A BNCC em debate:

políticas educacionais e alguns desdobramentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i1.15653

Palavras-chave:

currículo, educação básica, documentos legais

Resumo

O objetivo deste texto é discutir as políticas educacionais, por meio de documentos legais, que incidem sobre a questão dos currículos para a educação básica e a elaboração da BNCC. Para as análises críticas, serão consideradas as perspectivas de autores do campo educacional que discorrem sobre o tema.  Entendemos a política curricular como um processo histórico, ao qual diversos protagonistas trazem contribuições em meio às tensões do campo. Desse modo, atentamo-nos à promulgação de documentos legais que, historicamente, consolidaram-se na educação brasileira.

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Biografia do Autor

Paola Cristine Teixeira, SEE-MG

Mestre em Educação e Formação Humana pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Graduada em Geografia e Análise Ambiental (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Atualmente professora de geografia do ensino básico da rede pública estadual de Minas Gerais (SEE-MG).

Juliana Cordeiro Soares Branco, UEMG

Possui doutorado em Educação pela FaE UFMG, mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e especialização em Gestão de processos educativos pelo Centro de Estudos Educacionais de Minas Gerais. É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais e em Comunicação Social (Relações Públicas) pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atualmente professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, no Curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana-PPGE, Linha 2 Trabalho, História da Educação e Políticas Educacionais. Também é Editora Chefe da Revista Educação em Foco. Desenvolve pesquisa sobre Formação Docente, Trabalho Docente, Tecnologia Educacional e Ensino Remoto.

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Publicado

04-07-2023

Como Citar

TEIXEIRA, P. C.; BRANCO, J. C. S. A BNCC em debate: : políticas educacionais e alguns desdobramentos. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 01–21, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i1.15653. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15653. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos