactos nas relações sociais, culturais, econômicas e educacionais, principalmente nas questões éticas e morais que envolvem o uso de inteligência artificial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS FRANCESA. Itália bloqueia ChatGPT por não respeitar legislação sobre dados pessoais. Carta Capital, [s. l.], 31 mar. 2023a. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/tecnologia/italia-bloqueia-chatgpt-por-nao-respeitar-legislacao-sobre-dados-pessoais/. Acesso em: 8 jun. 2023.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS FRANCESA. Meta apresenta sua própria IA para competir com o ChatGPT. Carta Capital, [s. l.], 24 fev. 2023b. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/tecnologia/meta-apresenta-sua-propria-ia-para-competir-com-o-chatgpt/. Acesso em: 8 jun. 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BELL, L.; HORA, N. ChatGPT: o que anima e o que assusta na nova inteligência artificial. Folha de S. Paulo, [São Paulo], 20 jan. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2023/01/chatgpt-o-que-anima-e-o-que-assusta-na-nova-inteligencia-artificial.shtml. Acesso em: 8 jun. 2023.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd, n. 19, p. 20-28, abr. 2002.

BONIN, G. Sem opção de banir ChatGPT, educadores estudam como usá-lo nas aulas. Folha de S. Paulo, [São Paulo], 16 fev. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2023/02/sem-opcao-de-banir-chatgpt-educadores-estudam-como-usa-lo-nas-aulas.shtml. Acesso em: 8 jun. 2023.

CARTA CAPITAL. China exigirá 'avaliação de segurança' de produtos como Chat GPT. Carta Capital, [s. l.], 11 abr. 2023. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/tecnologia/china-exigira-avaliacao-de-seguranca-de-produtos-como-o-chatgpt/. Acesso em: 8 jun. 2023.

CARTA CAPITAL. Carta Capital celebra 27 anos com vídeo sobre a sua marca no jornalismo brasileiro. Carta Capital, [s. l.], 19 ago. 2021. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/cartacapital-celebra-27-anos-com-video-sobre-a-sua-marca-no-jornalismo-brasileiro-assista/. Acesso em: 4 ago. 2023.

CHRISTOVAN, L.; MORENO, I. O ChatGPT só é monstro se não houver um professor por perto. Carta Capital, [s. l.], 09 mar. 2023. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/opiniao/o-chatgpt-so-e-monstro-se-nao-houver-um-professor-por-perto/. Acesso em: 08 jun. 2023.

COEKELBERGH, Mark. AI Ethics. The MIT Press Essential Knowledge Series. 1 ed. The MIT Press, 2020.

CHOMSKY, N.; ROBERTS, I.; WATUMULL, J. A falsa promessa do ChatGPT. Folha de S. Paulo, [São Paulo], 10 mar. 2023. Disponível em: https://www.folha.uol.com.br/. Acesso em: 8 jun. 2023.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Educação em um cenário de plataformização e de economia dos dados [livro eletrônico]: problemas e conceitos. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. São Paulo, SP, 2022. Disponível em: https://www.cgi.br/publicacao/educacao-em-um-cenario-de-plataformizacao-e-de-economia-dos-dados-problemas-e-conceitos/. Acesso em: 23 jun. 2023.

CRESWELL, J. W.; CRESWELL, J. D. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2018.

D‘ADDARIO, Miguel. Inteligência Artificial: Tratados, aplicações, usos e futuro. 1. ed. União Europeia: SafeCreative, 2022.

FOLHA DE SÃO PAULO. História da Folha. Folha de S. Paulo, [São Paulo], 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/institucional/historia_da_folha.shtml?fill=4. Acesso em: 3 ago. 2023.

FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, [s. l.], v. 15, n. 42, p. 259-268, 2001. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9805. Acesso em: 05 jun. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FRIEDMAN, T. L. Inteligência artificial requer regulamentação para ser um bônus. Folha de S. Paulo, [São Paulo], maio 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/thomas-l-friedman/2023/05/inteligencia-artificial-requer-regulamentacao-para-ser-um-bonus.shtml. Acesso em: 8 jun. 2023.

GHEDIN, R. O ChatGPT já está alterando a internet – e você nem percebeu. Carta Capital, [s. l.], 21 maio 2023. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-chatgpt-ja-esta-alterando-a-internet-e-voce-nem-percebeu/>. Acesso em: 8 jun. 2023.

GONSALES, P. Inteligência além da artificial: educar para o pensar complexo. 1 ed. São Paulo: Z Edições, 2022.

METZ, C. Por que os chatbots de IA dizem mentiras e agem estranhamente? Olhe-se no espelho. Folha de S. Paulo, [São Paulo], abr. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2023/04/por-que-os-chatbots-de-ia-dizem-mentiras-e-agem-estranhamente-olhe-se-no-espelho.shtml. Acesso em: 8 jun. 2023.

MURGIA, M. Equipe vermelha da OpenAI: os especialistas contratados para 'quebrar' o ChatGPT. Folha de S. Paulo, [São Paulo], 17 abr. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2023/04/equipe-vermelha-da-openai-os-especialistas-contratados-para-quebrar-o-chatgpt.shtml. Acesso em: 8 jun. 2023.

NICOLETI, T. Escrever, uma tarefa delegada às máquinas? Folha de S. Paulo, [São Paulo], 25 fev. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/blogs/thais-nicoleti/2023/02/escrever-uma-tarefa-delegada-as-maquinas.shtml. Acesso em: 8 jun. 2023.

OLIVEIRA, R. R. Dos conceitos de regulação às suas possibilidades. Saúde e Sociedade, 23(4), 1198-1208, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902014000400007.

PEDROSA, C. B.; BARACHO JÚNIOR, J. A. de O. Algoritmos, bolha informacional e mídias sociais: desafios para as eleições na era da sociedade da informação. Revista Thesis Juris, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 148–164, jan./jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/18159/8972. DOI: https://doi.org/10.5585/rtj.v10i1.18159. Acesso em: 05 ago. 2023.

SCHIRRU, L. Inteligência artificial e o direito autoral: o domínio público em perspectiva. ITSRIO, Artigo. 2019. Disponível em: https://itsrio.org/wp-content/uploads/2019/04/Luca-Schirru-rev2-1.pdf Acesso em 20 maio 2023.

FREIRE, N. Inédito-viável. In: STRECK, D R.; REDIN, E; ZITKOSKI,J. J. (Orgs). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2009. p. 231-234. Verbete.

TEIXEIRA, P. S. Sem regulação, país pode perder barco de inteligência artificial e virar consumidor. Folha de S. Paulo, [São Paulo], mar. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2023/03/sem-regulacao-pais-pode-perder-barco-de-inteligencia-artificial-e-virar-consumidor.shtml. Acesso em: 8 jun. 2023.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

UNESCO. Chat GPT e inteligencia artificial en la educación superior: Guía de inicio rápido. Educação 2030. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000385146_spa. Acesso em: Acesso em 20 maio 2023.

Downloads

Publicado

01-09-2024

Como Citar

SOUZA, M. V. de; BORGES, M. F.; SOUSA, C. A. L. de. Análise de conteúdo sobre inteligência artificial e educação em veículos de imprensa no Brasil. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 01–16, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i3.17857. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/17857. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos