Construção de Ambiente Virtual de Aprendizagem Móvel para Formação Inicial de Professores de Matemática

Autores

  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas http://orcid.org/0000-0001-8491-6152
  • Alex Melo da Silva Universidade de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16101

Palavras-chave:

educação móvel, ambiente virtual de aprendizagem móvel, tecnologia móvel

Resumo

Este artigo versa sobre a educação móvel, como auxílio na formação inicial dos professores fortalecendo os espaços informais de aprendizagem com a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem móvel (AVAM), em um curso de licenciatura em Matemática. Analisa como a educação móvel pode auxiliar a aprendizagem, utilizando o AVAM Moodle mobile em smartphone. A metodologia adotada envolve a pesquisa-intervenção, que se concentra na relação entre o pesquisador e o pesquisado em um processo de formação, na medida em que recorta o cotidiano em sua funcionalidade e que foi como local de pesquisa a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A abordagem é de cunho qualitativo, por buscar compreender aspectos dos sujeitos envolvidos, considerando as realidades construídas com a situação da pesquisa. Foram selecionados seis estudantes que cursaram o 7º período da licenciatura em Matemática da UFAL, possuíam dispositivos móveis próprios, tinham conhecimentos digitais para seu uso e demonstraram interesse em participar como voluntários na pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários abertos e fechados compostos de questões estruturadas e semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada com base nas técnicas da análise de conteúdo. Os dados evidenciam que a aprendizagem móvel teve a capacidade de auxiliar a aprendizagem dos estudantes, utilizando-se dos espaços informais de aprendizagem, percebeu-se a importância de aprender na prática com as tecnologias móveis, sendo esta uma característica apontada como desafio na formação de professor. Defende-se uma discussão entre o espaço tradicional de aprendizagem como a escola e a universidade e os espaços informais, como a casa, uma fila de ônibus ou de banco.

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Biografia do Autor

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Pedagogia e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação pela UNESCO (UNESCO/OEA). Professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq. 

Alex Melo da Silva, Universidade de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas

Possui graduação em Informática Análise de Sistema, com mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Possui formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (INEAM/OEA). Tem experiência em Educação a Distância Online e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a distância e Tecnologias da Informação e Comunicação, Sistema de Informação , Gestão do Conhecimento e Administração. Possui publicações na área de Educação a Distância, Tutoria Online e TIC na Educação, Educação Especial, Sistema de Informação, Gestão de Projeto, Gestão do Conhecimento e Administração. É Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas na linha de Pesquisa em TIC estudando Educação móvel e Aprendizagem Móvel, sendo docente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) no curso Superior de Tecnologia de Sistemas para Internet.

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Publicado

01-03-2024

Como Citar

MERCADO, L. P. L.; SILVA, A. M. da. Construção de Ambiente Virtual de Aprendizagem Móvel para Formação Inicial de Professores de Matemática. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–15, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16101. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16101. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos