Instrumentos de avaliação da escrita utilizados no contexto brasileiro:

uma revisão de literatura

Autores

  • Samia Darcila Barros Maia UFAM
  • Keegan Bezerra Ponce UFAM
  • Cleverton José Farias de Souza UFAM
  • Andrea Michele Freudenheim USP
  • Alessandro Teodoro Bruzi UFLA
  • Lúcio Fernandes Ferreira UFAM

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.15854

Palavras-chave:

avaliação da escrita, instrumentos de avaliação, habilidade de escrever

Resumo

Saber ler e escrever, bem como utilizar estas habilidades no dia a dia, em nossa sociedade, é uma necessidade inquestionável, pois ambas são amplamente utilizadas para os mais variados fins, independentemente da idade do indivíduo. Objetivamos conhecer quais os instrumentos de avaliação da escrita foram utilizados nas produções nacionais nos últimos anos. Como metodologia recorremos à revisão integrativa, pois inclui a análise de pesquisas relevantes que dão suporte para a tomada de decisão. O protocolo incluiu a escolha de bases de dados para realizar a busca; seleção de palavras-chave e critérios de elegibilidade para os estudos encontrados no recorte temporal de 2015 a 2021. Os resultados indicaram 383 estudos sobre o tema, dos quais destacamos 10 estudos relevantes considerando a clareza e o detalhamento das informações acerca da metodologia e instrumentos utilizados. Verificamos o declínio no quantitativo de pesquisas relacionadas à temática de leitura e escrita nos últimos 7 anos e a variedade de instrumentos disponíveis para tal fim, apesar da preferência da maioria dos pesquisadores em utilizar o Teste de Desempenho Escolar (TDE).

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Biografia do Autor

Keegan Bezerra Ponce, UFAM

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2021). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2019), Especialização Lato Sensu em Educação Especial pela Faculdade Martha Falcão (2005) e graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (2004). Atualmente é Coordenador Local Nível I do Centro de Referência Paralímpico do Amazonas FEFF-UFAM. Atuante no Programa de Atividades Motoras para pessoas com Deficiência - PROAMDE pela Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) e assessor pedagógico da Gerência de Atendimento Educacional Especial (GAEE) da Secretaria de Estado da Educação e Desporto (SEDUC). Membro do Laboratório de Estudos do Comportamento Motor Humano - LECOMH. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, com ênfase em Atividade Física Adaptada, Educação Física Inclusiva atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar e inclusiva, educação de surdos, atendimento multiprofissional na reabilitação de pessoas com lesão medular, Libras aplicada a Educação Física, Esporte paralímpico da iniciação ao alto rendimento.

Cleverton José Farias de Souza, UFAM

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física (1997) e especialização em Psicopedagogia (2006) pela Universidade Federal do Amazonas (1997), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2004), doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2011) e pós-doutorado em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física da Universidade de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba. É vice-líder do Grupo de Estudos em Comportamento Motor Humano (LECOMH) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia/FEFF, professor permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação/PPGE-FACED/Universidade Federal do Amazonas e professor permanente do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). Atualmente é professor da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: criança, atividades motoras, coordenação motora, atividade física, educação e transtorno do desenvolvimento da coordenação.

Andrea Michele Freudenheim, USP

Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1999) e, livre-docência pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é Professora Doutora MS-5.2 (Associada) RDIDP e, desde junho de 2021, Chefe do Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano (Mandato anterior 2011-2015). Orientadora no programa de Pós Graduação em nível de Doutorado e Mestrado na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e pesquisadora no Laboratório de Comportamento Motor (LACOM), desenvolvendo projetos de pesquisas nas linhas: Análise e diagnóstico do desenvolvimento motor e, Organização da resposta motora, principalmente nos temas: aprendizagem motora, com ênfase em instrução, dicas, foco de atenção e prática, programa de ação e hierarquia; e, desenvolvimento motor, com ênfase em crianças com prejuízo motor (TDC).

Alessandro Teodoro Bruzi, UFLA

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade Presbiteriana Gammon (2000), especialização em Treinamento Esportivo (2002) e mestrado em Educação Física (2006), pela Universidade Federal de Minas Gerais, e doutorado Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. Professor associado da Universidade Federal de Lavras. Atua nos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física e é professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação PPGE-UFLA. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física para crianças, Comportamento Motor Humano e Educação e Neurociências.

Lúcio Fernandes Ferreira, UFAM

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação/PPGE-FACED/Universidade Federal do Amazonas. Professor Permanente do Programa em Rede de Mestrado Profissional em Educação Física Escolar. Doutor em Ciências, área de concentração Biodinâmica do Movimento Humano, pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação Física, área de concentração Biodinâmica do Movimento humano, pela Universidade de São Paulo (2004). Especialização em Ciência e Técnica da Natação pelas Faculdades Integradas Castelo Branco (1992). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Taubaté (1987). Atualmente é professor Adjunto C Nível III da Universidade Federal do Amazonas/UFAM. É líder do Grupo de Estudos em Comportamento Motor Humano (LECOMH) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia/FEFF. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Motor, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Desordem da Coordenação do Desenvolvimento); Pedagogia do Movimento e Educação Inclusiva.

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Publicado

01-03-2024

Como Citar

BARROS MAIA, S. D.; BEZERRA PONCE, K.; FARIAS DE SOUZA, C. J.; FREUDENHEIM, A. M.; TEODORO BRUZI, A.; FERNANDES FERREIRA, L. Instrumentos de avaliação da escrita utilizados no contexto brasileiro: : uma revisão de literatura. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–16, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.15854. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15854. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos