Valorações e signos ideológicos nos saberes docentes de professores de Química
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v12i1.15444Palavras-chave:
Professor de Química, Formação docente, Saberes docentesResumo
A formação docente é objeto de estudo de muitos pesquisadores que almejam refletir sobre a prática docente. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi investigar no discurso dos professores, do curso de Química Licenciatura de universidades públicas e federais do estado do Paraná, os signos e valorações presentes nos saberes do professor com a divulgação científica (DC). A pesquisa é qualitativa e consistiu em duas etapas, o questionário online e a entrevista realizadas com professores que possuíam conhecimento e experiências com a DC. Foram entrevistados doze professores e aqui são apresentadas as análises oriundas de duas entrevistas. Os dados foram analisados de acordo com alguns pressupostos teóricos de Bakhtin e seu Círculo. Consideramos que os saberes docentes não estão estagnados, mas estão em constante modificação, reflexo da influência que o externo provoca no saber do professor.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail (VOLOSHINOV, Valentin). Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução feita por Michael Lahud e Yara Frateschi Vieira. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
CARVALHO, Ana Maria Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
IMBERNÓN. Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. PIMENTA, Selma. Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007. pp. 15-34.
ALMEIDA, Maria Isabel; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagoga Universitária: valorizando o ensino e à docência na universidade. In: Barreiro, Iraíde Marques de Freitas; Barbosa, Raquel Lazzari Leite (org.). Formação de Educadores: inovação e tradição. São Paulo, Ed UNESP. 2020. p. 91 - 109. ISBN: 978-85-9546-386-8
SOUZA, Ana Luiza Lima. A História da Extensão Universitária. Campinas: Ed. Alínea, 2010.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução feita por Sheila Grillo; Ekaterina Vólkova Américo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ponto de Vista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.