Uma proposta de um medidor de condutância baseada em diodos emissores de luz (LEDs) para uma abordagem didática de soluções
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.15859Palavras-chave:
Condutimetria, Materiais alternativos, Soluções eletrolíticasResumo
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o ensino deve ser pautado em uma abordagem interdisciplinar que busque uma conexão com as vivências diárias do aluno. A experimentação quando bem explorada pode-se mostrar como uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, pois proporciona um maior envolvimento dos alunos com a disciplina e o desenvolvimento de diversas habilidades por parte dos mesmos. Neste trabalho construiu-se um instrumento de medição de condutância (condutivímetro), utilizando como sinalizador de intensidade LEDs, aplicado a soluções aquosas. A construção do condutivímetro mostrou-se simples e também de baixo custo, sendo este em torno de quatorze reais. Essas características o enquadraram como um material alternativo e o torna uma alternativa muito grande para a experimentação em escolas que não disponibiliza de grandes recursos e laboratórios. O condutivímetro mostrou-se ser bem compacto podendo ser transportado e guardado com facilidade. A calibração do aparelho para encontrar os valores dos resistores foi realizada com soluções de ácido clorídrico nas concentrações de 1,0; 0,10; 0,01; 0,001 e 0,0001 mol L-1, obtendo valores de 3,3; 2,8; 2,2; 1,8 e 1 k?. respectivamente. Foram construídas duas propostas de aula para aplicação do aparelho, uma envolvendo diferenciações entre soluções iônicas e covalentes e a outra o grau de ionização de ácidos fracos. Sendo assim, o aparelho construído constitui-se uma excelente ferramenta para o ensino do assunto soluções aquosas na disciplina de Química no Ensino Médio, permitindo uma abordagem do conteúdo de forma simples, rápida e investigativa, com pequeno consumo de reagentes.
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Referências
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