Fantasmas com alma – relatos de uma dona de casa sobre patriarcado e educação
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16267Palavras-chave:
Educação Popular, Colonialidade, Ser maisResumo
Este relato de experiência emergiu de um exercício de pesquisa etnográfica e suscitou reflexões sobre diferentes compreensões de mundo tendo como foco a educação, a cultura e a formação de subjetividades sob a égide da racionalidade capitalista. Para tanto conversamos com uma dona de casa, representante de um grupo tipificado como “inferior” frente à ideologia dominante e marcado pela desigualdade de gênero. Os relatos desvelam toda uma história circunscrita pelo patriarcado e pela colonialidade na qual, principalmente as mulheres pobres, que por opção ou imposição, vivem ocultas no trabalho doméstico. Entre os anúncios identificamos a urgência de lutar contra uma perspectiva hegemônica - em que o ser produtivo/a é visto como virtude e até mesmo imperativo moral – em busca do “ser mais”.
Downloads
Referências
DUSSEL, E. Cultura imperial, cultura ilustrada y liberación de la cultura popular. (apêndice). In: DUSSEL, Henrique. Para uma ética da Libertação Latino-Americana: III Erótica e Pedagógica. Piracicaba/São Paulo: Co-edição Edições Loyola/Editora UNIMEP, 1974.
FEDERICI, S. O patriarcado do salário: notas sobre Marx, gênero e feminismo (v.1). Tradução: Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2021.
LERNER, G. A Criação do Patriarcado: História da opressão das mulheres pelos homens. São Paulo: Cultrix, 2019.
LUGONES, M. Rumo a um feminismo descolonial. Revista Estudos Feministas [en linea] 2014, 22 (Septiembre-Diciembre), p. 935-952.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. setembro 2005. pp. 227-278.
RAMOSE, M. Globalização e ubuntu. SANTOS, Boaventura; Meneses, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p.159-200.
SAFFIOTI, H.I.B. Gênero, patriarcado, violência. 2ºed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2015.
WALSH, C. Pedagogías decoloniales caminando y preguntando. Notas a Paulo Freire desde Abya Yala. Revista Entramados - Educación Y Sociedad. Año 1 Número 1- 2014. Disponível em: https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/entramados/article/view/1075/1393
WHITAKER, Dulce Consuelo Andreatta. Mulher e homem: o mito da desigualdade. São Paulo: Moderna, 1988.
ZANELLO, V. Saúde mental, gênero e dispositivos. Cultura e processos de subjetivação. Curitiba: Apris, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.