Estratégias de endereçamento para a divulgação de uma horta escolar em uma situação de distanciamento social

Autores

  • Ana Júlia Salim Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
  • Luciana Ferrari Espíndola Cabral CEFET-RJ
  • Luiz Rezende Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-6466-3335

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16091

Palavras-chave:

horta escolar, endereçamento, produção de vídeos

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar as estratégias de endereçamento e os significados preferenciais estabelecidos pelos alunos/produtores de vídeos no âmbito de uma horta escolar midiatizada. A partir de uma oficina de formação sobre produção audiovisual, foram elaborados seis vídeos pelos participantes do projeto, para fins de divulgação científica através do Instagram. As principais ferramentas utilizadas para produção e divulgação dos vídeos foram os Reels e o IGTV. A metodologia utilizada o estudo foi a análise fílmica francesa. Constata-se que os alunos/produtores fizeram uso de estratégias de endereçamento, por meio do uso de recursos como músicas, narração, fotos, desenhos entre outros, como uma tentativa de melhor interagir com os hábitos culturais da audiência pressuposta. Observamos que em todos os vídeos existe uma preocupação em se dirigir a uma parcela da população a qual se acredita ter interesse por plantas alimentícias e/ou cozinhar. Por fim, percebe-se que os vídeos buscaram atingir relevância social, pois enfatizaram a educação alimentar e nutricional como elemento fundamental para a promoção da saúde humana.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Júlia Salim, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Técnica em Segurança do Trabalho no CEFET-RJ. Aluna de iniciação científíca e extensão do Projeto Horta Escolar. Tem interesse pelo campo do Ensino de Ciências, com enfâse na produção audiovisual. Foi Bolsista PIBIC-EM (UFRJ), no Laboratório de Vídeo Educativo do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde. Foi bolsista de Extensão do Projeto Horta Escolar, no CEFET-RJ campus Maria da Graça.

Luciana Ferrari Espíndola Cabral, CEFET-RJ

Professora EBTT do CEFET-RJ. Mestre em Botânica (ENBT/JBRJ), Especialista em Ensino de Ciências (IFRJ), Doutora em Educação em Ciências e Saúde (Nutes/UFRJ).
luciana.cabral@cefet-rj.br

Luiz Rezende, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do Instituto Nutes (UFRJ). Doutor em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ. luizrezende@ufrj.br

Referências

CABRAL, L. F. E.; CORDEIRO, F. O desenvolvimento de uma Horta Escolar: uma experiência no ensino de Biologia no CEFET/RJ. Anais do VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES. p. 999-1010, 2017.

CABRAL, L. F. E.; PEREIRA, M. V. Produção de vídeos em aulas de Biologia por alunos do Ensino Médio. Educação Pública, v. 19, nº 16, 13 de agosto de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/16/producao-devideos-em-aulas-debiologia-por-alunos-de-ensino-medio. Acesso em 03 mar. 2021.

CABRAL, L. F. E.; CORDEIRO, F.; RODRIGUES, J. O. R.; PANTOJA, C. E.; LEÃO, D. C. Integrando saberes através de uma horta escolar: uma experiência no CEFET-RJ. Encontro Intercampi de Educação Profissional / CEFET/RJ, 2, 2019. Anais..., Rio de Janeiro, 2019. p. 81-85.

ELLSWORTH, E. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, T. T. (Org.). Nunca fomos humanos – nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p.7-76.

HALL, S. Codificação/Decodificação. In: _____. Da diáspora: identidades e mediações culturais. SOVIK, L. (Org.). Tradução: Adelaine La Guardia Resende et al. Belo Horizonte: UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2013.

KHER, A. L. K.; PORTUGAL, A. S. Horta Escolar: Cultivando o Ensino de Ciências. Aproximando, v.1, n.1, p. 1-10, 2015. Disponível em: https://ojs.latic.uerj.br/ojs/index.php/aproxi

mando/article/view/158 . Acesso: 03 mar. 2021.

MACHADO, J. T. M.; TONIN, J.; SCHINEIDER, E. P. Análises de ações extensionistas a partir de hortas escolares de base ecológica, seus efeitos e desafios no contexto global. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v.6, n.2, p.95-101 jul-dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1940 . Acesso em: 01 mai. 2021.

MARTÍN-BARBERO, J. América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. In: SOUSA, M. W. de (org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 1995. p. 39-68.

MASSONI, N.; MOREIRA, M. Pesquisa Qualitativa em Ensino de Ciências: projetos, entrevistas, questionários, teoria fundamentada e redação científica. Editora e Livraria da Física, São Paulo, 2016.

ODIN. R. Le langage cinématographique comme langage ordinaire. Hal Open Science, 2017, https://hal.science/hal-01654243. Acesso em: 10 mar. 2021.

MOREIRA, J. A. M; HENRIQUE, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergência para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialoga, São Paulo, n. 34, p. 352–364, jan./abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123. Acesso em: 03 jul. 2021.

PEREIRA, M. V. S. Produção e recepção de vídeos por estudantes de ensino médio: estratégia de trabalho no laboratório de física. Rio de Janeiro, 2013. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) – Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

PFROMM NETTO, S. Telas que ensinam: mídia e aprendizagem do cinema às tecnologias digitais. Campinas: Alínea, 2011.

PEREIRA, M. V.; REZENDE FILHO, L. A. C.; PASTOR JUNIOR, A. A. Estudo de recepção de um vídeo sobre o funcionamento do motor elétrico produzido por estudantes do ensino médio. Revista Ciências & Ideias, v. 5, p. 156-174, 2014.

REZENDE FILHO, L. A. C.; SANTOS, G. A. L. C.; VIEIRA, R. C.; PEREIRA, W. A. Convergência entre endereçamento e reendereçamento de vídeos na prática de uma professora de ensino superior de ciências. Experiências em Ensino de Ciências V.14, No.2, 2019.

SASSI, J. S.; LINDEMANN, R. H. Horta escolar: reflexões a partir de pesquisas da área de Ensino de Ciências e Biologia Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC Águas de Lindóia, SP – 10 a 14 de novembro de 2013

SILVA, L. S.; CAPP, E.; NIENOV, O. H. Uso didático de mídias sociais, In: NIENOV, Otto Henrique; CAPP, Edison (org.). Estratégias didáticas para atividades remotas. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/223470 . Acesso em 03/07/2021.

Downloads

Publicado

01-03-2024

Como Citar

DA PAIXÃO SALIM, A. J.; FERRARI ESPÍNDOLA CABRAL, L.; COIMBRA DE REZENDE FILHO, L. A. Estratégias de endereçamento para a divulgação de uma horta escolar em uma situação de distanciamento social. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–13, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16091. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16091. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Iniciação Científica