A operacionalização das noções bourdieusianas de habitus e campo na educação profissional e tecnológica

Autores

  • Itamar de Oliveira Corrêa Filho IF SUDESTE MG - CAMPUS MURIAÉ https://orcid.org/0000-0002-2575-631X
  • Jairo Antônio da Paixão UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16356

Palavras-chave:

Pierre Bourdieu, Sociologia da Educação, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Pierre Bourdieu concebia o sistema escolar como um ambiente de exaltação da democracia, mas que na prática, privilegiava os mais favorecidos e desfavorecia os mais necessitados, tornando a escola um espaço de reprodução e de conservação social. As suas noções de habitus e campo auxiliam os pesquisadores na investigação das desigualdades sociais e escolares e na construção de novos campos de pesquisa. O objetivo do artigo foi analisar como as noções de campo e de habitus poderiam ser operacionalizadas na educação profissional e tecnológica, estabelecendo o IF Sudeste MG como um campo de pesquisa bourdieusiano e os processos de escolha do estabelecimento de ensino e dos cursos técnicos como temáticas de distinção e de desigualdades sociais. Para isso, metodologicamente, adotou-se a revisão de literatura e a pesquisa documental. Concluiu-se que a noção operacionalizada de campo permitiu entender como as dez unidades do IF Sudeste MG, mesmo possuindo objetivos em comum, estabeleceram lutas e relações de dominação dentro da própria organização, visando atrair novos alunos para o seu estabelecimento de ensino e para os cursos ofertados. A noção operacionalizada de habitus para a escolha do estabelecimento demonstrou que a origem social do estudante irá direcionar as estratégias familiares para aquelas mais ou menos arriscadas de acordo com o habitus constituído e com os níveis de capitais acumulados e para a escolha dos cursos técnicos, estes não serão definidos a partir de todas as opções disponíveis no sistema educacional, mas sim orientada pelas condições do seu meio social de origem.

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Biografia do Autor

Itamar de Oliveira Corrêa Filho, IF SUDESTE MG - CAMPUS MURIAÉ

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa - MG, na Linha de Pesquisa Educação Pública: sujeitos e práticas. Especialização em Gestão Pública, Área de Conhecimento em Educação, pela Faculdade de Educação São Luís (2016). Graduação em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (2013). Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade de Franca (2019). Interesse de pesquisa nas áreas de Sociologia da Educação, Trajetórias e Educação Profissional e Tecnológica. Atualmente é Auxiliar em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé, lotado na Coordenação de Gestão de Pessoas. 

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Publicado

01-03-2024

Como Citar

CORRÊA FILHO, I. de O.; PAIXÃO, J. A. da. A operacionalização das noções bourdieusianas de habitus e campo na educação profissional e tecnológica . Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–20, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16356. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16356. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos