Fãs e heróis em narrativas digitais: autoridade, identidade e formação

Autores

  • Marcia Ferreira Torres Pereira Universidade Federal de Goiás
  • Antônio Alvaro Soares Zuin UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i1.15435

Palavras-chave:

Cultura digital, Autoridade, Narrativas literárias

Resumo

Este artigo discorre sobre a cultura digital e sua relação com a formação humana, segundo os princípios da Teoria crítica da sociedade. Após investigação de produções cientificas que estudam cultura digital reconhecidas pelo Banco de teses e dissertações da CAPES, entre 2010 e 2020, chamou a atenção a concentração das pesquisas na área da Comunicação em relação a área da Educação e as distintas relações de autoridade. Diante dessa produção observou-se que narrativas literárias digitais se destacam nas plataformas digitais e a mais conhecida no Brasil é a Spirit Fanfics, considerada como espaço significativo para o investimento de editoras e produção de videos e filmes. A partir das leituras de diferentes narrativas dessa plataforma, observou-se que os produtores ou autores dos textos se identificam como fãs de “heróis”, considerados como figuras de autoridade em diferentes gêneros literários. A autora e o autor desse artigo tiveram como objetivo refletir sobre os dados da relação fâ e herói das narrativas mais recentes do ano de 2021 da Plataforma Spirit Fanfics produzidas no Brasil para serem analisadas. A reflexão considerou a formação dos sujeitos em relação aos efeitos da cultura digital diante da promessa de vivência real dos consumidores de seus produtos.

Palavras-chave: Cultura digial; Autoridade; Narrativas literárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Ferreira Torres Pereira, Universidade Federal de Goiás

Pós-doutorado em Educação e Teoria Crítica pela Universidade Federal de São Carlos. Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás com ênfase na Teoria Crítica da Escola de Frankfurt realizado com programa de estudos supervisionado pelo PPGE da Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Teoria Crítica e Educação da UFSCar - Endereço de acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6252062747622313. Pós-doutorado em Educação na Universidade Federal de São Carlos. Mestrado em Educação realizado pela Universidade Federal de Goiás. Atuou como pesquisadora, com experiência na área de Pedagogia e Psicologia no Núcleo de Estudos em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte - NEVIDA. Pesquisadora registrada no diretório de pesquisa Teoria Crítica, Cultura e Educação Universidade Federal de Goiás (acesso ao diretório: dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/9589142141326535141933). Atua como docente no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação CEPAE UFG em regime de Dedicação Exclusiva e como Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. 

Antônio Alvaro Soares Zuin, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Professor-Titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1993), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), com Estágio Doutoral na Universidade Johann Wolfgang von Goethe, Alemanha (Bolsa do DAAD - Serviço alemão de intercâmbio acadêmico) e Pós-Doutorados em Filosofia da Educação pela Universidade de Leipzig, Alemanha, com bolsas CAPES e FAPESP, Psicologia da Educação pela Universidade de York, Inglaterra, com bolsas FAPESP e CAPES, e Sociologia da Educação pela Universidade Johann Wolfgang von Goethe, Alemanha, com bolsa CAPES/PRINT. Foi Chefe do Departamento de Educação da UFSCar no período de agosto de 2000 a setembro de 2002 e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar no período de dezembro de 2010 a agosto de 2011. No período de setembro de 2011 a maio de 2013 foi vice-coordenador do mesmo programa de pós-graduação. Recebeu vários recursos da FAPESP, tais como auxílio para pesquisa, auxílio para publicação de livro, bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado e auxílio para a realização de congressos internacionais. Foi Coordenador dos 24 Comitês Científicos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) durante o período de outubro de 2010 a outubro de 2012. É Editor-chefe da revista: "Educação e Sociedade" (CEDES/UNICAMP) e membro do conselho editorial da revista "Pädagogische Korrespondenz" (Frankfurt am Main, Alemanha). Recebeu o prêmio de menção honrosa, referente ao 5o. Prêmio ABEU 2019 (evento promovido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias), pela publicação do livro: "Publique, apareça ou pereça: produtivismo acadêmico, pesquisa administrada e plágio nos tempos da cultura digital", que foi escrito em parceria com Lucídio Bianchetti e Obdália Ferraz. É bolsista-pesquisador do CNPq desde 2003, Assessor da FAPESP desde 2000 e da CAPES desde 2012. No período de janeiro de 2014 a março de 2015 foi professor-visitante do Departamento de Educação da Universidade de York, Inglaterra, por meio dos programas de Intercâmbio com Grupos de Pesquisa do Exterior promovido pela FAPESP (BPE) e do programa Estágio Sênior no Exterior promovido pela CAPES. No período de março a agosto de 2020 foi professor-visitante do Departamento de Educação da Universidade Johann Wolfgang von Goethe, Frankfurt, Alemanha, por meio do programa Estágio Sênior no Exterior promovido pela CAPES. Membro suplente do Conselho Técnico-Científico do CEDES/UNICAMP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Cyberbullying, Tecnologias digitais e educação, Teoria Crítica e educação, Violência e Educação.

Referências

ADORNO, T. W. Aspectos do novo radicalismo de direita. São Paulo: Editora UNESP, 2020.

ADORNO, T. W. O caráter fetichista da música e a regressão da audição. In: Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 2000.

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leomar: Paz e Terra, 1995a. ADORNO, T. W. Palavras e sinais: modelos críticos 2, Trad. Maria Helena Ruschel. Petrópolis R.J.: Vozes,1995b.

ADORNO, T. W. Teoria Estética. Trad. Artur Morão. Lisboa - Portugal: Edições 70, 2008a.

ADORNO, T. W. Introdução a Sociologia. São Paulo: UNESP, 2008b.

ADORNO, T. W. Teoria da semiformação. Trad. Newton Ramos-de-Oliveira. In: PUCCI, Bruno; et al (org.). Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2010, p. 10 – 25.

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, Max. Temas básicos de sociologia. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Editora Cultrix e Universidade de São Paulo,1973.

ADORNO, T. W. HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

ANTUNES, D. C.; MAIA, Ari. F. “Big Data, exploração ubíqua e propaganda dirigida: novas facetas da indústria cultural”. In: Revista de Psicologia USP, v. 29, n. 02, 2018, p. 189-199.

BENJAMIN, W. O Narrador considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e ténica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 2016.

FREUD, S. O Ego e o Id e outros trabalhos”. In: FREUD, Sigmund. Obras completas. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

FREUD, S. Arte, literatura e os artistas. Trad. Ernani Chaves. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

FREUD, S. Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos [1914- 1916]. In: FREUD, Sigmund. Obras completas. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

HERBERT. M. Tecnologia, guerra e fascismo. São Paulo: Fundação Editora UNESP, 1999.

HOBSBAWN, Eric. A Era das Revoluções [1789-1848]. Trad. Sieni Maria Campos e Yolanda Steidel de Toledo. São Paulo: Paz e Terra, 2005

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Editora Aleph, 2006.

JENKINS, H. Os invasores de texto. São Paulo: Editora Aleph, 2004.

KANT, I. Textos seletos. Petrópolis: Vozes, 2008.

KOSELLECK, R. História dos conceitos. São Paulo: Contraponto, 2020.

MAU, S. The metric society: on the quantification of the social. Cambridge: Polity Pess, 2019.

PEREIRA, M. E. C. Pânico e desamparo: um estudo psicanalítico. São Paulo: Escuta, 2008.

RANK, O. O mito do nascimento do herói: uma interpretação psicológica dos mitos. São Paulo: Edipro, 2015

RANK, O. O trauma do nascimento e seu significado para a psicanálise. São Paulo: Cienbook, 2016.

SCOLARI, C. Nascidos na Era Digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2013.

Downloads

Publicado

30-05-2023

Como Citar

PEREIRA, M. F. T.; ZUIN, A. A. S. Fãs e heróis em narrativas digitais: autoridade, identidade e formação. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 01–21, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i1.15435. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15435. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos