A música no ensino de Geografia: uma ferramenta de ensino e aprendizagem
Palavras-chave:
Geografia Escolar; Ensino de Geografia; Continente Asiático.Resumo
A utilização de diferentes linguagens no processo de ensino-aprendizagem auxilia o professor como mediador do conhecimento, se aproxima da aplicação prática dos conceitos e da realidade dos alunos. Conteúdos que são aparentemente mais complexos e distantes, podem ser mais atrativos se trabalhados de forma lúdica. Assim, o objetivo desta pesquisa foi de diagnosticar a viabilidade da utilização da música no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e a motivação da participação dos mesmos. Para isso foram realizadas aulas com aplicação da música através de metodologias de acordo com as características de participação das turmas, seguidas de avaliação sobre a participação e o debate do conteúdo de Continente Asiático. Os resultados foram positivos e dialogaram com a proposta metodológica. Apontamos a importância do planejamento das ferramentas de ensino e que a música é um interessante meio para estimular a participação dos alunos com outras linguagens, além de ser mediador das informações que poderiam parecer distantes da realidade desses alunos.
Downloads
Referências
CAVALCANTI, Lana de Souza. Formação de Professores: Concepções e Práticas em Geografia. Goiânia: Editora Vieira, 2006.
FUINI, Lucas Labigalini. O ensino da Geografia e seus conceitos através da música. Revista Geografia, Rio Claro, v. 38, n. 1, p. 93-106, jan./abr. 2013.
GODOY, Moema Lavínia Puga de. A Música, o Ensino e a Geografia. Monografia da Universidade Federal de Uberlândia. Instituto de Geografia. Uberlândia: UFU, Jul/2009.
KAERCHER, Nestor André. Práticas geográficas para lerpensar o mundo, converentendersar com o outro e entenderscobrir a si mesmo. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; KAERCHER, Nestor André (orgs.). GEOGRAFIA práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Editora Artmed, 2007, 35-48.
LIMA, Márcia Helena de. VLACH, Vânia Rúbia. Geografia escolar: relações e representações da prática social. Caminhos de Geografia – Revista On-line, Uberlândia, v. 3, n. 5, p. 44-51, fevereiro, 2002. Disponível em: www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br. Acessado em: 24 de abril de 2018.
MUNIZ, Alexsandra. A música nas aulas de Geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 4, p. 80-94, jan./jun. 2012. Disponível em: www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br. Acessado em: 18 de janeiro de 2019.
VESENTINI, José William (org.). Geografia e Ensino – textos críticos. 11ª Edição. Campinas – SP: Editora Papirus, 2009.
VLACH, Vânia Rúbia. Geografia em construção. 1ª Edição. Belo Horizonte: Lê, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REVISTA PONTO DE VISTA
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.