Construção de Ambiente Virtual de Aprendizagem Móvel para Formação Inicial de Professores de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16101Palavras-chave:
educação móvel, ambiente virtual de aprendizagem móvel, tecnologia móvelResumo
Este artigo versa sobre a educação móvel, como auxílio na formação inicial dos professores fortalecendo os espaços informais de aprendizagem com a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem móvel (AVAM), em um curso de licenciatura em Matemática. Analisa como a educação móvel pode auxiliar a aprendizagem, utilizando o AVAM Moodle mobile em smartphone. A metodologia adotada envolve a pesquisa-intervenção, que se concentra na relação entre o pesquisador e o pesquisado em um processo de formação, na medida em que recorta o cotidiano em sua funcionalidade e que foi como local de pesquisa a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A abordagem é de cunho qualitativo, por buscar compreender aspectos dos sujeitos envolvidos, considerando as realidades construídas com a situação da pesquisa. Foram selecionados seis estudantes que cursaram o 7º período da licenciatura em Matemática da UFAL, possuíam dispositivos móveis próprios, tinham conhecimentos digitais para seu uso e demonstraram interesse em participar como voluntários na pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários abertos e fechados compostos de questões estruturadas e semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada com base nas técnicas da análise de conteúdo. Os dados evidenciam que a aprendizagem móvel teve a capacidade de auxiliar a aprendizagem dos estudantes, utilizando-se dos espaços informais de aprendizagem, percebeu-se a importância de aprender na prática com as tecnologias móveis, sendo esta uma característica apontada como desafio na formação de professor. Defende-se uma discussão entre o espaço tradicional de aprendizagem como a escola e a universidade e os espaços informais, como a casa, uma fila de ônibus ou de banco.
Downloads
Referências
ALLY, Mohamed. Mobile learning: transforming the delivery of education and training. Athabasca University Press, 2009. Disponível em: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.475.2163&rep=rep1&type=pdf>. Acesso em: 30 jul. 2022.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
CAMARGO, Andréa F. Formação continuada de professores para o uso dos dispositivos móveis: uma análise de experiência sob a perspectiva da teoria da atividade. 2016. Disponível em: <http://matchsz.inf.elte.hu/tt/docs/Sharples-20062.pdf >. Acesso em: 27 jul. 2022.
CÔNSOLO, Angeles T. Formação de professores para a era da conexão móvel: um estudo reflexivo sobre as práticas da cultura móvel e ubíqua. 2014. Disponível em: < https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/9767/1/Angeles%20Treitero%20Garcia%20Consolo.pdf>. Acesso em: 17 mai. 2022.
FERREIRA, Deise F. Aprendizagem móvel no ensino superior: o uso do smartphone por alunos do Curso de Pedagogia. 2015. Disponível em: < https://repositorio.ufpe.br/bitstream/handle/123456789/14035/Deise%20France%20Moraes%20de%20Ara%C3%BAjo%20Ferreira.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 17 ago.2022.
FUNDAÇÃO Telefônica Vivo. Educação no século XXI. Caderno Mobilidade. São Paulo: Fundação Telefônica, 2013. Disponível em: <http://fundacaotelefonica.org.br/acervo/cadernos-aft-mobilidade/>. Acesso em: 11 jul. 2022.
JÁCOME JÚNIOR, Luiz. Uma extensão do moodle para recomendação ubíqua de objetos de aprendizagem. RENOTE. v. 10,nº 3, dezembro, 2012. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36392/23501 >. Acesso em: 27 nov. 2022.
NASCIMENTO, Karla A. Mc-Learning: práticas colaborativas na escola com o suporte da tecnologia móvel. 2016. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/21227/1/2016_tese_kasnascimento.pdf>. Acesso em: 5 jul. 2022.
LEMOS, André. Cultura da mobilidade. Revista FAMECOS. Porto Alegre, n.40. dezembro de 2009. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/6314/4589>.Acesso em: 10 jun. 2022.
SACOOL, Amarolinda; SCHLEMMER, Eliane; BARBOSA, Jorge. M-learning e u-learning: novas perspectivas de aprendizagem móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
___________. Comunicação ubíqua. São Paulo: Paulus, 2013.
TRAXLER, John. Current state of mobile learning. In: ALLY, Mohamed. Mobile learning: transforming the delivery of education and training. Athabasca University Press, 2009. Disponível em: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.475.2163&rep=rep1&type=pdf>. Acesso em: 30 jul. 2022.
VEEN, Wim; VRAKKING, Bem. Homo zapiens: educando na era digital. 2009.
VOLTOLINI, Ana G. Na palma da mão: a difusão de celulares e smartphones e possibilidades para o ensino-aprendizagem no Brasil, 2016. Disponível em: <http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1490/2/Ana%20Graciela%20Mendes%20Fernandes%20da%20Fonseca%20Voltolini.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.