Reflexos da lei nº 13.415/2017

a educação brasileira a serviço do capitalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16407

Palavras-chave:

Educação, Capitalismo, Banco Mundial

Resumo

A educação pública é um direito inalienável garantido pela Constituição Federal de 1988, e por não poder restringi-lo, o capitalismo vem transformando-a em uma mercadoria de grande valia, afinal, é na influência ideológica dos indivíduos que os grupos financeiros conseguem manter o controle social e comercial da sociedade, por essa razão reformas como a do ensino médio permitem definir o tipo de sociedade que se busca (re)criar. O objetivo deste trabalho é discutir os interesses que fundamentam as reformas educacionais e sobretudo apontar a quem interessa esse modelo mercantil de educação que reformulou o ensino médio brasileiro levando-o a padrões segmentados e profissionalizantes. Nossa hipótese é de que as orientações do Banco Mundial contribuem para a expansão da privatização da educação ao mesmo tempo que criam mecanismos para uma educação reprodutora e para a crítica do conhecimento.

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Biografia do Autor

Gésica Mayara Souza Sobral, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Mestranda em educação do programa de Pós – Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí.  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8455048904517646

Marli Clementino Gonçalves, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Professora Doutora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação (NUPPEGE) da UFPI. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5870583160701292.

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Publicado

05-04-2024

Como Citar

NOGUEIRA , H. A.; SOBRAL, G. M. S.; GONÇALVES, M. . C. Reflexos da lei nº 13.415/2017: a educação brasileira a serviço do capitalismo . Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–16, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16407. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16407. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos