Revisão sistemática das revisões sobre o ensino da química no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.15532Palavras-chave:
ensino-aprendizagem de química, metodologias, pesquisasResumo
O objetivo desta revisão sistemática foi procurar artigos de revisão sobre o ensino de Química para o Ensino Médio, porque a partir das revisões é possível reunir muitos trabalhos representativos, e por intermédio dos relatos dos pesquisadores sobre esta temática é possível identificar e analisar o que está sendo produzido e estudado no âmbito da Química. Concluiu-se que atualmente há inúmeras ferramentas tecnológicas e metodologias ativas disponíveis, contudo de nada adianta esta disponibilidade se os docentes não forem preparados para atender ao bom uso delas e a escola não oferecer a infraestrutura e apoio adequados para auxiliar o professor, e cujo uso não seja o usar por usar ou porque está disponível. Foi possível perceber nitidamente que a região Norte do país merece uma especial atenção, por conta do baixo volume de pesquisas e de outras observações feitas pelos pesquisadores.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. S.; LEÃO, M. F. Metodologias e Recursos Utilizados em Aulas para ensinar Quí-mica: Estado Da Arte Em Atas Do Enpec (2007-2015). Pesquisa em Foco, v. 22, n. 2, p. 117–137, 2017. https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1501.
ALMEIDA, C. S.; YAMAGUCHI, K. L.; SOUZA, A. O. O uso de indicadores ácido-base naturais no ensino de Química: uma revisão. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e175997243, p. 1-20, 2020. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7243
ANDRADE, M. A.; NÚÑEZ, I. B. Um panorama dos trabalhos apresentados nos Encontros Nacio-nais de Ensino de Química – ENEQ (2008-2014) e o estado da arte das temáticas modelos e mode-lagem científica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 2016, Natal. Anais...Natal: CRV, 2016.
AZEVEDO, C. N. N. Metodologias Ativas no processo de Ensino-Aprendizagem de Química: Uma revisão integrativa. 2021. Monografia (Licenciatura em Química) – Centro de Educação e Sa-úde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuieté, 2021.
BARRERA, E. C. G. Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs): Uma revisão sobre seu uso no Ensino Médio de Química no Brasil. 2018. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
BARRETO, U. R.; BEJARANO, N. R. R. O estado da arte sobre modelos a partir da filosofia da ciência e suas implicações para o ensino de Química. In: ENCONTRO NAIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia. Atas...Águas de Lindóia: ABRA-PEC, 2013, p. 1-8.
BARROS, C. F. Jogos no ensino de Química: um estado da arte sobre a revista Química nova na escola. 2015. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto de Química, Universidade de Brasí-lia, Brasília, 2015.
BORGES, R. S.; SÁ, É. R. A.; LUZ JÚNIOR, G. E. O “sim” do ensino de química às histórias em quadrinhos: um recorte do estado da arte. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 6, p. 205–227, 2021. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12274.
BOUZON, J. D.; BRANDÃO, J. B.; SANTOS, T. C.; CHRISPINO, Á. O Ensino de Química no Ensino CTS Brasileiro: Uma Revisão Bibliográfica de Publicações em Periódicos. Quím. Nova na Esc., v. 40, N. 3, p. 1–12, 2018. https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160126.
BRITO, M. M.; CUNHA, K. M. A.; NONATO, J. D.; SILVA, F. P. O uso da música no ensino de Química: uma revisão nos anais virtuais do Congresso Nacional de Química (CBQ). In: CON-GRESSO ONLINE NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA, BIOLOGIA E MATE-MÁTICA, 1., 2020, [online]. Anais...[online], 2020.
CALLEGARIO, L. J.; HYGINO, C. B.; ALVES, V. L. O.; LUNA, F. J.; LINHARES, M. P. The history of science in chemistry teaching: A review. Revista Virtual de Química, v. 7, n. 3, p. 977–991, 2015. https://doi.org/10.5935/1984-6835.20150053.
COELHO, S. F. F. Ensino de Química articulado a Educação Ambiental por meio da formula-ção de pesticida natural: revisão de literatura. 2021. Monografia (Licenciatura em Química) – Insti-tuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Macapá, 2021.
COSTA, Â. B.; ZOLTOWSKY, A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. P.; HOHENDORFF, J. V. (Orgs.). Manual de produção cien-tífica [recurso eletrônico], p. 56, Porto Alegre: Penso, 2014.
CRESPO, L. C.; GIACOMINI, R. As atividades lúdicas no ensino de Química: uma revisão da revista Química Nova na escola e das reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Química. In: EN-CONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas. Anais...Campinas: UEC, 2011.
DELAMUTA, B. H.; ASSAI, N. D. S.; SANCHEZ JUNIOR, S. L. O ensino de Química e as TDIC: uma revisão sistemática de literatura e uma proposta
de webquest para o ensino de Ligações Químicas. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. 1-23, 2020. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6839
DELAMUTA, B. H., COELHO NETO, J.; SANCHEZ JUNIOR, S. L.; ASSAI, N. D. S. O uso de aplicativos para o ensino de Química: uma revisão sistemática de literatura. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v.7, e 145621, 2021. http://10.31417/educitec.v7.1456.
FERREIRA, B. N.; SOUTO, E. B.; SILVA, L. M. B.; RAULINO, A. M. D.; SANTOS, J. C. O. A importância das aulas experimentais no ensino de Química: uma revisão integrativa. In: CONGRES-SO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS, 4., 2019, Campina Grande. Anais...Campina Grande: CONAPESC, 2019.
FERREIRA, M. P. Ferramentas Tecnológicas Disponíveis Gratuitamente para Uso no Ensino de Química: Uma Revisão Bibliográfica. Rev. Virtual de Quím., v. 11, n. 3, p. 1-13, 2019. https://rvq-sub.sbq.org.br/index.php/rvq/article/view/3081
FLOR, C. C.; CASSIANI, S. Estudos Envolvendo Linguagem E Educação Química No Período De 2000 a 2008 - Algumas Considerações. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 1, p. 181–193, 2012. https://doi.org/10.1590/1983-21172012140112.
FONSECA, C. V.; SANTOS, F. M. T. Educação Em Química, Formação E Trabalho Docente: Re-visão De Pesquisas Brasileiras (2002-2015). Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 2, p. 179-199, 2016. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p179.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S. L. The production of knowlegde of chemical education at the annual meetings of the Brazilian Chemical Society: A review. Química Nova, v. 31, n. 8, p. 2100–2110, 2008. https://doi.org/10.1590/S0100-40422008000800034.
GARCEZ, E. S. C. O Lúdico em Ensino de Química: um estudo do estado da arte. 2014. Disser-tação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Edu-cação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
GOES, L. F. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: estado da arte no campo da Educação e no ensino da Química. 2014. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Pau-lo, 2014.
GOI, M. E. J.; BORBA, F. I. M. O. Metodologia de Resolução de Problemas articulada à experi-mentação no ensino de Ciências: Uma revisão de literatura realizada no Encontro Nacional de Ensi-no de Química. Revista Ciências & Ideias, v. 10, n.2, p. 169-189, 2019. https://doi.org/10.22047/2176-1477/2019.v10i2.1054.
GONÇALVES, R. P. N.; GOI, M. E. J. Uma revisão de literatura sobre o uso da experimentação no ensino de Química. Comunicações Piracicaba, v. 25, n. 3, p. 119-140, 2018. http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p119-140.
GONÇALVES, R. P. N.; GOI, M. E. J. Experimentação no ensino de química na educação básica: uma revisão de literatura. Revista Debates em Ensino de Química, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 136–152, 2020. http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2627.
GRAHALL, H. C.; FERNANDEZ, C.; NOGUEIRA, K. S. C. Um estado da arte sobre reações redox no contexto do ensino de química no Brasil. Scientia Naturalis, v. 3, n. 3, p. 971–995, 2021. https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/5728.
GUEDES, M. G. M.; ARAÚJO, A. T.; SANTOS, M. S. A presença e a contribuição de Paulo Frei-re: Uma revisão nos trabalhos apresentados nos Encontros Nacionais de Ensino de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Floria-nópolis. Atas...Florianópolis: UFSC, 2017, p. 971-995
GUERRA, M. H. F. S.; VASCONCELOS, A. K. P.; SAMPAIO, C. G.; SALDANHA, G. C. B. Ensaio sobre os Obstáculos Epistemológicos presentes em estratégias metodológicas no Ensino de Química, uma revisão da bibliografia. Research, Society and Development, v. 8, n. 7, p. e15871113, 2019. https://doi.org/10.33448/rsd-v8i7.1113.
KITCHENHAM, B. Procedures for Performing Systematic Reviews. UK: Keele University, 2004.
KUNDLATSCH, A.; CORTELA, B. S. C. Uma revisão de base cienciométrica sobre as Histórias em Quadrinhos no Ensino de Química: uma análise do ENPEC, ENEQ e RASBQ. Revista Eletrô-nica Ludus Scientiae, v. 2, n. 2, p. 1–13, 2019. https://doi.org/10.30691/relus.v2i2.1480.
LEITE, B. S. Breve estado da arte da Web 2.0 no Ensino de Química: análise das produções em periódicos e congressos científicos. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 27, n. 3, p. 265–284, 2019. https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.03.265.
LEMES, A. F. G.; PORTO, P. A. Introdução à filosofia da química: uma revisão bibliográfica das questões mais discutidas na área e sua importância para o ensino de química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 3, p. 121–147, 2013. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4274.
LOCATELLI, A.; ZOCH, A. N.; AMARAL, L. C. Z. Enfoque CTS no ensino de Química: Uma pesquisa do “estado da arte”. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 5, n. 1, p. 34-47, 2015. https://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v5i1.1466.
LOCATELLI, Aline; ZOCH, Alana Neto; TRENTIN, Marco Antonio Sandini. TICs no Ensino de Química: Um Recorte do “Estado da Arte”. Revista Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1–12, 2015. http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/.
LOPES, D. C.; SOUZA, M. A. F.; GOMES, J. E. H. Revisão Bibliográfica de artigos que aplica-ram gamificação no ensino de Química. Repositório. Disponível em: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/bitstream/prefix/391/1/LOPES%20%282021%29%20-%20Revis%C3%A3o%20bibliogr%C3%A1fica%20de%20artigos.pdf
MARTINS, F. R.; DELOU, C. M. C.; CARDOSO, F. S. O papel da experimentação como proposta no Ensino de Química: Uma revisão das publicações na revista Química Nova na Escola. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, p. 142–155, 2019. http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/5091.
MAZZUCO, A. E. R.; KRASSMANN, A. L.; BASTIANI, E.; REATEGUI, E. B. Revisão de Lite-ratura Sobre o Uso da Realidade Aumentada no Ensino de Química. Renote, v. 19, n. 1, p. 402–412, 2021. https://doi.org/10.22456/1679-1916.118530.
MIRANDA, S. E. O.; SOUZA, M. D.; RAMOS, K. A. O estado da arte do lúdico aplicado ao en-sino de Química no Brasil. Revista Ciranda, v. 1, n.2, p. 77-89, 2018. https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/453
NOGUEIRA, K. S. C.; FERNANDEZ, C. Estado da arte sobre o PIBID como espaço de formação de professores no contexto do ensino de Química. Revista Ensaio, v. 21, e13136, p. 1-27, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172019210128
PEREIRA NETO, A. Uma revisão de literatura no ensino da Química sob vista das Ciências Nucleares no Ensino. 2020. Monografia (Licenciatura em Química) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2020.
PRADO, L. Quais relações estabelecidas entre o ensino de Química, Educação Ambiental e o enfoque CTS? Um estado da arte de alguns periódicos nacionais. 2012. Monografia (Licenciatu-ra em Química) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2012.
RAMO, L. B. Metodologias para o Ensino de Química na modalidade EJA: uma revisão sistemática da literatura. Revista Debates em Ensino de Química, v. 5, n. 2, p. 109–125, 2019. http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2345
REPPOLD, D. P.; RAPKIEWICZ, C. E. Ensino de Química e TIC: uma Revisão Bibliográfica. In: SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 28., 2016, Porto Alegre. Anais...Porto Alegre: UFRGS, 2016.
RIBEIRO, A. A.; GRECA, I. M. Simulações computacionais e ferramentas de modelização em educação química. Química Nova, v. 26, n. 4, p. 542–549, 2003. https://doi.org/10.1590/S0100-40422003000400017.
SAN’TANA, C. F.; CASTRO, D. L. Cenário das produções acadêmicas acerca do uso de metodo-logias ativas no ensino de química: uma revisão dos últimos 8 anos. Scientia Naturalis, v. 1, n. 5, p. 194–205, 2019. https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/3177.
SANT’ANA, C. F.; MOREIRA, L. M. Possibilidades do Teatro Científico no ensino de Química: Uma revisão de pesquisas nacionais dos últimos 5 anos. Scientia Naturalis, v. 3, n. 2, p. 399-412, 2021. https://periodicos.ufac.br/revista/index.php/SciNat
SANTOS, J. F.; SOUZA, G. A. P. A experimentação nas aulas de química do ensino médio: uma revisão sistemática nos ENEQs de 2008 a 2018. Scientia Naturalis, v. 1, n. 1, p. 72-78, 2019. https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/2393.
SANTOS NETO, M. B.; ALMEIDA, S. N.; FEITOSA, R. A. Uso de objetos de aprendizagem para abstração no ensino de Química: Estado da arte. Caminhos da Educação Matemática em Revis-ta/Online, v. 8, n. 2, p. 128-140. https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/206
SILVA, L. G. P.; RUFINO, H. L. P. Revisão sistemática sobre as vantagens e desafios no uso de realidade aumentada como ferramenta pedagógica no ensino médio. Educação, v. 46, n. 1, e38/p. 1-31. 2021. doi:https://doi.org/10.5902/1984644442392
SIMÕES SILVA, K. Práticas Sustentáveis e Contextualizadas para o Ensino de Química: uma análise a partir de revisão bibliográfica. 2020. Monografia (Pós-graduação Lato Sensu em Formação de Professores e Práticas Educativas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goia-no, Rio Verde, 2020.
SOARES, M. H. F. B.; GARCEZ, E. S. C. Um Estudo do Estado da Arte Sobre a Utilização do Lúdico em Ensino de Química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 1, p. 183–214, 2017. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017171183.
SOUSA, B. L. S.; BEZERRA, C. W. B.; SILVA, J. R. S.; CANTANHEDE, S. C. S.; CATA-NHEDE, L. B. Cenário das publicações CTS/CTSA no ensino de química: revisão bibliográfica de publicações no portal de periódicos da CAPES/CAFE. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 11, p. 27267–27283, 2019. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-335.
SOUSA, F. E. I.; VERAS-DOS-SANTOS, D. S.; VERAS, E. N. O. O Estado Da Arte Do Ensino Da Química No Brasil, 2000-2014. Cadernos Cajuína, v. 1, n. 3, p. 44, 2016. https://doi.org/10.52641/cadcaj.v1i3.30.
SOUZA, L. D.; SILVA, B. V.; ARAUJO NETO, W. N.; REZENDE, M. J. C. Tecnologias Digitais no Ensino de Química: Uma Breve Revisão das Categorias e Ferramentas Disponíveis. Rev. Virtual de Quím., v. 13, n. 3, p. 713-746, 2021. https://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20210041
VENTURA, L. A. A reciclagem de diferentes materiais como tema gerador: Uma revisão biblio-gráfica e uma proposta para o ensino de Química. 2018. Monografia (Licenciatura em Química) – Departamento de Ciências Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.