Compreensão de Método Científico e o papel da Ciência:

uma análise das respostas de licenciandos em Matemática a partir do documentário ‘A Terra é Plana’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16417

Palavras-chave:

Ciência, Método Científico, Educação em Matemática, Validade de Teorias

Resumo

Em meio a ataques ao Método Científico e à disseminação de desinformação, surge a necessidade de avaliar a compreensão desse método pelos estudantes. Essa situação levanta questões sobre a compreensão sobre o Método Científico e o papel da Ciência na validação de teorias. Diante disso, o estudo apresentado teve como objetivo analisar a compreensão dos licenciandos em Matemática sobre o Método Científico e o papel da Ciência na validação de teorias, utilizando o documentário ‘A Terra é Plana’ como ponto de partida para discussão e reflexão. Utilizando um questionário de quatro questões e uma análise qualitativa das respostas, examinamos as perspectivas dos estudantes e sua relação com o documentário. O principal achado é que a maioria demonstrou compreensão clara do Método Científico e reconheceu a importância da Ciência na validação de teorias. O documentário serviu como um instrumento efetivo para promover reflexões sobre a necessidade da Ciência para avaliar teorias.

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Biografia do Autor

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/REAMEC (2017 - 2020), possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ProfMat (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva e atua no Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn) no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É Editor-chefe da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas.

Ana Claudia Tasinaffo Alves, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Graduada em Ciências Biológicas com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1998) e em Ciências da Natureza - com habilitação em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Possui Especialização em Química pela Universidade Federal de Lavras (2002). Mestrado em Ciência de Materiais pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências REAMEC (2018); Foi orientadora do programa Residência Pedagógica/Capes para os cursos de Licenciatura em Biologia, Ciências da Natureza - Química e Física, no núcleo IFMT - Campus Confresa. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência docente na área de Química. Atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química de Mato Grosso (LabPEQ-UFMT) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa), Diretora de Graduação na Pró-reitoria de Ensino em Cuiabá.

Suellen Aparecida Greatti Vieira, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Bacharela em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário ETEP. Mestra em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Londrina, com enfoque na área de Equações Diferenciais Parciais. Doutora em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, também com enfoque em Equações Diferenciais Parciais. Atualmente é Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa e Coordenadora do curso de Especialização em Ensino de Ciências.

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Publicado

22-04-2024

Como Citar

LOPES, T. B.; ALVES, A. C. T.; VIEIRA, S. A. G. Compreensão de Método Científico e o papel da Ciência: : uma análise das respostas de licenciandos em Matemática a partir do documentário ‘A Terra é Plana’. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–17, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16417. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16417. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos