O Livro Didático de Geografia

E os desafios da docência para aprendizagem

Autores

  • Gabriela Rodrigues da Silva Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i1.15469

Palavras-chave:

Educação, Geografia, Livro didático

Resumo

A obra intitulada "O livro didático de geografia e os desafios da docência para aprendizagem" resulta da colaboração entre diversos geógrafos e professores de geografia. Em seu escopo encontra-se uma série de artigos referentes ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e o processo de avaliação das coleções didáticas, enfocando, logicamente, o conteúdo-forma dos livros didáticos de geografia, que são disponibilizados às instituições de ensino brasileiras. Não obstante, discute-se o fato de o livro didático colocar-se enquanto um obstáculo a autonomia dos professores da educação básica, ao passo em que, muitas vezes, apresenta-se como o único recurso didático acessível para esses sujeitos. Em suma, o texto é rico em informações,  problematizações e soluções a curto prazo, já que apresenta alternativas complementares ao livro didático, logo, é leitura obrigatória para os licenciandos em geografia e os professores inseridos no contexto das escolas públicas brasileiras. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

TONINI, I. M., GOULART, L. G., SANTANA FILHO, M. M., MARTINS, R. E. W.; COSTELLA, R. Z. (Orgs.).: O livro didático de Geografia e os desafios da docência para aprendizagem. Porto Alegre: Editora Sulina, 2017. 278p. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/171377>.

Downloads

Publicado

31-08-2023

Como Citar

RODRIGUES DA SILVA, G. O Livro Didático de Geografia : E os desafios da docência para aprendizagem . Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 1, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i1.15469. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15469. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Resenhas