A música no ensino de Geografia: uma ferramenta de ensino e aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Geografia Escolar; Ensino de Geografia; Continente Asiático.

Resumo

A utilização de diferentes linguagens no processo de ensino-aprendizagem auxilia o professor como mediador do conhecimento, se aproxima da aplicação prática dos conceitos e da realidade dos alunos. Conteúdos que são aparentemente mais complexos e distantes, podem ser mais atrativos se trabalhados de forma lúdica. Assim, o objetivo desta pesquisa foi de diagnosticar a viabilidade da utilização da música no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e a motivação da participação dos mesmos. Para isso foram realizadas aulas com aplicação da música através de metodologias de acordo com as características de participação das turmas, seguidas de avaliação sobre a participação e o debate do conteúdo de Continente Asiático. Os resultados foram positivos e dialogaram com a proposta metodológica. Apontamos a importância do planejamento das ferramentas de ensino e que a música é um interessante meio para estimular a participação dos alunos com outras linguagens, além de ser mediador das informações que poderiam parecer distantes da realidade desses alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Geografia. Ensino Fundamental. Brasília. MEC/SEF. 1998.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Formação de Professores: Concepções e Práticas em Geografia. Goiânia: Editora Vieira, 2006.
FUINI, Lucas Labigalini. O ensino da Geografia e seus conceitos através da música. Revista Geografia, Rio Claro, v. 38, n. 1, p. 93-106, jan./abr. 2013.
GODOY, Moema Lavínia Puga de. A Música, o Ensino e a Geografia. Monografia da Universidade Federal de Uberlândia. Instituto de Geografia. Uberlândia: UFU, Jul/2009.
KAERCHER, Nestor André. Práticas geográficas para lerpensar o mundo, converentendersar com o outro e entenderscobrir a si mesmo. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; KAERCHER, Nestor André (orgs.). GEOGRAFIA práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Editora Artmed, 2007, 35-48.
LIMA, Márcia Helena de. VLACH, Vânia Rúbia. Geografia escolar: relações e representações da prática social. Caminhos de Geografia – Revista On-line, Uberlândia, v. 3, n. 5, p. 44-51, fevereiro, 2002. Disponível em: www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br. Acessado em: 24 de abril de 2018.
MUNIZ, Alexsandra. A música nas aulas de Geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 4, p. 80-94, jan./jun. 2012. Disponível em: www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br. Acessado em: 18 de janeiro de 2019.
VESENTINI, José William (org.). Geografia e Ensino – textos críticos. 11ª Edição. Campinas – SP: Editora Papirus, 2009.
VLACH, Vânia Rúbia. Geografia em construção. 1ª Edição. Belo Horizonte: Lê, 1989.

Downloads

Publicado

21-10-2020

Como Citar

OLIVEIRA SOARES VELLOSO, T. A música no ensino de Geografia: uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 57–74, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/10458. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos