Valorações e signos ideológicos nos saberes docentes de professores de Química

Autores

  • Diane Ferreira da Silva Dapieve Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcia Borin da Cunha Universidade Estadual do Oeste do Paraná https://orcid.org/0000-0002-3953-5198

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i1.15444

Palavras-chave:

Professor de Química, Formação docente, Saberes docentes

Resumo

A formação docente é objeto de estudo de muitos pesquisadores que almejam refletir sobre a prática docente. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi investigar no discurso dos professores, do curso de Química Licenciatura de universidades públicas e federais do estado do Paraná, os signos e valorações presentes nos saberes do professor com a divulgação científica (DC). A pesquisa é qualitativa e consistiu em duas etapas, o questionário online e a entrevista realizadas com professores que possuíam conhecimento e experiências com a DC. Foram entrevistados doze professores e aqui são apresentadas as análises oriundas de duas entrevistas. Os dados foram analisados de acordo com alguns pressupostos teóricos de Bakhtin e seu Círculo. Consideramos que os saberes docentes não estão estagnados, mas estão em constante modificação, reflexo da influência que o externo provoca no saber do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail (VOLOSHINOV, Valentin). Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução feita por Michael Lahud e Yara Frateschi Vieira. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

IMBERNÓN. Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. PIMENTA, Selma. Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007. pp. 15-34.

ALMEIDA, Maria Isabel; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagoga Universitária: valorizando o ensino e à docência na universidade. In: Barreiro, Iraíde Marques de Freitas; Barbosa, Raquel Lazzari Leite (org.). Formação de Educadores: inovação e tradição. São Paulo, Ed UNESP. 2020. p. 91 - 109. ISBN: 978-85-9546-386-8

SOUZA, Ana Luiza Lima. A História da Extensão Universitária. Campinas: Ed. Alínea, 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução feita por Sheila Grillo; Ekaterina Vólkova Américo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

Downloads

Publicado

17-08-2023

Como Citar

FERREIRA DA SILVA DAPIEVE, D.; BORIN DA CUNHA, M. Valorações e signos ideológicos nos saberes docentes de professores de Química. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 01–11, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i1.15444. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15444. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos