ComplexMidiaLibras: uma estratégia de ensino inclusivo baseada em mídias digitais
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v12i2.15629Palavras-chave:
Criança surda, Ensino de Matemática, Inclusão, TransmídiaResumo
Este artigo descreve a avaliação, realizada por professores do Ensino Fundamental – anos iniciais, de uma plataforma digital, denominada ComplexMidiaLibras, que utilizaram para ensinar a operação aritmética de multiplicação para alunos surdos. Os professores foram entrevistados e suas respostas foram analisadas a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados permitem concluir que a plataforma ComplexMidiaLibras é um recurso efetivo para o ensino da multiplicação para alunos surdos, contribuindo, significativamente, não apenas para a aprendizagem dos alunos surdos como também para o processo de inclusão destes alunos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, A. M. F.; COSTA, D. M. A inclusão escolar de alunos surdos e o papel do intérprete educacional. Revista de Educação, Linguagem e Tecnologias, v. 1, n. 1, p. 33-48, 2018.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edições 70, 2016.
BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. 2. ed. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2010.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 31 mar. 2023.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 31 mar. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 31 mar. 2023.
CRUZ, C. A. S. et al. Educação inclusiva de surdos: realidade escolar e desafios dos professores. Revista de Educação, Linguagem e Tecnologias, v. 3, n. 1, p. 1-11, 2020.
FERREIRA, J. A.; OLIVEIRA, M. R. C. Educação bilíngue de surdos: um direito, um desafio, um compromisso. Revista Brasileira de Educação, v. 24, p. e240010, 2019.
FREEMAN, M. Transmedia Storytelling in Education: Definitions, Approaches, and Applications. E-Learning and Digital Media, v. 15, n. 1, p. 1-11, 2018.
GÓES, M. C. R.; GARCIA, J. M. M. Formação e prática docente de professores de alunos surdos em escolas públicas de Pernambuco. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 25, n. 1, p. 127-142, 2019.
GOMES, L. P. et al. Políticas de inclusão de surdos no Brasil: um olhar sobre as legislações e ações governamentais. Revista Brasileira de Educação, v. 26, p. e260013, 2021. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v26/1981-8106-rbedu-26-e260013.pdf. Acesso em: 31 mar. 2023.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitica. Pesquisa Nacional de Saúde - 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101722_informativo.pdf. Acesso em: 31 mar. 2023.
INEP. Censo Escolar 2020. Brasília: INEP, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/censo-escolar. Acesso em: 31 mar. 2023.
JENKINS, H. Transmedia storytelling. In: International Encyclopedia of Media Studies. John Wiley & Sons, Ltd., 2020. p. 1-12.
MAZZOTTA, M. J. S.; SANTOS, A. A. A. Inclusão escolar de alunos surdos: desafios e possibilidades na perspectiva dos professores. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, n. 1, p. 17-32, 2021.
MONTEIRO, F. F.; FREITAS, M. C. Transmídia na Educação Inclusiva: Acessibilidade comunicativa no processo de ensino e aprendizagem. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 18, n. 2, p. 1-12, 2020.
QUADROS, R. M.; PIZZIO, A. S. Inclusão escolar de alunos surdos: revisão sistemática da literatura. Revista Educação Especial, v. 30, n. 57, p. 437-452, 2017.
RYAN, M. L. Transmedia Storytelling: What It Is and What It Isn't. Journal of Science Fiction, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2018.
SANTOS, P. S. S. dos; FERREIRA, L. A. M. Educação inclusiva de surdos: avanços e desafios no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, n. 1, p. 71-86, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbee/v24n1/1413-6538-rbee-24-01-00071.pdf. Acesso em: 31 mar. 2023.
SCHNEIDER, M. F.; SILVA, G. N. da. Inclusão escolar de alunos surdos: avanços, desafios e perspectivas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 4, p. 1155-1172, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v43n4/1678-4634-ep-43-04-01155.pdf. Acesso em: 31 mar. 2023.
SCOLARI, C. A. Transmedia storytelling. The International Encyclopedia of Journalism Studies, v. 1, p. 1-11, 2019.
SILVA, E. C.; SANTOS, D. R. Jogos digitais transmídia como recurso didático para a inclusão escolar de alunos surdos. In: ENCONTRO NACIONAL DE JOGOS ELETRÔNICOS E EDUCAÇÃO (ENJEE), 1., 2021. Anais [...]. São Paulo: USP, 2021. p. 1-11.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.