Abordagem sobre mecanismos reprodutivos e sexualidade em turmas de 8º ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16234

Palavras-chave:

Professor de Ciências, Sexualidade, Ensino fundamental

Resumo

A educação se faz constituinte na formação do indivíduo e apresenta o tema Saúde, associando com situações do cotidiano. O objetivo desse estudo foi compreender a abordagem, os desafios e as possibilidades dos(as) professores(as) de Ciências do 8º ano do Ensino Fundamental sobre o desenvolvimento da temática Mecanismos Reprodutivos e Sexualidade. A pesquisa ocorreu com sete docentes de seis escolas situadas no município de Uruguaiana/RS. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. Pode-se constatar a relevância da formação continuada nas disciplinas dos anos finais do ensino fundamental, dando subsídios aos docentes para a abordagem de Mecanismos Reprodutivos e Sexualidade em sala de aula. Por fim, abordar o objeto do conhecimento Mecanismos Reprodutivos e Sexualidade em sala de aula viabiliza o autoconhecimento, a saúde, o bem-estar e a diminuição de conflitos relacionados a esse assunto que podem surgir na vida dos(as) jovens, entretanto, foi possível notar que ainda falta na Base Nacional Comum Curricular a explanação de como realizar o trabalho desse conteúdo em sala de aula.

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Publicado

01-03-2024

Como Citar

SANTOS DOS SANTOS, C.; LOITZENBAUER DA ROCHA MOREIRA, B. Abordagem sobre mecanismos reprodutivos e sexualidade em turmas de 8º ano do ensino fundamental. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–20, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16234. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16234. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos