Compreensão de Método Científico e o papel da Ciência:
uma análise das respostas de licenciandos em Matemática a partir do documentário ‘A Terra é Plana’
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16417Palavras-chave:
Ciência, Método Científico, Educação em Matemática, Validade de TeoriasResumo
Em meio a ataques ao Método Científico e à disseminação de desinformação, surge a necessidade de avaliar a compreensão desse método pelos estudantes. Essa situação levanta questões sobre a compreensão sobre o Método Científico e o papel da Ciência na validação de teorias. Diante disso, o estudo apresentado teve como objetivo analisar a compreensão dos licenciandos em Matemática sobre o Método Científico e o papel da Ciência na validação de teorias, utilizando o documentário ‘A Terra é Plana’ como ponto de partida para discussão e reflexão. Utilizando um questionário de quatro questões e uma análise qualitativa das respostas, examinamos as perspectivas dos estudantes e sua relação com o documentário. O principal achado é que a maioria demonstrou compreensão clara do Método Científico e reconheceu a importância da Ciência na validação de teorias. O documentário serviu como um instrumento efetivo para promover reflexões sobre a necessidade da Ciência para avaliar teorias.
Downloads
Referências
BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content Knowledge for Teaching: What Makes It Special? Journal of Teacher Education, [S. I.], v. 59, n. 5, p. 389–407, 2008. https://doi.org/10.1177/
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.
CARRILLO, J.; CLIMENT, N.; CONTRERAS, L. C.; MUÑOZ-CATALÁN, M. C. Determining specialised knowledge for mathematics teaching. In: VIII CONGRESS OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION (8 CERME). 8, 2013, Antália, Turquia. Anais [...]. Antália, Turquia: Middle East Technical University, 2013. p. 2985–2994. Disponível em: https://cerme8.metu.edu.tr/wgpapers/WG17/Wg17_Climent.pdf. Acesso em: 13 abr. 2023.
CHALMERS, A. F. O que é Ciência Afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Chapter 8: Relationships of Knowledge and Practice: Teacher Learning in Communities. Review of Research in Education, [S. I.], v. 24, p. 249–305, 1999. https://doi.org/10.3102/0091732X024001249
COSTELLO, Brian. Behind the Curve Movie Review. 2023. Disponível em: https://www.
commonsensemedia.org/movie-reviews/behind-the-curve. Acesso em: 10 ago. 2023.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FEYERABEND, Paul. Contra o método. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 84. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: a teoria das inteligências múltiplas. São Paulo: Artmed, 1994.
HATTIE, John. Visible learning: A synthesis of over 800 meta-analyses relating to achievement. New York: Routledge, 2009.
HOBBS, R. Digital and Media Literacy: A Plan of Action. A White Paper on the Digital and Media Literacy Recommendations of the Knight Commission on the Information Needs of Communities in a Democracy. Washington: Aspen Institute, 2010. Disponível em: https://www.aspeninstitute.org/wp-content/uploads/2010/11/Digital_and_Media_Literacy.pdf. Acesso em: 18 abr. 2024.
INTERNET MOVIE DATABASE. User reviews: Behind the Curve. 2023. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt8132700/reviews. Acesso em: 1 maio. 2023.
KHUN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 13. ed. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 2017.
LAKATOS, I. Falsification and the Methodology of Scientific Research Programmes. In: HARDING, S. G. (org.). Can Theories be Refuted? Essays on the Duhem-Quine Thesis. Synthese LibraryDordrecht: Springer Netherlands, 1976. p. 205–259. https://doi.org/10.1007/978-94-010-1863-0_14.
MIRANDA, G. P.; TOSTE, A. G. M. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Revista Ponto de Vista, Viçosa, v. 9, n. 2, p. 172–176, 2020. https://doi.org/10.47328/rpv.v9i02.10811.
POPPER, Karl R. A lógica da pesquisa científica. 9. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2001.
ROTTEN TOMATOES. Behind the Curve: Movie Reviews. 2023. Disponível em: https://www.rottentomatoes.com/m/behind_the_curve/reviews. Acesso em: 11 maio. 2023.
SAGAN, C. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SHERMER, M. Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas: pseudociência, superstição e outras confusões dos nossos tempos. São Paulo: JSN Editora, 2011.
SHULMAN, Lee S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, [S. I.], v. 15, n. 2, p. 4–14, 1986. https://doi.org/10.3102/0013189X015002004.
SHULMAN, Lee S. Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, [S. I.], v. 57, n. 1, p. 1–23, 1987. https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411.
SKEMP, Richard R. Relational Understanding and Instrumental Understanding. The Arithmetic Teacher, [S. I.], v. 26, n. 3, p. 9–15, 1978. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/41187667. Acesso em: 15 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.