Compreensão de Método Científico e o papel da Ciência:
uma análise das respostas de licenciandos em Matemática a partir do documentário ‘A Terra é Plana’
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16417Palavras-chave:
Ciência, Método Científico, Educação em Matemática, Validade de TeoriasResumo
Em meio a ataques ao Método Científico e à disseminação de desinformação, surge a necessidade de avaliar a compreensão desse método pelos estudantes. Essa situação levanta questões sobre a compreensão sobre o Método Científico e o papel da Ciência na validação de teorias. Diante disso, o estudo apresentado teve como objetivo analisar a compreensão dos licenciandos em Matemática sobre o Método Científico e o papel da Ciência na validação de teorias, utilizando o documentário ‘A Terra é Plana’ como ponto de partida para discussão e reflexão. Utilizando um questionário de quatro questões e uma análise qualitativa das respostas, examinamos as perspectivas dos estudantes e sua relação com o documentário. O principal achado é que a maioria demonstrou compreensão clara do Método Científico e reconheceu a importância da Ciência na validação de teorias. O documentário serviu como um instrumento efetivo para promover reflexões sobre a necessidade da Ciência para avaliar teorias.
Downloads
Referências
BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content Knowledge for Teaching: What Makes It Special? Journal of Teacher Education, [S. I.], v. 59, n. 5, p. 389–407, 2008. https://doi.org/10.1177/
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.
CARRILLO, J.; CLIMENT, N.; CONTRERAS, L. C.; MUÑOZ-CATALÁN, M. C. Determining specialised knowledge for mathematics teaching. In: VIII CONGRESS OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION (8 CERME). 8, 2013, Antália, Turquia. Anais [...]. Antália, Turquia: Middle East Technical University, 2013. p. 2985–2994. Disponível em: https://cerme8.metu.edu.tr/wgpapers/WG17/Wg17_Climent.pdf. Acesso em: 13 abr. 2023.
CHALMERS, A. F. O que é Ciência Afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Chapter 8: Relationships of Knowledge and Practice: Teacher Learning in Communities. Review of Research in Education, [S. I.], v. 24, p. 249–305, 1999. https://doi.org/10.3102/0091732X024001249
COSTELLO, Brian. Behind the Curve Movie Review. 2023. Disponível em: https://www.
commonsensemedia.org/movie-reviews/behind-the-curve. Acesso em: 10 ago. 2023.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FEYERABEND, Paul. Contra o método. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 84. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: a teoria das inteligências múltiplas. São Paulo: Artmed, 1994.
HATTIE, John. Visible learning: A synthesis of over 800 meta-analyses relating to achievement. New York: Routledge, 2009.
HOBBS, R. Digital and Media Literacy: A Plan of Action. A White Paper on the Digital and Media Literacy Recommendations of the Knight Commission on the Information Needs of Communities in a Democracy. Washington: Aspen Institute, 2010. Disponível em: https://www.aspeninstitute.org/wp-content/uploads/2010/11/Digital_and_Media_Literacy.pdf. Acesso em: 18 abr. 2024.
INTERNET MOVIE DATABASE. User reviews: Behind the Curve. 2023. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt8132700/reviews. Acesso em: 1 maio. 2023.
KHUN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 13. ed. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 2017.
LAKATOS, I. Falsification and the Methodology of Scientific Research Programmes. In: HARDING, S. G. (org.). Can Theories be Refuted? Essays on the Duhem-Quine Thesis. Synthese LibraryDordrecht: Springer Netherlands, 1976. p. 205–259. https://doi.org/10.1007/978-94-010-1863-0_14.
MIRANDA, G. P.; TOSTE, A. G. M. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Revista Ponto de Vista, Viçosa, v. 9, n. 2, p. 172–176, 2020. https://doi.org/10.47328/rpv.v9i02.10811.
POPPER, Karl R. A lógica da pesquisa científica. 9. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2001.
ROTTEN TOMATOES. Behind the Curve: Movie Reviews. 2023. Disponível em: https://www.rottentomatoes.com/m/behind_the_curve/reviews. Acesso em: 11 maio. 2023.
SAGAN, C. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SHERMER, M. Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas: pseudociência, superstição e outras confusões dos nossos tempos. São Paulo: JSN Editora, 2011.
SHULMAN, Lee S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, [S. I.], v. 15, n. 2, p. 4–14, 1986. https://doi.org/10.3102/0013189X015002004.
SHULMAN, Lee S. Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, [S. I.], v. 57, n. 1, p. 1–23, 1987. https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411.
SKEMP, Richard R. Relational Understanding and Instrumental Understanding. The Arithmetic Teacher, [S. I.], v. 26, n. 3, p. 9–15, 1978. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/41187667. Acesso em: 15 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ponto de Vista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.