A operacionalização das noções bourdieusianas de habitus e campo na educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16356Palavras-chave:
Pierre Bourdieu, Sociologia da Educação, Educação Profissional e TecnológicaResumo
Pierre Bourdieu concebia o sistema escolar como um ambiente de exaltação da democracia, mas que na prática, privilegiava os mais favorecidos e desfavorecia os mais necessitados, tornando a escola um espaço de reprodução e de conservação social. As suas noções de habitus e campo auxiliam os pesquisadores na investigação das desigualdades sociais e escolares e na construção de novos campos de pesquisa. O objetivo do artigo foi analisar como as noções de campo e de habitus poderiam ser operacionalizadas na educação profissional e tecnológica, estabelecendo o IF Sudeste MG como um campo de pesquisa bourdieusiano e os processos de escolha do estabelecimento de ensino e dos cursos técnicos como temáticas de distinção e de desigualdades sociais. Para isso, metodologicamente, adotou-se a revisão de literatura e a pesquisa documental. Concluiu-se que a noção operacionalizada de campo permitiu entender como as dez unidades do IF Sudeste MG, mesmo possuindo objetivos em comum, estabeleceram lutas e relações de dominação dentro da própria organização, visando atrair novos alunos para o seu estabelecimento de ensino e para os cursos ofertados. A noção operacionalizada de habitus para a escolha do estabelecimento demonstrou que a origem social do estudante irá direcionar as estratégias familiares para aquelas mais ou menos arriscadas de acordo com o habitus constituído e com os níveis de capitais acumulados e para a escolha dos cursos técnicos, estes não serão definidos a partir de todas as opções disponíveis no sistema educacional, mas sim orientada pelas condições do seu meio social de origem.
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