Abordagem sobre mecanismos reprodutivos e sexualidade em turmas de 8º ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16234

Palavras-chave:

Professor de Ciências, Sexualidade, Ensino fundamental

Resumo

A educação se faz constituinte na formação do indivíduo e apresenta o tema Saúde, associando com situações do cotidiano. O objetivo desse estudo foi compreender a abordagem, os desafios e as possibilidades dos(as) professores(as) de Ciências do 8º ano do Ensino Fundamental sobre o desenvolvimento da temática Mecanismos Reprodutivos e Sexualidade. A pesquisa ocorreu com sete docentes de seis escolas situadas no município de Uruguaiana/RS. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. Pode-se constatar a relevância da formação continuada nas disciplinas dos anos finais do ensino fundamental, dando subsídios aos docentes para a abordagem de Mecanismos Reprodutivos e Sexualidade em sala de aula. Por fim, abordar o objeto do conhecimento Mecanismos Reprodutivos e Sexualidade em sala de aula viabiliza o autoconhecimento, a saúde, o bem-estar e a diminuição de conflitos relacionados a esse assunto que podem surgir na vida dos(as) jovens, entretanto, foi possível notar que ainda falta na Base Nacional Comum Curricular a explanação de como realizar o trabalho desse conteúdo em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALARCÃO, I. Escola Reflexiva e Nova Racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2017.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Almedina, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Proposta de Prática de Implementação. Brasília, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: mar. 2023.

BURCHARD, C. P. Concepções de professores de ciências do ensino fundamental sobre trabalhar o tema sexualidade em sala de aula. Dissertação de mestrado em Educação em Ciências. Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana. 2019. Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br/handle/riu/4969. Acesso em: mar. 2023.

FERNANDES, F.; LORENZETTI, L. A educação para sexualidade e seus aspectos científicos e socioculturais: uma abordagem nos anos iniciais. Investigações em Ensino de Ciências, v. 26, n. 2, p. 254-270, 2021. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/2443. Acesso em: mar. 2023.

GATTI, B. A. Formação de Professores: Condições e Problemas Atuais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 1, n.2, p. 161-171, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/download/716/345/2655. Acesso em: mar. 2023.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2018.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas da Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2019.

JESUS, M. G.; FREITAS, M. C. M. A. Abordagem da Sexualidade na Disciplina de Ciências no Ensino Fundamental II. Universidade Evangélica de Goiás. In: I Jornada Científica de Educação do curso de Pedagogia. Goiás, 2020. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/pedagogia/article/view/5181. Acesso em: mar. 2023.

LIMA, W. S.; OLIVEIRA, L.; JUSTINA, L. A. D. A formação de professores e a sexualidade na BNCC. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Natal, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1189-1.pdf. Acesso em: mar. 2023.

LUFT, H. M.; RIGO, N. M.; VALLI, M. D. Saúde e sexualidade: abordagens contemporâneas no ensino. Revista Contexto & Saúde, v. 22, n. 46, 2022. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoesaude/article/view/13316. Acesso em: mar. 2023.

MOREIRA, B. L. R.; FOLMER, V. Percepções de professores de ciências e educação física acerca da educação sexual na escola. Experiências em Ensino de Ciências, v. 10, n. 3, p. 18-30, 2015. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/531/502. Acesso em: mar. 2023.

NOTHAFT, S. C. S. et al. Sexualidade do adolescente no discurso de educadores: possibilidades para práticas educativas. REME Revista Mineira de Enfermagem, p. 284-289, 2014. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-727268. Acesso em: mar. 2023.

ARAIZO, Q. C. Educação em Sexualidade: Uma Sequência Didática para Inserção do Tema nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso, Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2019. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/23931/1/PG_COLIC_2019_2_13.pdf. Acesso em: mar. 2023.

RIBEIRO, P. N. C. Sequência Didática em Educação Sexual: Uma Proposta para o Ensino Médio. Dissertação de mestrado em Ensino de Biologia. Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2019. Disponível em: https://www.profbio.ufmg.br/wp-content/uploads/2021/01/Dissertacao-Pedro-Neto-Clares-Ribeiro.pdf. Acesso em: mar. 2023.

RIZZA, J. L.; RIBEIRO, P. R. C.; MOTA, M. R. A. A sexualidade nos cursos de licenciatura e a interface com políticas de formação de professores/as. Educação e Pesquisa, v. 44, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/9WGxvy5RfrCNCNssstbGYzr/abstract/?lang=pt. Acesso em: mar. 2023.

SANTOS, A. L. R. et al. Educação Sexual no Ambiente escolar. Trabalho de Conclusão de Curso, Licenciatura em Pedagogia. Centro Universitário UMA Betim. Betim, 2021. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/14452/7/EDUCA%C3%87%C3%83O%20SEXUAL%20NO%20AMBIENTE%20ESCOLAR.pdf. Acesso em: mar. 2023.

SARMENTO, S. S. et al. Estratégias metodológicas nas abordagens sobre IST no ensino fundamental. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 8, n. 17, 2018. Disponível em:https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/293. Acesso em: mar. 2023.

Downloads

Publicado

01-03-2024

Como Citar

SANTOS DOS SANTOS, C.; LOITZENBAUER DA ROCHA MOREIRA, B. Abordagem sobre mecanismos reprodutivos e sexualidade em turmas de 8º ano do ensino fundamental. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–20, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16234. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16234. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos