Fantasmas com alma – relatos de uma dona de casa sobre patriarcado e educação

Autores

  • Vanessa Lemos de Toledo PPGE - UFSCar
  • Valéria Oliveira de Vasconcelos Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar (Campus São Carlos/SP) e Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural da UFSCar (campus Araras/SP). https://orcid.org/0000-0002-0616-2372

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16267

Palavras-chave:

Educação Popular, Colonialidade, Ser mais

Resumo

Este relato de experiência emergiu de um exercício de pesquisa etnográfica e suscitou reflexões sobre diferentes compreensões de mundo tendo como foco a educação, a cultura e a formação de subjetividades sob a égide da racionalidade capitalista. Para tanto conversamos com uma dona de casa, representante de um grupo tipificado como “inferior” frente à ideologia dominante e marcado pela desigualdade de gênero. Os relatos desvelam toda uma história circunscrita pelo patriarcado e pela colonialidade na qual, principalmente as mulheres pobres, que por opção ou imposição, vivem ocultas no trabalho doméstico.  Entre os anúncios identificamos a urgência de lutar contra uma perspectiva hegemônica - em que o ser produtivo/a é visto como virtude e até mesmo imperativo moral – em busca do “ser mais”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Oliveira de Vasconcelos, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar (Campus São Carlos/SP) e Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural da UFSCar (campus Araras/SP).

Licenciada em Educação Física (1984) e em Pedagogia (2021). Mestre em Educação Especial (1996) pela Universidade Federal de São Carlos com bolsa CNPq (UFSCar). Pesquisadora do Grupo Práticas Sociais e Processos Educativos (UFSCar) desde 1998, junto ao qual realizou pesquisa de Doutorado em co-tutela com a Universidade de Salamanca (com bolsa da Rede PASSB – Proyecto Alfa/Columbus/União Europeia – 2002). Nessa ocasião investigou o processo de formação de educadores/as comunitários/as numa região com extrema vulnerabilidade social no Recôncavo baiano, nordeste brasileiro. Na Universidade Estadual Paulista (UNESP/2011) desenvolveu pesquisa de pós-doutorado em duas Reservas Extrativistas na Amazônia paraense, buscando compreender as formas de educar e educar-se dentro de culturas tradicionais. Novamente na UFSCar (2016), engajou-se em outro estágio pós-doutoral, dessa vez pesquisando em uma Reserva Extrativista no estado do Amazonas, em que objetivou abarcar os saberes tradicionais de crianças ribeirinhas. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) na qual foi titular do Comitê Científico do GT 6 - Educação Popular (2018-2019) e vice-coordenadora (2020-2021). Atualmente é Coordenadora do GT06 (biênio 2022-2023). Membro do Grupo de Trabalho "Educación Popular y pedagogías críticas" (CLACSO). Tem experiência na Educação Básica como professora, diretora e Coordenadora na área de Educação e de Educação Especial. Fundou a Associação de Capacitação, Orientação e Desenvolvimento do Excepcional (ACORDE), em São Carlos/SP e trabalhou na L'Arche Community (Liverpool/UK), entidade voltada para a atenção a adultos com deficiência intelectual. Tem experiência na Educação Superior desde 1998 como docente na graduação e pósgraduação e orientadora em Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Foi docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIUBE) entre 2009 e 2012 e do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNISAL) entre 2012 e 2021. Desenvolve projetos de ação comunitária e de formação de educadores/as em parceria com a Rosa dos Ventos (casa de formação e partilha em Cultura e Educação Popular coordenada por Carlos Rodrigues Brandão) desde 2006. Atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar (Campus São Carlos/SP) e do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural da UFSCar (campus Araras/SP). Professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Autora de artigos e livros nos mais diversos âmbitos, tais como: educação popular, cultura e diversidade, populações tradicionais, educação ambiental, educação do campo, agroecologia, educação especial, práticas sociais e processos educativos.

Referências

DUSSEL, E. Cultura imperial, cultura ilustrada y liberación de la cultura popular. (apêndice). In: DUSSEL, Henrique. Para uma ética da Libertação Latino-Americana: III Erótica e Pedagógica. Piracicaba/São Paulo: Co-edição Edições Loyola/Editora UNIMEP, 1974.

FEDERICI, S. O patriarcado do salário: notas sobre Marx, gênero e feminismo (v.1). Tradução: Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2021.

LERNER, G. A Criação do Patriarcado: História da opressão das mulheres pelos homens. São Paulo: Cultrix, 2019.

LUGONES, M. Rumo a um feminismo descolonial. Revista Estudos Feministas [en linea] 2014, 22 (Septiembre-Diciembre), p. 935-952.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. setembro 2005. pp. 227-278.

RAMOSE, M. Globalização e ubuntu. SANTOS, Boaventura; Meneses, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p.159-200.

SAFFIOTI, H.I.B. Gênero, patriarcado, violência. 2ºed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2015.

WALSH, C. Pedagogías decoloniales caminando y preguntando. Notas a Paulo Freire desde Abya Yala. Revista Entramados - Educación Y Sociedad. Año 1 Número 1- 2014. Disponível em: https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/entramados/article/view/1075/1393

WHITAKER, Dulce Consuelo Andreatta. Mulher e homem: o mito da desigualdade. São Paulo: Moderna, 1988.

ZANELLO, V. Saúde mental, gênero e dispositivos. Cultura e processos de subjetivação. Curitiba: Apris, 2018.

Downloads

Publicado

01-03-2024

Como Citar

TOLEDO, V. L. de; OLIVEIRA DE VASCONCELOS, V. Fantasmas com alma – relatos de uma dona de casa sobre patriarcado e educação . Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–12, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16267. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16267. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência