Revisão sistemática das revisões sobre o ensino da química no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.15532

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem de química, metodologias, pesquisas

Resumo

O objetivo desta revisão sistemática foi procurar artigos de revisão sobre o ensino de Química para o Ensino Médio, porque a partir das revisões é possível reunir muitos trabalhos representativos, e por intermédio dos relatos dos pesquisadores sobre esta temática é possível identificar e analisar o que está sendo produzido e estudado no âmbito da Química. Concluiu-se que atualmente há inúmeras ferramentas tecnológicas e metodologias ativas disponíveis, contudo de nada adianta esta disponibilidade se os docentes não forem preparados para atender ao bom uso delas e a escola não oferecer a infraestrutura e apoio adequados para auxiliar o professor, e cujo uso não seja o usar por usar ou porque está disponível. Foi possível perceber nitidamente que a região Norte do país merece uma especial atenção, por conta do baixo volume de pesquisas e de outras observações feitas pelos pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wladimyr Mattos Albano, FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz -RJ.  

Cristina Maria Carvalho Delou, Fundação Oswaldo Cruz

Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz -RJ.  

Referências

ALMEIDA, M. S.; LEÃO, M. F. Metodologias e Recursos Utilizados em Aulas para ensinar Quí-mica: Estado Da Arte Em Atas Do Enpec (2007-2015). Pesquisa em Foco, v. 22, n. 2, p. 117–137, 2017. https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1501.

ALMEIDA, C. S.; YAMAGUCHI, K. L.; SOUZA, A. O. O uso de indicadores ácido-base naturais no ensino de Química: uma revisão. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e175997243, p. 1-20, 2020. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7243

ANDRADE, M. A.; NÚÑEZ, I. B. Um panorama dos trabalhos apresentados nos Encontros Nacio-nais de Ensino de Química – ENEQ (2008-2014) e o estado da arte das temáticas modelos e mode-lagem científica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 2016, Natal. Anais...Natal: CRV, 2016.

AZEVEDO, C. N. N. Metodologias Ativas no processo de Ensino-Aprendizagem de Química: Uma revisão integrativa. 2021. Monografia (Licenciatura em Química) – Centro de Educação e Sa-úde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuieté, 2021.

BARRERA, E. C. G. Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs): Uma revisão sobre seu uso no Ensino Médio de Química no Brasil. 2018. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

BARRETO, U. R.; BEJARANO, N. R. R. O estado da arte sobre modelos a partir da filosofia da ciência e suas implicações para o ensino de Química. In: ENCONTRO NAIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia. Atas...Águas de Lindóia: ABRA-PEC, 2013, p. 1-8.

BARROS, C. F. Jogos no ensino de Química: um estado da arte sobre a revista Química nova na escola. 2015. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto de Química, Universidade de Brasí-lia, Brasília, 2015.

BORGES, R. S.; SÁ, É. R. A.; LUZ JÚNIOR, G. E. O “sim” do ensino de química às histórias em quadrinhos: um recorte do estado da arte. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 6, p. 205–227, 2021. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12274.

BOUZON, J. D.; BRANDÃO, J. B.; SANTOS, T. C.; CHRISPINO, Á. O Ensino de Química no Ensino CTS Brasileiro: Uma Revisão Bibliográfica de Publicações em Periódicos. Quím. Nova na Esc., v. 40, N. 3, p. 1–12, 2018. https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160126.

BRITO, M. M.; CUNHA, K. M. A.; NONATO, J. D.; SILVA, F. P. O uso da música no ensino de Química: uma revisão nos anais virtuais do Congresso Nacional de Química (CBQ). In: CON-GRESSO ONLINE NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA, BIOLOGIA E MATE-MÁTICA, 1., 2020, [online]. Anais...[online], 2020.

CALLEGARIO, L. J.; HYGINO, C. B.; ALVES, V. L. O.; LUNA, F. J.; LINHARES, M. P. The history of science in chemistry teaching: A review. Revista Virtual de Química, v. 7, n. 3, p. 977–991, 2015. https://doi.org/10.5935/1984-6835.20150053.

COELHO, S. F. F. Ensino de Química articulado a Educação Ambiental por meio da formula-ção de pesticida natural: revisão de literatura. 2021. Monografia (Licenciatura em Química) – Insti-tuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Macapá, 2021.

COSTA, Â. B.; ZOLTOWSKY, A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. P.; HOHENDORFF, J. V. (Orgs.). Manual de produção cien-tífica [recurso eletrônico], p. 56, Porto Alegre: Penso, 2014.

CRESPO, L. C.; GIACOMINI, R. As atividades lúdicas no ensino de Química: uma revisão da revista Química Nova na escola e das reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Química. In: EN-CONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas. Anais...Campinas: UEC, 2011.

DELAMUTA, B. H.; ASSAI, N. D. S.; SANCHEZ JUNIOR, S. L. O ensino de Química e as TDIC: uma revisão sistemática de literatura e uma proposta

de webquest para o ensino de Ligações Químicas. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. 1-23, 2020. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6839

DELAMUTA, B. H., COELHO NETO, J.; SANCHEZ JUNIOR, S. L.; ASSAI, N. D. S. O uso de aplicativos para o ensino de Química: uma revisão sistemática de literatura. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v.7, e 145621, 2021. http://10.31417/educitec.v7.1456.

FERREIRA, B. N.; SOUTO, E. B.; SILVA, L. M. B.; RAULINO, A. M. D.; SANTOS, J. C. O. A importância das aulas experimentais no ensino de Química: uma revisão integrativa. In: CONGRES-SO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS, 4., 2019, Campina Grande. Anais...Campina Grande: CONAPESC, 2019.

FERREIRA, M. P. Ferramentas Tecnológicas Disponíveis Gratuitamente para Uso no Ensino de Química: Uma Revisão Bibliográfica. Rev. Virtual de Quím., v. 11, n. 3, p. 1-13, 2019. https://rvq-sub.sbq.org.br/index.php/rvq/article/view/3081

FLOR, C. C.; CASSIANI, S. Estudos Envolvendo Linguagem E Educação Química No Período De 2000 a 2008 - Algumas Considerações. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 1, p. 181–193, 2012. https://doi.org/10.1590/1983-21172012140112.

FONSECA, C. V.; SANTOS, F. M. T. Educação Em Química, Formação E Trabalho Docente: Re-visão De Pesquisas Brasileiras (2002-2015). Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 2, p. 179-199, 2016. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p179.

FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S. L. The production of knowlegde of chemical education at the annual meetings of the Brazilian Chemical Society: A review. Química Nova, v. 31, n. 8, p. 2100–2110, 2008. https://doi.org/10.1590/S0100-40422008000800034.

GARCEZ, E. S. C. O Lúdico em Ensino de Química: um estudo do estado da arte. 2014. Disser-tação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Edu-cação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.

GOES, L. F. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: estado da arte no campo da Educação e no ensino da Química. 2014. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Pau-lo, 2014.

GOI, M. E. J.; BORBA, F. I. M. O. Metodologia de Resolução de Problemas articulada à experi-mentação no ensino de Ciências: Uma revisão de literatura realizada no Encontro Nacional de Ensi-no de Química. Revista Ciências & Ideias, v. 10, n.2, p. 169-189, 2019. https://doi.org/10.22047/2176-1477/2019.v10i2.1054.

GONÇALVES, R. P. N.; GOI, M. E. J. Uma revisão de literatura sobre o uso da experimentação no ensino de Química. Comunicações Piracicaba, v. 25, n. 3, p. 119-140, 2018. http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p119-140.

GONÇALVES, R. P. N.; GOI, M. E. J. Experimentação no ensino de química na educação básica: uma revisão de literatura. Revista Debates em Ensino de Química, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 136–152, 2020. http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2627.

GRAHALL, H. C.; FERNANDEZ, C.; NOGUEIRA, K. S. C. Um estado da arte sobre reações redox no contexto do ensino de química no Brasil. Scientia Naturalis, v. 3, n. 3, p. 971–995, 2021. https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/5728.

GUEDES, M. G. M.; ARAÚJO, A. T.; SANTOS, M. S. A presença e a contribuição de Paulo Frei-re: Uma revisão nos trabalhos apresentados nos Encontros Nacionais de Ensino de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Floria-nópolis. Atas...Florianópolis: UFSC, 2017, p. 971-995

GUERRA, M. H. F. S.; VASCONCELOS, A. K. P.; SAMPAIO, C. G.; SALDANHA, G. C. B. Ensaio sobre os Obstáculos Epistemológicos presentes em estratégias metodológicas no Ensino de Química, uma revisão da bibliografia. Research, Society and Development, v. 8, n. 7, p. e15871113, 2019. https://doi.org/10.33448/rsd-v8i7.1113.

KITCHENHAM, B. Procedures for Performing Systematic Reviews. UK: Keele University, 2004.

KUNDLATSCH, A.; CORTELA, B. S. C. Uma revisão de base cienciométrica sobre as Histórias em Quadrinhos no Ensino de Química: uma análise do ENPEC, ENEQ e RASBQ. Revista Eletrô-nica Ludus Scientiae, v. 2, n. 2, p. 1–13, 2019. https://doi.org/10.30691/relus.v2i2.1480.

LEITE, B. S. Breve estado da arte da Web 2.0 no Ensino de Química: análise das produções em periódicos e congressos científicos. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 27, n. 3, p. 265–284, 2019. https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.03.265.

LEMES, A. F. G.; PORTO, P. A. Introdução à filosofia da química: uma revisão bibliográfica das questões mais discutidas na área e sua importância para o ensino de química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 3, p. 121–147, 2013. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4274.

LOCATELLI, A.; ZOCH, A. N.; AMARAL, L. C. Z. Enfoque CTS no ensino de Química: Uma pesquisa do “estado da arte”. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 5, n. 1, p. 34-47, 2015. https://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v5i1.1466.

LOCATELLI, Aline; ZOCH, Alana Neto; TRENTIN, Marco Antonio Sandini. TICs no Ensino de Química: Um Recorte do “Estado da Arte”. Revista Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1–12, 2015. http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/.

LOPES, D. C.; SOUZA, M. A. F.; GOMES, J. E. H. Revisão Bibliográfica de artigos que aplica-ram gamificação no ensino de Química. Repositório. Disponível em: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/bitstream/prefix/391/1/LOPES%20%282021%29%20-%20Revis%C3%A3o%20bibliogr%C3%A1fica%20de%20artigos.pdf

MARTINS, F. R.; DELOU, C. M. C.; CARDOSO, F. S. O papel da experimentação como proposta no Ensino de Química: Uma revisão das publicações na revista Química Nova na Escola. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, p. 142–155, 2019. http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/5091.

MAZZUCO, A. E. R.; KRASSMANN, A. L.; BASTIANI, E.; REATEGUI, E. B. Revisão de Lite-ratura Sobre o Uso da Realidade Aumentada no Ensino de Química. Renote, v. 19, n. 1, p. 402–412, 2021. https://doi.org/10.22456/1679-1916.118530.

MIRANDA, S. E. O.; SOUZA, M. D.; RAMOS, K. A. O estado da arte do lúdico aplicado ao en-sino de Química no Brasil. Revista Ciranda, v. 1, n.2, p. 77-89, 2018. https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/453

NOGUEIRA, K. S. C.; FERNANDEZ, C. Estado da arte sobre o PIBID como espaço de formação de professores no contexto do ensino de Química. Revista Ensaio, v. 21, e13136, p. 1-27, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172019210128

PEREIRA NETO, A. Uma revisão de literatura no ensino da Química sob vista das Ciências Nucleares no Ensino. 2020. Monografia (Licenciatura em Química) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2020.

PRADO, L. Quais relações estabelecidas entre o ensino de Química, Educação Ambiental e o enfoque CTS? Um estado da arte de alguns periódicos nacionais. 2012. Monografia (Licenciatu-ra em Química) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2012.

RAMO, L. B. Metodologias para o Ensino de Química na modalidade EJA: uma revisão sistemática da literatura. Revista Debates em Ensino de Química, v. 5, n. 2, p. 109–125, 2019. http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2345

REPPOLD, D. P.; RAPKIEWICZ, C. E. Ensino de Química e TIC: uma Revisão Bibliográfica. In: SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 28., 2016, Porto Alegre. Anais...Porto Alegre: UFRGS, 2016.

RIBEIRO, A. A.; GRECA, I. M. Simulações computacionais e ferramentas de modelização em educação química. Química Nova, v. 26, n. 4, p. 542–549, 2003. https://doi.org/10.1590/S0100-40422003000400017.

SAN’TANA, C. F.; CASTRO, D. L. Cenário das produções acadêmicas acerca do uso de metodo-logias ativas no ensino de química: uma revisão dos últimos 8 anos. Scientia Naturalis, v. 1, n. 5, p. 194–205, 2019. https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/3177.

SANT’ANA, C. F.; MOREIRA, L. M. Possibilidades do Teatro Científico no ensino de Química: Uma revisão de pesquisas nacionais dos últimos 5 anos. Scientia Naturalis, v. 3, n. 2, p. 399-412, 2021. https://periodicos.ufac.br/revista/index.php/SciNat

SANTOS, J. F.; SOUZA, G. A. P. A experimentação nas aulas de química do ensino médio: uma revisão sistemática nos ENEQs de 2008 a 2018. Scientia Naturalis, v. 1, n. 1, p. 72-78, 2019. https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/2393.

SANTOS NETO, M. B.; ALMEIDA, S. N.; FEITOSA, R. A. Uso de objetos de aprendizagem para abstração no ensino de Química: Estado da arte. Caminhos da Educação Matemática em Revis-ta/Online, v. 8, n. 2, p. 128-140. https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/206

SILVA, L. G. P.; RUFINO, H. L. P. Revisão sistemática sobre as vantagens e desafios no uso de realidade aumentada como ferramenta pedagógica no ensino médio. Educação, v. 46, n. 1, e38/p. 1-31. 2021. doi:https://doi.org/10.5902/1984644442392

SIMÕES SILVA, K. Práticas Sustentáveis e Contextualizadas para o Ensino de Química: uma análise a partir de revisão bibliográfica. 2020. Monografia (Pós-graduação Lato Sensu em Formação de Professores e Práticas Educativas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goia-no, Rio Verde, 2020.

SOARES, M. H. F. B.; GARCEZ, E. S. C. Um Estudo do Estado da Arte Sobre a Utilização do Lúdico em Ensino de Química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 1, p. 183–214, 2017. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017171183.

SOUSA, B. L. S.; BEZERRA, C. W. B.; SILVA, J. R. S.; CANTANHEDE, S. C. S.; CATA-NHEDE, L. B. Cenário das publicações CTS/CTSA no ensino de química: revisão bibliográfica de publicações no portal de periódicos da CAPES/CAFE. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 11, p. 27267–27283, 2019. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-335.

SOUSA, F. E. I.; VERAS-DOS-SANTOS, D. S.; VERAS, E. N. O. O Estado Da Arte Do Ensino Da Química No Brasil, 2000-2014. Cadernos Cajuína, v. 1, n. 3, p. 44, 2016. https://doi.org/10.52641/cadcaj.v1i3.30.

SOUZA, L. D.; SILVA, B. V.; ARAUJO NETO, W. N.; REZENDE, M. J. C. Tecnologias Digitais no Ensino de Química: Uma Breve Revisão das Categorias e Ferramentas Disponíveis. Rev. Virtual de Quím., v. 13, n. 3, p. 713-746, 2021. https://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20210041

VENTURA, L. A. A reciclagem de diferentes materiais como tema gerador: Uma revisão biblio-gráfica e uma proposta para o ensino de Química. 2018. Monografia (Licenciatura em Química) – Departamento de Ciências Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2018.

Downloads

Publicado

28-06-2024

Como Citar

ALBANO, W. M.; DELOU, C. M. C. Revisão sistemática das revisões sobre o ensino da química no Brasil. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–18, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.15532. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15532. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos