Construção de Ambiente Virtual de Aprendizagem Móvel para Formação Inicial de Professores de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16101Palavras-chave:
educação móvel, ambiente virtual de aprendizagem móvel, tecnologia móvelResumo
Este artigo versa sobre a educação móvel, como auxílio na formação inicial dos professores fortalecendo os espaços informais de aprendizagem com a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem móvel (AVAM), em um curso de licenciatura em Matemática. Analisa como a educação móvel pode auxiliar a aprendizagem, utilizando o AVAM Moodle mobile em smartphone. A metodologia adotada envolve a pesquisa-intervenção, que se concentra na relação entre o pesquisador e o pesquisado em um processo de formação, na medida em que recorta o cotidiano em sua funcionalidade e que foi como local de pesquisa a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A abordagem é de cunho qualitativo, por buscar compreender aspectos dos sujeitos envolvidos, considerando as realidades construídas com a situação da pesquisa. Foram selecionados seis estudantes que cursaram o 7º período da licenciatura em Matemática da UFAL, possuíam dispositivos móveis próprios, tinham conhecimentos digitais para seu uso e demonstraram interesse em participar como voluntários na pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários abertos e fechados compostos de questões estruturadas e semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada com base nas técnicas da análise de conteúdo. Os dados evidenciam que a aprendizagem móvel teve a capacidade de auxiliar a aprendizagem dos estudantes, utilizando-se dos espaços informais de aprendizagem, percebeu-se a importância de aprender na prática com as tecnologias móveis, sendo esta uma característica apontada como desafio na formação de professor. Defende-se uma discussão entre o espaço tradicional de aprendizagem como a escola e a universidade e os espaços informais, como a casa, uma fila de ônibus ou de banco.
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