Revisão sistemática das revisões sobre o ensino da química no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.15532

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem de química, metodologias, pesquisas

Resumo

O objetivo desta revisão sistemática foi procurar artigos de revisão sobre o ensino de Química para o Ensino Médio, porque a partir das revisões é possível reunir muitos trabalhos representativos, e por intermédio dos relatos dos pesquisadores sobre esta temática é possível identificar e analisar o que está sendo produzido e estudado no âmbito da Química. Concluiu-se que atualmente há inúmeras ferramentas tecnológicas e metodologias ativas disponíveis, contudo de nada adianta esta disponibilidade se os docentes não forem preparados para atender ao bom uso delas e a escola não oferecer a infraestrutura e apoio adequados para auxiliar o professor, e cujo uso não seja o usar por usar ou porque está disponível. Foi possível perceber nitidamente que a região Norte do país merece uma especial atenção, por conta do baixo volume de pesquisas e de outras observações feitas pelos pesquisadores.

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Biografia do Autor

Wladimyr Mattos Albano, FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz -RJ.  

Cristina Maria Carvalho Delou, Fundação Oswaldo Cruz

Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz -RJ.  

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Publicado

28-06-2024

Como Citar

ALBANO, W. M.; DELOU, C. M. C. Revisão sistemática das revisões sobre o ensino da química no Brasil. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–18, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.15532. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15532. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos