Estratégias de endereçamento para a divulgação de uma horta escolar em uma situação de distanciamento social
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16091Palavras-chave:
horta escolar, endereçamento, produção de vídeosResumo
O artigo tem como objetivo identificar as estratégias de endereçamento e os significados preferenciais estabelecidos pelos alunos/produtores de vídeos no âmbito de uma horta escolar midiatizada. A partir de uma oficina de formação sobre produção audiovisual, foram elaborados seis vídeos pelos participantes do projeto, para fins de divulgação científica através do Instagram. As principais ferramentas utilizadas para produção e divulgação dos vídeos foram os Reels e o IGTV. A metodologia utilizada o estudo foi a análise fílmica francesa. Constata-se que os alunos/produtores fizeram uso de estratégias de endereçamento, por meio do uso de recursos como músicas, narração, fotos, desenhos entre outros, como uma tentativa de melhor interagir com os hábitos culturais da audiência pressuposta. Observamos que em todos os vídeos existe uma preocupação em se dirigir a uma parcela da população a qual se acredita ter interesse por plantas alimentícias e/ou cozinhar. Por fim, percebe-se que os vídeos buscaram atingir relevância social, pois enfatizaram a educação alimentar e nutricional como elemento fundamental para a promoção da saúde humana.
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