Aspectos no percurso formativos dos residentes no âmbito do Programa Residência Pedagógica

Autores

  • Sinaura Maria Viana Assunção Graduando em Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens pela Universidade Federal do Pará
  • Valéria Risuenho Marques Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v11i2.15005

Palavras-chave:

Formação, Ensino Remoto, Residência Pedagógica

Resumo

Este artigo discorre sobre resultados parciais do projeto de pesquisa intitulado “Programa Residência Pedagógica: aspectos do percurso formativo de residentes”, submetido ao Edital 10/2020 – PROPESP, que tem como objetivo evidenciar em que aspectos o PRP contribui para a formação inicial dos discentes residentes do Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Para este texto, intencionamos identificar aspectos do processo formativo de residentes no ensino remoto, buscando analisar a perspectiva de como foi encaminhada a formação, tomando como referência os conteúdos conceituais e procedimentais de Zabala (1998). Para isso, o estudo constitui-se como descritivo-interpretativo, de abordagem qualitativa, em que foram analisadas as salas de aula virtuais criadas pelos docentes, bem como, os materiais de orientação, tais como os planos dos módulos. Os materiais analisados foram da segunda etapa do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Matemática/IEMCI/UFPA, desenvolvido no período de abril a setembro de 2021. Das análises é possível afirmar que os docentes organizaram tanto as salas de aula virtuais, quanto os materiais orientadores, pautados na consideração da necessidade de trabalhar conteúdos conceituais e procedimentais durante o processo de formação de futuros docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEZERRA, Luan de Souza. LOPES, Janice Perreira. O Tangram e suas contribuições para o processo de abstração e compreensão dos conceitos geométricos de área e perímetro, Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, São Paulo – SP, 13 a 16 de julho de 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, Programa Residência Pedagógica, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, Programa Residência Pedagógica, 2018.

CARZOLA, Irene, MAGINA, Sandra, GITIRAN, Verônica e Gilda GUIMARÃES. Estatística para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, 2017.

CAVALCANTE, J. L.; RODRIGUES, R. F., MACIEL, R. M. S. Qual é a chance? Reflexões sobre ensino de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, Marabá-PA, v. 3, n. 1, p. 120-141, jan.-jun. 2021.

COSTA, L. L.; FONTOURA, H. A. da. Residência Pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente. Revista @mbienteeducação, v. 9, n. 2, p. 161-177, jul/dez, 2015.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, 35(2), 57-63, 1995.

LIMA, M. L. A. de; MARQUES, V. R. Programa Residência Pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes. Instrumento: Rev. Est. e Pesq. em Educação, Juiz de Fora, v. 23, n. 3, edição especial, p. 452-471, set./dez. 2021.

MARQUES, V. R.; PANTOJA, L. C. R. Plano do módulo: Geometria. Material da formação. 2021a.

MARQUES, V. R.; PANTOJA, L. C. R. Plano do módulo: Probabilidade e Estatística. Material da Formação. 2021a.

MIRANDA, B. F.; MARQUES, V. R. Aspectos do percurso formativo de residentes do curso de licenciatura integrada. Brazilian Electronic Journal of Mathematics, v.3 - n.5, jan/jun, 2022.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegra, v. 44, n. 3, e84910, 2019.

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de, e BARBOSA, Nilceia Datori. O jogo pedagógico "brincando com a probabilidade" para os anos iniciais do ensino fundamental: o espaço amostral. Zetetiké, Campinas, SP, v. 28, 2020, 0. 1-21-e020019.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Saberes da Docência)

SILVA, Bruna Albieri Cruz da, BARBOSA, Aline Pereira Ramirez. Ensino de geometria para os anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades didáticas. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016. São Paulo-SP, Anais do XII ENEM, 2016, p. 1-10.

SILVA, Vanderlania Feitosa da Silva, COSTA, Marília Lidiane Chaves da. A geometria nas séries iniciais: explorando materiais didáticos manipuláveis. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016. São Paulo-SP, Anais do XII ENEM, 2016, p. 1-10.

VILELA, A. C; OLIVEIRA, R. B. B. Residência Pedagógica: a importância do planejamento compartilhado. Revista Gepesvida. n. 12, v. 15, 2019-2.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegra: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

13-02-2023

Como Citar

VIANA ASSUNÇÃO, S. M.; RISUENHO MARQUES, V. Aspectos no percurso formativos dos residentes no âmbito do Programa Residência Pedagógica. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 01–16, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v11i2.15005. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15005. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos