ComplexMidiaLibras: uma estratégia de ensino inclusivo baseada em mídias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i2.15629

Palavras-chave:

Criança surda, Ensino de Matemática, Inclusão, Transmídia

Resumo

Este artigo descreve a avaliação, realizada por professores do Ensino Fundamental – anos iniciais, de uma plataforma digital, denominada ComplexMidiaLibras, que utilizaram para ensinar a operação aritmética de multiplicação para alunos surdos. Os professores foram entrevistados e suas respostas foram analisadas a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados permitem concluir que a plataforma ComplexMidiaLibras é um recurso efetivo para o ensino da multiplicação para alunos surdos, contribuindo, significativamente, não apenas para a aprendizagem dos alunos surdos como também para o processo de inclusão destes alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, A. M. F.; COSTA, D. M. A inclusão escolar de alunos surdos e o papel do intérprete educacional. Revista de Educação, Linguagem e Tecnologias, v. 1, n. 1, p. 33-48, 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edições 70, 2016.

BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. 2. ed. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2010.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 31 mar. 2023.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 31 mar. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 31 mar. 2023.

CRUZ, C. A. S. et al. Educação inclusiva de surdos: realidade escolar e desafios dos professores. Revista de Educação, Linguagem e Tecnologias, v. 3, n. 1, p. 1-11, 2020.

FERREIRA, J. A.; OLIVEIRA, M. R. C. Educação bilíngue de surdos: um direito, um desafio, um compromisso. Revista Brasileira de Educação, v. 24, p. e240010, 2019.

FREEMAN, M. Transmedia Storytelling in Education: Definitions, Approaches, and Applications. E-Learning and Digital Media, v. 15, n. 1, p. 1-11, 2018.

GÓES, M. C. R.; GARCIA, J. M. M. Formação e prática docente de professores de alunos surdos em escolas públicas de Pernambuco. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 25, n. 1, p. 127-142, 2019.

GOMES, L. P. et al. Políticas de inclusão de surdos no Brasil: um olhar sobre as legislações e ações governamentais. Revista Brasileira de Educação, v. 26, p. e260013, 2021. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v26/1981-8106-rbedu-26-e260013.pdf. Acesso em: 31 mar. 2023.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitica. Pesquisa Nacional de Saúde - 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101722_informativo.pdf. Acesso em: 31 mar. 2023.

INEP. Censo Escolar 2020. Brasília: INEP, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/censo-escolar. Acesso em: 31 mar. 2023.

JENKINS, H. Transmedia storytelling. In: International Encyclopedia of Media Studies. John Wiley & Sons, Ltd., 2020. p. 1-12.

MAZZOTTA, M. J. S.; SANTOS, A. A. A. Inclusão escolar de alunos surdos: desafios e possibilidades na perspectiva dos professores. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, n. 1, p. 17-32, 2021.

MONTEIRO, F. F.; FREITAS, M. C. Transmídia na Educação Inclusiva: Acessibilidade comunicativa no processo de ensino e aprendizagem. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 18, n. 2, p. 1-12, 2020.

QUADROS, R. M.; PIZZIO, A. S. Inclusão escolar de alunos surdos: revisão sistemática da literatura. Revista Educação Especial, v. 30, n. 57, p. 437-452, 2017.

RYAN, M. L. Transmedia Storytelling: What It Is and What It Isn't. Journal of Science Fiction, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2018.

SANTOS, P. S. S. dos; FERREIRA, L. A. M. Educação inclusiva de surdos: avanços e desafios no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, n. 1, p. 71-86, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbee/v24n1/1413-6538-rbee-24-01-00071.pdf. Acesso em: 31 mar. 2023.

SCHNEIDER, M. F.; SILVA, G. N. da. Inclusão escolar de alunos surdos: avanços, desafios e perspectivas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 4, p. 1155-1172, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v43n4/1678-4634-ep-43-04-01155.pdf. Acesso em: 31 mar. 2023.

SCOLARI, C. A. Transmedia storytelling. The International Encyclopedia of Journalism Studies, v. 1, p. 1-11, 2019.

SILVA, E. C.; SANTOS, D. R. Jogos digitais transmídia como recurso didático para a inclusão escolar de alunos surdos. In: ENCONTRO NACIONAL DE JOGOS ELETRÔNICOS E EDUCAÇÃO (ENJEE), 1., 2021. Anais [...]. São Paulo: USP, 2021. p. 1-11.

Downloads

Publicado

05-12-2023

Como Citar

MONTEIRO, M. A. A.; GERMANO, J. S. E.; BARBOSA, S. C. D. ComplexMidiaLibras: uma estratégia de ensino inclusivo baseada em mídias digitais. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 01–18, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i2.15629. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15629. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos