Uma proposta de um medidor de condutância baseada em diodos emissores de luz (LEDs) para uma abordagem didática de soluções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.15859

Palavras-chave:

Condutimetria, Materiais alternativos, Soluções eletrolíticas

Resumo

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o ensino deve ser pautado em uma abordagem interdisciplinar que busque uma conexão com as vivências diárias do aluno. A experimentação quando bem explorada pode-se mostrar como uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, pois proporciona um maior envolvimento dos alunos com a disciplina e o desenvolvimento de diversas habilidades por parte dos mesmos. Neste trabalho construiu-se um instrumento de medição de condutância (condutivímetro), utilizando como sinalizador de intensidade LEDs, aplicado a soluções aquosas. A construção do condutivímetro mostrou-se simples e também de baixo custo, sendo este em torno de quatorze reais. Essas características o enquadraram como um material alternativo e o torna uma alternativa muito grande para a experimentação em escolas que não disponibiliza de grandes recursos e laboratórios. O condutivímetro mostrou-se ser bem compacto podendo ser transportado e guardado com facilidade. A calibração do aparelho para encontrar os valores dos resistores foi realizada com soluções de ácido clorídrico nas concentrações de 1,0; 0,10; 0,01; 0,001 e 0,0001 mol L-1, obtendo valores de 3,3; 2,8; 2,2; 1,8 e 1 k?. respectivamente. Foram construídas duas propostas de aula para aplicação do aparelho, uma envolvendo diferenciações entre soluções iônicas e covalentes e a outra o grau de ionização de ácidos fracos. Sendo assim, o aparelho construído constitui-se uma excelente ferramenta para o ensino do assunto soluções aquosas na disciplina de Química no Ensino Médio, permitindo uma abordagem do conteúdo de forma simples, rápida e investigativa, com pequeno consumo de reagentes.

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Biografia do Autor

Efraim Lázaro Reis, UFV - Departamento de Química

Graduado em Licenciatura em Química (1976) e em Bacharelado em Química (1977) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Ciências - Química Analítica (1983) e o Doutor em Ciências - Química Analítica (1997), ambos pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas. Bacharel em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Franca (2018) e Especialista em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação também pela Universidade de Franca (2020). Início da carreira docente em agosto de 1976 e aposentado como Professor Titular da UFV em 2019. Coordenador do Curso de Química da UFV em várias oportunidades, totalizando 11 anos nesta função. Atuação como Delegado Regional do Conselho Regional de Química - MG, na Zona da Mata Norte - MG, de 1991 a 2020. Participação como membro da Comissão Permanente do Ensino de Graduação (COPEG - 2001). Presidente das comissões para implantação do Curso de Licenciatura em Química Noturno e do Curso de Engenharia Química da UFV. Membro da Comissão para implantação do Curso de Bioquímica da UFV. Avaliador de cursos e instituições pelo INEP-MEC. Diretor de Registro Acadêmico da UFV (2000-2001), chefe de Gabinete da Reitoria da UFV (2009-2010), secretário de Órgãos Colegiados da UFV (2010-2011) e presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente da UFV (2011-2012). Membro do Comitê Gestor Nacional (2017-2019) e Coordenador local do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) na UFV desde a aprovação pela UFV em 2015 até 2019. Experiência na área da pesquisa em Química, com ênfase em eletroanalítica. Orientador no Programa de Pós-Graduação em Agroquímica e no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional. Atuação como orientador ou co-orientador de 66 dissertações de mestrado e 12 teses de doutorado, principalmente nos seguintes temas: metais pesados, ácidos húmicos, quimiometria (reconhecimento de padrões, otimização e calibração multivariada), potenciometria e voltametria. Atuação também em épocas distintas como co-orientador nos Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciência Florestal, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Fitotecnia, Solos e Nutrição de Plantas.

Referências

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Publicado

01-03-2024

Como Citar

OLIVEIRA, U. F.; REIS, E. L. Uma proposta de um medidor de condutância baseada em diodos emissores de luz (LEDs) para uma abordagem didática de soluções. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–10, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.15859. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15859. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos