O Infinito Pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i1.15547

Palavras-chave:

fazer pedagógico; (re)inventar; ser professor.

Resumo

A poesia concreta que surgiu em meados dos anos 50 do século XX, tem como principais representantes desse experimento gráfico-visual, os poetas Augusto e Haroldo Campos, além de Décio Pignatari. Quanto aos procedimentos poéticos da poesia concretista, é perceptível que a palavra ocupa um espaço-tempo diferenciado, o que permite a superação da leitura comum – que ocorre da esquerda para a direita – em detrimento da exploração de novas formas de leitura, novos rearranjos semânticos e sintáticos, conduzindo a múltiplas interpretações. A seguir uma paródia da poesia concreta de Décio Pignatari “O infinito dos teus olhos me faz encontrar...”, na qual a perspectiva temática passa a ser o cotidiano do fazer pedagógico num processo infinito de se (re)inventar a cada dia.

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Biografia do Autor

Geovânia de Souza Andrade Maciel, Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professora EBTT de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira - IFRO Campus Ji- Paraná - RO Doutoranda em Educação - UNIR Mestra em Letras - UNIR Membro do Grupo de pesquisa Estudos em Leitura, Linguagens e Identidade Cultural - GELLIC, do IFRO, Campus Ji-Paraná-RO Membro do Grupo de Pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Celular: (69) 98495-0728 http://lattes.cnpq.br/4854501636346902 

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Publicado

13-11-2023

Como Citar

MACIEL, G. de S. A. O Infinito Pedagógico. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 01–01, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i1.15547. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15547. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Outros Olhares