Instrumentos de avaliação da escrita utilizados no contexto brasileiro:
uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.15854Palavras-chave:
avaliação da escrita, instrumentos de avaliação, habilidade de escreverResumo
Saber ler e escrever, bem como utilizar estas habilidades no dia a dia, em nossa sociedade, é uma necessidade inquestionável, pois ambas são amplamente utilizadas para os mais variados fins, independentemente da idade do indivíduo. Objetivamos conhecer quais os instrumentos de avaliação da escrita foram utilizados nas produções nacionais nos últimos anos. Como metodologia recorremos à revisão integrativa, pois inclui a análise de pesquisas relevantes que dão suporte para a tomada de decisão. O protocolo incluiu a escolha de bases de dados para realizar a busca; seleção de palavras-chave e critérios de elegibilidade para os estudos encontrados no recorte temporal de 2015 a 2021. Os resultados indicaram 383 estudos sobre o tema, dos quais destacamos 10 estudos relevantes considerando a clareza e o detalhamento das informações acerca da metodologia e instrumentos utilizados. Verificamos o declínio no quantitativo de pesquisas relacionadas à temática de leitura e escrita nos últimos 7 anos e a variedade de instrumentos disponíveis para tal fim, apesar da preferência da maioria dos pesquisadores em utilizar o Teste de Desempenho Escolar (TDE).
Downloads
Referências
ABEP. Critério de classificação econômica Brasil. Associação brasileira de empresas de pesquisa. Disponível: www.abep.org. 2014
AMUNDSON, S. J. Evaluation Tool of Children's Handwriting: ETCH, Examiner's Manual. O.T. Kids: Homer, p1-16. 1995. Disponível em: https://www.worldcat.
org/title/evaluation-tool-of-childrens-handwriting-etch-examiners-manual/oclc/798916983. Acesso em: 03 fev. 2022.
ARDENGUE M, FERREIRA L., NUNHES P.M., VIEIRA J.L.L., AVELAR A. Relação da força com a competência motora e a qualidade da escrita em escolares. J. Phys. Educ. p 1-9. 2019. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/47028. Acesso em: 05 fev. 2022.
BENJAMIN, A. Writing in the content areas, second edition, eye on education. New York, p 1-176. 2005. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED530605. Acesso em: 01 fev. 2022.
CAPELLINI, S. A.; SOUZA, A.V. Avaliação da função motora fina, sensorial e perceptiva em escolares com dislexia do desenvolvimento. In: SENNYEY, A. L.; CAPOVILLA, F. C.; MONTIEL, J. M. Transtornos de aprendizagem: da avaliação à reabilitação. São Paulo: Artes Médicas, 2008, p. 55-64. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2823/282321825018.pdf. Acesso em: 08 de fevereiro de 2022.
CALDWELL, B. M.; BRADLEY, R. H. Home observation for measurement of the environment: administration manual. Tempe, AZ: Family & Human Dynamics Research Institute, Arizona State University. P. 23-33. 2003. Disponível em: https://effectiveservices.
force.com/s/measure/a007R00000v8QXtQAM/home-observation-for-measurement-of-theenvironm
ent. Acesso em: 03 dez. 2021.
CHANG, Shao-Hsia.; YU, N-Y. Handwriting movement analyses comparing first and second graders with normal or dysgraphic characteristics.Research in Developmental Disabilities, v. 34, p. 2433–2441, 2013.Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23747934/ Acesso em: 04 fev. 2022.
DIAS, N. M.; MECCA, T. P.; PONTES, J. M.; BUENO, J.; MARTINS, G. L.; SEABRA, A. G. The family environment assessment: study of the use of the EC-HOME in a Brazilian sample. Trends in Psychology, p.1467-1482. 2017. Disponível em: https://www.
scielo.br/j/tpsy/a/BwLKpgr63tn5djBLdkf989S/?lang=en. Acesso em: 03 dez. 2021.
DIAS, N. M.; BUENO, J.O. S; PONTES, J.M., MECCA, T.P. Linguagem oral e escrita na Educação Infantil: relação com variáveis ambientais. Psicologia Escolar e Educacional. Psicol. Esc. Educ. 23. 2019.Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392019018467 Acesso em: 14 dez. 2021.
DUNSMUIR S.; BLATCHFORD P. Predictors of writing competence in 4-to 7-year-old children. Br J Educ Psychol. p.461-483 2004. Disponível em: https://bpspsychub.onlinelibrary.
wiley.com/doi/abs/10.1348/0007099041552323. Acesso em: 03 fev. 2022.
ERDOGAN, T.; ERDOGAN, O. An analysis of the legibility of cursive handwriting of prospective primary school teachers. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 5214 –5218, 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812021489 Acesso em: 23 jun. 2022.
FEDER, K. P.; MAJNEMER, A. Handwriting development, competency, and intervention. Developmental Medicine and Child Neurology, v. 49, n. 4, p. 312–317, 2007. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17376144/ Acesso em: 09 fev. 2022.
FERNANDES, D. C.; MARTINELLI, S. C. Dificuldades de escrita em alunos do ensino fundamental. Psicol. teor. prat. vol.20 no.1 São Paulo jan./abr.p 200-2010. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n1p200-210. Acesso em: 09 jun. 2022.
FERREIRA T. L.; CAPELLINI S. A; CIASCA S.M.; TONELOTTO, J. M. F. Desempenho de escolares leitores proficientes no teste de nomeação automatizada rápida–RAN. Temas Desenvolv.; 12(69):p. 26-32. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsbf/a/BRRxmjsTBFGpN8D
jn8Qy8BG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 fev. 2022.
GARCIA, J. N; FIDALGO, R. Orchestration of writing processes and writing products: acomparison of sixth-grade students with and without learning disabilities. Learning Disabilities: A Contemporary Journal, v. 6, n. 2, p. 77-98, 2008. Disponível em: https://
www.researchgate.net/publication/234676168_Orchestration_of_Writing_Processes_and_Writing_Products_A_Comparison_of_Sixth-Grade_Students_with_and_without_Learning_Disabilities. Acesso em: 03 fev. 2022.
GONÇALVES-GUEDIM, T.F. et. al. Desempenho do processamento fonológico, leitura e escrita em escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Rev. CEFAC. p. 200-215. 2017.Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/wsH686JKCNFBjYLTNfzd9Yy/?lang=pt. Acesso em: 10 fev. 2022.
FUENTES, C.; MOSTOFSKY, S.; BASTIAN, A. Children with autism show specific handwriting impairments. Neurology. v. 73, p.1532–1537, 2009. Doi: 10.1212/WNL.0b013e3181c0d48c.
KNIJINK, L. F.; GIACOMONI, C. H.; ZANON, C.; TEIN, L. M. Avaliação dos subtestes de leitura e escrita do teste de desempenho escolar através da Teoria de Resposta ao Item. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 27, p. 34-45. 2014. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/816. Acesso em: 10 de junho de 2022.
LEÓN, C. B. R.; PAZETO, T. C. B.; PEREIRA, A. P. P.; SEABRA, A. G.; DIAS, N. M. Como avaliar a escrita? revisão de instrumentos a partir das pesquisas nacionais. Rev. Psicopedagogia; 33(102): p. 331-45. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_
arttext&pid=S0103-84862016000300011. Acesso em: 25 nov. 2021.
LINO, Flávia Alves Machado. Avaliação do desempenho de leitura e escrita dos alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I do ColégioPedro II – (Mestrado em Educação) Campus Humaitá I. / Flávia Alves Machado Lino. p. 1-104. 2015.
LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VYGOTSKY, L. S. et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 12 ed. São Paulo: Ícone/USP, 2012. p.143-190.
MARTINELLI, S. C.; MATSUOKA, E. C. A. Um estudo sobre práticas e crenças parentais e o desempenho em escrita de crianças. Educar em Revista. p. 1-16. 2015. https://www.scielo.br/j/er/a/RKJGybgV3KLJtRjJdQcDBPR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 fev. 2022.
MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVAO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 17, n. 4, Dec. 2008, p.216-227. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018. Acesso em: 25 fev. 2022.
MENDONÇA, G. F. S. O Processo da construção de linguagem escrita dos alunos do 6º ano do ensino fundamental: uma análise a partir das práticas pedagógicas do professor de língua portuguesa. PPGLI-UFAC. (mestrado em educação). p. 1-136. 2015.
OVERVELDE, A.; HULSTIJN, W. Handwriting development in Grade 2 and Grade 3 primary school children with normal, at risk, or dysgraphic characteristics. Research in Developmental Disabilities, v. 32, p. 540–548, 2011. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21269805/ Acesso em: 01 fev. 2022.
PARUSH, S. PINDAK, V.; HAHN-MARKOWITZ, J.; MAZOR-KARSENTY, T. Does fatigue influence children’s handwriting performance? Work, v. 11, p. 307–313, 1998. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24441601/. Acesso em: 03 fev. 2022.
PAZETO T. C. B; LEON C. B. R.; SEABRA A. G. Avaliação de habilidades preliminares de leitura e escrita no início da alfabetização. Rev Psicoped.;34(104):137-47.2017.
PAZETO T. C. B.; SEABRA, A. G.; DIAS, N. M. Executive functions, oral language and writing in preschool children: Development and correlations. Paidéia, 24(58), 213–221. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/nhNgDCyRVmS7jCyBSPgh8rP/?lang=en. Acesso em: 02 fev. 2022.
PLANTON, S.; et al. The “handwriting brain”: A meta-analysis of neuroimaging studies of motor versus orthographic processes. Cortex, 49(10): p. 2772-2787 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.cortex.2013.05.011
RACINE, M. B. et al. Handwriting performance in children with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD). Journal of Child Neurology, v. 23, p. 399–406, 2008. Doi: 10.1177/0883073807309244.
SANTOS, A. A. A. O Teste de Cloze como instrumento de diagnóstico e de desenvolvimento da compreensão em leitura. Relatório Técnico, Universidade São Francisco, Itatiba-SP. p. 549-560. 2005.
SANTOS, V. A. P.; VIEIRA, J. L. Prevalência de desordem coordenativa desenvolvimental em crianças com 7 a 10 anos de idade. Rev. Bras. Cineantropom Hum, v. 15, p. 223-242, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcdh/a/39SxWPKRFF9vXzKZtmBVTZn/?lang=pt. Aces-
so em: 18 jan. 2022.
SANTOS, A. A. A.; FERNANDES, E. S. O. Habilidade de escrita e compreensão de leitura como preditores de desempenho escolar. Psicologia Escolar e Educacional. p.1-9. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/7S9df7mL8KhrsSGcQqcy74d/?lang=pt Acesso: 20 dez. 2021.
SISTO, F. F. Escala de Avaliação da Escrita (EAVE). Relatório Técnico, Universidade São Francisco, Itatiba-SP. p. 1-23. 2005.
SOARES, M. B. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: INEP/REDUC,p. 1-11. 1989.
STEIN, L. M.; GIACOMONI, C. H.; FONSECA, R. P. Teste de Desempenho Escolar II –TDE II. São Paulo. Vetor, p 2019.
SUASSUNA, L. Avaliação da escrita escolar: a importância e o papel dos critérios. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 66, p. 275-293, out./dez. 2017. Disponível em: https://
www.scielo.br/j/er/a/CYJMg4yrTJ8pXMvtKsW95gw/?format=pdf&lang=pt. Acesso: 21 dez. 2021.
SUMMERS, J.; CATARRO, F. Assessment of handwriting speed and factors influencing written output of university students in examinations. Australian Occupational Therapy Journal, v.50, p.148–157, 2003. Disponível em: Acesso em: 03 fev. 2022.
TODOS PELA EDUCAÇÃO (Brasil). De Olho Nas Metas 2012: Quarto relatório de monitoramento das 5 Metas do Todos Pela Educação. São Paulo: Moderna. P.1-162.2012.
TSENG, M. H.; MURRAY, E. A. Differences in perceptual-motor measures betweengood and poor writers. American Journal of Occupational Therapy, v. 14, p. 19–36, 1994. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/153944929401400102. Acesso em: 10 fev. 2022.
TSENG, M. H.; CHOW, S. Perceptual-motor function of school-age children with slowhandwriting speed. American Journal of Occupational Therapy, v.54, p. 83–88, 2000. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/12628181_PerceptualMotor_Function_of_School-Age_
Children_With_Slow_Handwriting_Speed. Acesso em: 02 de fev. 2022.
VOLMAN, C.; CHENDEL, Brecht M van; JONGMANS, Marian. Handwriting difficulties in primary school children: A search for underlying mechanisms. AmericanJournal of Occupational Therapy, v. 60, p. 451–460, 2006. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16915876/. Acesso em: 04 fev. 2022.
WEIL, M. J.; AMUNDSON, S. J. C. Relationships between visuomotor and handwriting skills of children in kindergarten. American Journal of Occupational Therapy, v. 48, p. 982–988, 1996. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/7840134/. Acesso em: 25 nov. 2021.
ZUANETTI, P. A.; NOVAES, C. B.; SILVA, K.; NASCIMENTO, F. M.; FUKUDA, M. T. H. Principais alterações encontradas nas narrativas escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita. Rev. CEFACO. p. 1-11. 2016. Disponível em: https://www.
scielo.br/j/rcefac/a/8PfsMMSqzDrTQKFYfTTBvqd/?format=pdf&lang=pt. Acesso 01 fev. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.