Estereótipos? Percepções dos alunos do Ensino Médio do Município de Viçosa, MG sobre a Contabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16261

Palavras-chave:

Contabilidade, Estereótipos , Estudantes do Ensino Médio

Resumo

Para os jovens, escolher a carreira é uma decisão difícil, pois é uma profissão que eles poderão exercer por toda a sua vida. Para evitar escolhas precipitadas, eles buscam opiniões de pais, amigos, professores e nos mais variados meios de comunicação. No entanto, tais informações podem vir carregadas de uma estereotipação sobre as profissões, consequência da falta de conhecimentos sobre as reais rotinas das carreiras. A contabilidade é uma das profissões em que se tem influência com os estereótipos, em que se ocorre a percepção de um profissional contábil burocrático, apurador de impostos. Com isso, na presente pesquisa, buscou-se apreender a percepção de estudantes do ensino médio de Viçosa, MG sobre a profissão contábil. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma Survey, com a coleta de dados realizada por meio de um questionário aplicado presencialmente nas escolas. A amostra foi de 200 alunos de escolas particulares e públicas localizadas no município de Viçosa, MG. O instrumento de coleta contemplou a obtenção de dados sobre aspectos demográficos, aspectos educacionais, para saber a real noção que o jovem tem sobre o ensino da Contabilidade e qual a sua intenção em escolher o curso, aspectos profissionais e mercadológicos, para obter a opinião do adolescente sobre a formação em Ciências Contábeis e sua expectativa para o mercado de trabalho na área. De maneira geral, os resultados indicaram que os futuros universitários veem a profissão contábil como uma atividade somente para o imposto de renda, determinando-se uma estereotipação da função do contador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Stephaní Quirino de Almeida , UFV

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa.

Referências

AQUINO, Y. Medicina foi curso mais procurado no Sisu. EBC, Brasília, 15 de jun. de 2015. Disponível em: http://www.ebc.com.br/educacao/2015/06/mec-inscreve-quase-12milhao-de-candidatos-para-segunda-edicao-do-sisu-2015. Acesso em: 03 de ago. 2019.

AZEVEDO, R. F. L. A percepção pública sobre os contadores: bem ou mal na foto? 2010. 115 p. Tese de Doutorado (Doutorado em Ciências Contábeis). Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

BRUNOZI JÚNIOR, A. C. B. et al. Efeitos das IFRS no conservadorismo contábil: um estudo em companhias abertas dos países membros do GLENIF. Revista Ambiente Contábil, v. 7, n. 2, p. 76-100, 2015.

COHEN, J.; HANNO, D. M. An analysis of underlying constructs affecting the choice of accounting as a major. Issues in accounting Education, v. 8, n. 2, p. 219-238, 1993.

COTRIN, A; SANTOS, A. L.; ZOTTE JUNIOR, L. A evolução da contabilidade e o mercado de trabalho para o contabilista. Revista Conteúdo, Capivari, v. 2, n. 1, p. 44-63, 2012.

COUTRIM, R. M. E.; CUNHA, M. A. A. Escolha ou destino? A influência intergeracional na vida de jovens egressos do ensino médio. Revista Contemporânea de Educação, v. 6, n. 12, p. 410-431, 2011.

CURTY, N. A. P.; TAVARES, T. A imagem dos contadores sobre sua profissão e a Teoria das Representações Sociais: um estudo empírico na cidade de Londrina e região. IN: Congresso UFSC de controladoria e finanças e iniciação científica em contabilidade, 5, 2014, Florianópolis, SC. Anais... Florianópolis, SC: UFSC de controladoria e finanças e iniciação científica em contabilidade, 2014.

DA SILVA, M.; ARANA, A. R. A. A comunicação organizacional em um mundo de consumidores: desafios e oportunidades da convivência nos contextos regionais. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 12, n. 4, p. 284-303, 2016.

EHRLICH, I. E.; DE CASTRO, Fernando; SOARES, Dulce Helena Penna. Orientação Profissional: liberdade e determinantes da escolha profissional. Revista de Ciências Humanas, n. 28, p. 61-79, 2000.

FELICETTI, V. L. Egressos das licenciaturas: o que move a escolha e o exercício da docência. Educar em Revista, v. 34, n. 67, p. 215-232, 2018.

FREIRE FILHO, J. Mídia, estereótipo e representação das minorias. Eco Pós. Rio de Janeiro: Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, UFRJ, v. 7, n. 2, p. 45-65, 2004.

GONZAGA, L. R. V.; DE MACEDO, A. G.; LIPP, M. E.N. Avaliação das variáveis escolha profissional e vocação no nível de stress de alunos do ensino médio. Em foco, p. 189, 2014.

GALVÃO, N. M. S. Percepção dos Estudantes do Ensino Médio Acerca do Profissional Contábil. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, v. 4, n. 2, p. 40–53, 2016.

HUNT, S. C.; FALGIANI, A. A.; INTRIERI, R. C. The nature and origins of students' perceptions of Accountants. Journal of Education for Business, v. 79, n. 3, p. 142-148, 2004.

HSIAO, J.; NOVA, S. P. C. C. Abordagem geracional dos fatores que influenciam a escolha de carreira em contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, v. 27, n. 72, p. 393-407, 2016.

JORDANI, P. S. et al. Fatores determinantes na escolha profissional: um estudo com alunos concluintes do ensino médio da região Oeste de Santa Catarina. Revista ADMpg: Gestão estratégica, v. 7, n. 2, p. 25–32, 2014.

JOIA, R. M.; NAKAO, S. H. IFRS adoption and earnings management in Brazilian public traded companies. Journal of Education and Research in Accounting, v. 8, n. 1, p. 22-38, 2014.

KAJIMOTO, C. G. K.; NAKAO, S. H. Persistência do lucro tributável com a adoção das IFRS no Brasil. Contabilidade Vista & Revista, v. 29, n. 1, p. 130-149, 2018.

LEAL, E. A. et al. Estereótipos na Profissão Contábil: a opinião de estudantes e do público externo no Triângulo Mineiro. Revista Contabilidade, Gestão e Governança - Brasília, v. 17, n. 1, p. 134–153, 2014.

LEAL, E. A.; LEMES, S.; MEDEIROS, C. R.; MIRANDA, G. J. Representações sociais de vestibulandos: (Re) Construindo o estereótipo dos profissionais da contabilidade. IN: Congresso ANPCONT, 7., 2013, Fortaleza, CE. Anais... Fortaleza, CE: ANPCONT, 2013.

MARION J. C. Contabilidade Básica. 12 ed. Atlas, 2018.

MARTINEZ, G.; REEVES, T. E. African American High School Students’ perceptions of accountants. Small Business Association of Jamaica, v. 10, n. 1, p. 17-37, 2010.

MIRANDA, C. S.; MIRANDA, R. A. M.; ARAÚJO, A. M. P. Percepções dos Estudantes do Ensino médio sobre o curso de ciências contábeis e as atividades do profissional contador. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 3, n. 1, p. 17-35, 2013.

MIRANDA, V. L.; DE FARIA, J. A. Caricaturas e estereótipos do contador: Como a imagem do profissional de contabilidade vem sendo veiculada em um jornal de grande circulação no Brasil? Race: revista de administração, contabilidade e economia, v. 15, n. 3, p. 1087-1116, 2016.

MYERS, D. G. Psicologia social: Preconceito, o ódio ao próximo. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

NUNES, I. V.; SILVA, T. D.; MIRANDA, G. J.; LEAL, E. A. A percepção dos estudantes de ensino médio sobre as responsabilidades de um contador. Revista Universo Contábil, Blumenau, v. 10, n. 4, p. 144-161, 2014.

OLIVEIRA, M. H. D. de. Uma escolha profissional equivocada como gerador de crise no jovem universitário. 2006. 145 p. Dissertação de mestrado (Mestrado em Psicologia). Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Universidade Federal de Minas Gerais, FAFICH, Belo Horizonte, MG.

OTT, E. et al. Relevância dos conhecimentos, habilidades e métodos instrucionais na perspectiva de estudantes e profissionais da área contábil: estudo comparativo internacional. Revista Contabilidade & Finanças-USP, v. 22, n. 57, p. 338-356, 2011.

SILVA, J. E.; FUZARO, C. M.; PACHECO, M. M. D. R. A escolha profissional para adolescentes: Panorama de estudos e pesquisas. Revista Magistro, v. 1, n. 13, p. 170-185, 2016.

SCHMIDT, P.; GASS, J. M. Estudo comparativo entre a história da contabilidade tradicional e a sua nova história. Ciência & Trópico, v. 42, n. 2, p. 71-98, 2018.

SOBROSA, G. M. R. et al. Influências percebidas na escolha profissional de jovens provenientes de classes socioeconômicas desfavorecidas. Psicologia em Revista, v. 21, n. 2, p. 314-333, 2015.

SOUSA, V. Profissão de contador pode ser extinta até em 2025? R7 Contábeis, SP, 22 de jan. de 2019. Disponível em: https://www.contabeis.com.br/noticias/39286/profissao-de-contador-pode-ser-extinta-ate-em-2025/. Acesso em: 20 de nov. 2019.

TOKARNIA, M. Administração, direito e medicina são os cursos mais procurados no Sisu. Uol Educação, 22 de jan. de 2015. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/noticias/2015/01/22/administracao-direito-e-medicina-sao-os-cursosmais-procurados-no-sisu.htm. Acesso em: 02 de set. 2019.

VALORE, L. A.; CAVALLET, L. H. R. Escolha e orientação profissional de estudantes de curso pré-vestibular popular. Psicologia & Sociedade, v. 24, n. 2, p. 354-363, 2012.

Downloads

Publicado

05-07-2024

Como Citar

BRUNOZI JÚNIOR, A. C.; QUIRINO DE ALMEIDA , I. S. Estereótipos? Percepções dos alunos do Ensino Médio do Município de Viçosa, MG sobre a Contabilidade. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16261. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/01-21. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos