Análise de conteúdo sobre inteligência artificial e educação em veículos de imprensa no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.17857Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Ética, EducaçãoResumo
O presente trabalho analisou notícias sobre inteligência artificial (IA) e educação em dois meios de comunicação impressos de grande circulação no Brasil e que possuem formato eletrônico. O objetivo foi verificar a frequência e o enfoque das reportagens sobre IA, que abordam temas envolvendo regulamentação, educação, ética e moral. A pesquisa é do tipo descritiva e exploratória, adotando o método análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Como resultado, as análises revelaram que as notícias abordam preocupações e problematizam sobre o futuro da IA e seus impactos nas relações sociais, culturais, econômicas e educacionais, principalmente nas questões éticas e morais que envolvem o uso de inteligência artificial.
Downloads
Referências
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS FRANCESA. Itália bloqueia ChatGPT por não respeitar legislação sobre dados pessoais. Carta Capital, [s. l.], 31 mar. 2023a. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/tecnologia/italia-bloqueia-chatgpt-por-nao-respeitar-legislacao-sobre-dados-pessoais/. Acesso em: 8 jun. 2023.
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS FRANCESA. Meta apresenta sua própria IA para competir com o ChatGPT. Carta Capital, [s. l.], 24 fev. 2023b. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/tecnologia/meta-apresenta-sua-propria-ia-para-competir-com-o-chatgpt/. Acesso em: 8 jun. 2023.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BELL, L.; HORA, N. ChatGPT: o que anima e o que assusta na nova inteligência artificial. Folha de S. Paulo, [São Paulo], 20 jan. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2023/01/chatgpt-o-que-anima-e-o-que-assusta-na-nova-inteligencia-artificial.shtml. Acesso em: 8 jun. 2023.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd, n. 19, p. 20-28, abr. 2002.
BONIN, G. Sem opção de banir ChatGPT, educadores estudam como usá-lo nas aulas. Folha de S. Paulo, [São Paulo], 16 fev. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2023/02/sem-opcao-de-banir-chatgpt-educadores-estudam-como-usa-lo-nas-aulas.shtml. Acesso em: 8 jun. 2023.
CARTA CAPITAL. China exigirá 'avaliação de segurança' de produtos como Chat GPT. Carta Capital, [s. l.], 11 abr. 2023. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/tecnologia/china-exigira-avaliacao-de-seguranca-de-produtos-como-o-chatgpt/. Acesso em: 8 jun. 2023.
CARTA CAPITAL. Carta Capital celebra 27 anos com vídeo sobre a sua marca no jornalismo brasileiro. Carta Capital, [s. l.], 19 ago. 2021. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/cartacapital-celebra-27-anos-com-video-sobre-a-sua-marca-no-jornalismo-brasileiro-assista/. Acesso em: 4 ago. 2023.
CHRISTOVAN, L.; MORENO, I. O ChatGPT só é monstro se não houver um professor por perto. Carta Capital, [s. l.], 09 mar. 2023. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/opiniao/o-chatgpt-so-e-monstro-se-nao-houver-um-professor-por-perto/. Acesso em: 08 jun. 2023.
COEKELBERGH, Mark. AI Ethics. The MIT Press Essential Knowledge Series. 1 ed. The MIT Press, 2020.
CHOMSKY, N.; ROBERTS, I.; WATUMULL, J. A falsa promessa do ChatGPT. Folha de S. Paulo, [São Paulo], 10 mar. 2023. Disponível em: https://www.folha.uol.com.br/. Acesso em: 8 jun. 2023.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Educação em um cenário de plataformização e de economia dos dados [livro eletrônico]: problemas e conceitos. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. São Paulo, SP, 2022. Disponível em: https://www.cgi.br/publicacao/educacao-em-um-cenario-de-plataformizacao-e-de-economia-dos-dados-problemas-e-conceitos/. Acesso em: 23 jun. 2023.
CRESWELL, J. W.; CRESWELL, J. D. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2018.
D‘ADDARIO, Miguel. Inteligência Artificial: Tratados, aplicações, usos e futuro. 1. ed. União Europeia: SafeCreative, 2022.
FOLHA DE SÃO PAULO. História da Folha. Folha de S. Paulo, [São Paulo], 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/institucional/historia_da_folha.shtml?fill=4. Acesso em: 3 ago. 2023.
FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, [s. l.], v. 15, n. 42, p. 259-268, 2001. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9805. Acesso em: 05 jun. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FRIEDMAN, T. L. Inteligência artificial requer regulamentação para ser um bônus. Folha de S. Paulo, [São Paulo], maio 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/thomas-l-friedman/2023/05/inteligencia-artificial-requer-regulamentacao-para-ser-um-bonus.shtml. Acesso em: 8 jun. 2023.
GHEDIN, R. O ChatGPT já está alterando a internet – e você nem percebeu. Carta Capital, [s. l.], 21 maio 2023. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-chatgpt-ja-esta-alterando-a-internet-e-voce-nem-percebeu/>. Acesso em: 8 jun. 2023.
GONSALES, P. Inteligência além da artificial: educar para o pensar complexo. 1 ed. São Paulo: Z Edições, 2022.
METZ, C. Por que os chatbots de IA dizem mentiras e agem estranhamente? Olhe-se no espelho. Folha de S. Paulo, [São Paulo], abr. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2023/04/por-que-os-chatbots-de-ia-dizem-mentiras-e-agem-estranhamente-olhe-se-no-espelho.shtml. Acesso em: 8 jun. 2023.
MURGIA, M. Equipe vermelha da OpenAI: os especialistas contratados para 'quebrar' o ChatGPT. Folha de S. Paulo, [São Paulo], 17 abr. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2023/04/equipe-vermelha-da-openai-os-especialistas-contratados-para-quebrar-o-chatgpt.shtml. Acesso em: 8 jun. 2023.
NICOLETI, T. Escrever, uma tarefa delegada às máquinas? Folha de S. Paulo, [São Paulo], 25 fev. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/blogs/thais-nicoleti/2023/02/escrever-uma-tarefa-delegada-as-maquinas.shtml. Acesso em: 8 jun. 2023.
OLIVEIRA, R. R. Dos conceitos de regulação às suas possibilidades. Saúde e Sociedade, 23(4), 1198-1208, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902014000400007.
PEDROSA, C. B.; BARACHO JÚNIOR, J. A. de O. Algoritmos, bolha informacional e mídias sociais: desafios para as eleições na era da sociedade da informação. Revista Thesis Juris, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 148–164, jan./jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/18159/8972. DOI: https://doi.org/10.5585/rtj.v10i1.18159. Acesso em: 05 ago. 2023.
SCHIRRU, L. Inteligência artificial e o direito autoral: o domínio público em perspectiva. ITSRIO, Artigo. 2019. Disponível em: https://itsrio.org/wp-content/uploads/2019/04/Luca-Schirru-rev2-1.pdf Acesso em 20 maio 2023.
FREIRE, N. Inédito-viável. In: STRECK, D R.; REDIN, E; ZITKOSKI,J. J. (Orgs). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2009. p. 231-234. Verbete.
TEIXEIRA, P. S. Sem regulação, país pode perder barco de inteligência artificial e virar consumidor. Folha de S. Paulo, [São Paulo], mar. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2023/03/sem-regulacao-pais-pode-perder-barco-de-inteligencia-artificial-e-virar-consumidor.shtml. Acesso em: 8 jun. 2023.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
UNESCO. Chat GPT e inteligencia artificial en la educación superior: Guía de inicio rápido. Educação 2030. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000385146_spa. Acesso em: Acesso em 20 maio 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.