A relação público-privado na educação especial em Marabá-Pará
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.15613Palavras-chave:
educação especial, política educacional, público e privado em educaçãoResumo
Este estudo tem como objetivo problematizar a relação público-privado na educação especial, no contexto da reforma do Estado brasileiro, ao mesmo tempo, em que ressalta a configuração desta relação entre a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e o Poder Público, no município de Marabá, no Estado do Pará. Parte-se da premissa de que a educação especial apresenta avanços no campo da legislação e da política educacional, mas carece de maior apoio financeiro do Poder Público para ofertar um processo de escolarização com qualidade nas escolas públicas, no contraponto ao fortalecimento de instituições privadas. Como metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa em pesquisa educacional, com estudo de caso em Marabá (PA). Os dados foram coletados em fontes documentais, advindas principalmente de organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas, do Ministério da Educação e da Prefeitura Municipal de Marabá. Estudos teóricos subsidiaram o processo da pesquisa e análise das informações. Dentre os resultados, ressalta-se que, em Marabá, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais vem recebendo repasse de recursos públicos do Poder local para o desenvolvimento de suas atividades, configurando como relação público-privado, o que nos leva a problematizar a lógica da inclusão/exclusão relacionada ao apoio financeiro do Estado.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Administração e Reforma do Estado. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, DF: MARE, 1995. Disponível em: http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/planodiretor/planodiretor.pdf. Acesso em: 09 dez. 2018.
______. Decreto Nº 6.571, de 17 de setembro de 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/decreto/d6571.htm Acesso em: 18 jul. 2018.
_____. Ministério da Educação. Manual de Orientação do Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. Brasília, DF: MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ index.php?option=com_docman&view=download&alias=9936-manual-orientacao-programa-implantacao-salas-recursos-multifuncionais&Itemid=30192. Acesso em: 10 jun. 2017.
______. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Disponível em: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/Educacao/Legislacao/Federal/Decreto_nº_7611_171111_EducaçãoEspecial.pdf. Acesso em: 18 jul. 2018.
______. A consolidação da inclusão escolar no Brasil 2003 a 2016. Diretora de Políticas de Educação Especial do Ministério da Educação. Brasília, DF: MEC, 2016. Disponível em: http://www.ufpb.br/cia/contents/manuais/a-consolidacao-da-inclusao-escolar-no-brasil-2003-a-2016.pdf/view. Acesso em: 18 jul. 2018.
______. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Plano de Ações Articuladas. Brasília, DF: MEC, 2017a. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/par/sobre-o-plano-ou-programa/ preguntas-frequentes-2. Acesso em: 28 jul. 2020.
_______. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Sigef - Sistema Integrado de Gestão Financeira do ano de 2016. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/sigefweb/index.php/ liberacoes/resultado-entidade/ano/2016/municipio/150420/programa/A3/cnpj/01711946000129. Acesso em: 18 jul. 2018.
______. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Sigef - Sistema Integrado de Gestão Financeira do ano de 2017. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/sigefweb/index.php/ liberacoes/resultado-entidade/ano/2017/municipio/150420/programa/A3/cnpj/01711946000129. Acesso em: 18 jul. 2018.
______. INEP. Censo Escolar: resultados e resumos do ano de 2015. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos. Acesso em: 04 jan. 2019.
______. INEP. Censo Escolar: resultados e resumos do ano de 2016. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos. Acesso em: 04 jan. 2019.
______. INEP. Censo Escolar: resultados e resumos do ano de 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos. Acesso em: 04 jan. 2019.
______. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017b.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996.
______. Exclusão e/ou Desigualdade Social? Questões teóricas e político-práticas. Cadernos de Educação. FAE/PPGE/UFPel. Pelotas, n. 37, p. 417-442, set./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1593. Acesso em: 10 jan. 2017.
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Educação especial na perspectiva inclusiva: determinantes econômicos e políticos. Revista Comunicações, Piracicaba, v. 23, n. 3, número especial, p. 7-26, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp7-26. Acesso em: 15 out. 2018.
GENTILI, Pablo. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: SILVA, T. T. da; GENTILI, P. (org.). Escola S.A.: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília, DF: CNTE, 1996. p. 9-49.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama do Brasil, Pará e Marabá. Ano de 2019. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/panorama Acesso em: 04 jan. 2019.
KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. Educar em Revista, Curitiba, n. 41, p. 61-79, jul./set. 2011.
LAPLANE, Adriana Lia Friszman de; CAIADO, Katia Regina; KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. As relações público-privada na educação especial: tendências atuais no Brasil. Revista Teias, v. 17, n. 46, jul./set. 2016. Observatórios de Educação Especial e Inclusão Escolar. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/25497. Acesso em: 25 jul. 2018.
MARABÁ. Prefeitura Municipal de Marabá. Termo Nº 0012/2016, de 30 de junho de 2016. Marabá, PA, 2016.
______. Prefeitura Municipal de Marabá. Termo de Convênio Nº 01/2017, de 15 de fevereiro de 2017. Marabá, PA, 2017.
______. Câmara Municipal de Marabá. Notícia, Marabá, PA, 2018. Disponível em: http://www.maraba.pa.leg.br/institucional/noticias/coordenacao-da-apae-agradece-apoio-de-vereadores-na-mantencao-da-entidade. Acesso em: 20 jan. 2019.
MELETTI, Silvia Márcia Ferreira; RIBEIRO, Karen. Indicadores Educacionais sobre a Educação Especial no Brasil. Cad. Cedes [online], v. 34, n. 93, p. 175-189, 2014. ISSN 0101-3262. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622014000200003. Acesso em: 10 jun. 2018.
MENDES, Enicéia Gonçalves; MALHEIRO, Cícera A. Lima. Sala de recursos multifuncionais: é possível um serviço “tamanho único” de atendimento educacional especializado? In: MIRANDA, Teresinha G.; GALVÃO FILHO, Teófilo A. O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 349-365.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). A Inclusão Social e os Direitos das Pessoas com Deficiência no Brasil: uma Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. Brasília, DF, dez. 2013. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2015/07/UN_Position_Paper-People _with_Disabilities.pdf. Acesso em: 12 jun. 2017.
PEREIRA, Mírian Rosa. Política Pública de Acesso à Educação às Pessoas com Deficiência a partir do Plano Viver sem Limite. In: JORNADA INTERNACIONAL POLÍTICAS PÚBLICAS (JOINPP), 7., São Luís, 22-25 ago. 2017. Anais [...]. São Luís: PPGPP/UFMA, 2017. Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2017/pdfs/eixo13/politicapublicadeacessoaeduca caoaspessoascomdeficienciaapartirdoplanoviversemlimite.pdf Acesso em: 05 jul. 2018.
______. Um estudo sobre a inclusão escolar e os recursos financeiros para o atendimento dos alunos com deficiência, no município de Marabá-PA. Orientadora: Maria Edilene dos Santos Ribeiro. 2019. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.
PERONI, Vera Maria Vidal. Conexões entre o público e o privado no financiamento e gestão da escola pública. EccoS – Revista Científica, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 111-132, jan./jun. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/715/71580106.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.
______. Múltiplas formas de materialização do privado na educação básica pública do Brasil: sujeitos e conteúdos da proposta. Revista Currículo sem fronteiras, v. 18, n. 1, p. 212-238, jan./abr. 2018. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/ vol18iss1articles/peroni.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.
SANFELICE, José Luís. Inclusão Educacional no Brasil: limites e possibilidades. Revista de Educação PUC-Campinas, n. 21, p. 29-40, nov. 2006. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/viewFile/206/189. Acesso em 10 jul. 2018.
SANTOS, Natália Gomes dos. Os indicadores educacionais das instituições especiais no Brasil: a manutenção dos serviços segregados na educação especial. 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2016.
SAVIANI, Dermeval. PDE – Plano de Desenvolvimento da educação: análise crítica da política do MEC. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
SIMIONATTO, Ivete. Reforma do Estado ou modernização conservadora? Portal eletrônico Gramsci e o Brasil, 2000. Disponível em: https://www.acessa.com/gramsci/?id=56&page= visualizar. Acesso em: 16 dez. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.