Compreensão de Método Científico e o papel da Ciência:

uma análise das respostas de licenciandos em Matemática a partir do documentário ‘A Terra é Plana’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16417

Palavras-chave:

Ciência, Método Científico, Educação em Matemática, Validade de Teorias

Resumo

Em meio a ataques ao Método Científico e à disseminação de desinformação, surge a necessidade de avaliar a compreensão desse método pelos estudantes. Essa situação levanta questões sobre a compreensão sobre o Método Científico e o papel da Ciência na validação de teorias. Diante disso, o estudo apresentado teve como objetivo analisar a compreensão dos licenciandos em Matemática sobre o Método Científico e o papel da Ciência na validação de teorias, utilizando o documentário ‘A Terra é Plana’ como ponto de partida para discussão e reflexão. Utilizando um questionário de quatro questões e uma análise qualitativa das respostas, examinamos as perspectivas dos estudantes e sua relação com o documentário. O principal achado é que a maioria demonstrou compreensão clara do Método Científico e reconheceu a importância da Ciência na validação de teorias. O documentário serviu como um instrumento efetivo para promover reflexões sobre a necessidade da Ciência para avaliar teorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/REAMEC (2017 - 2020), possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ProfMat (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva e atua no Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn) no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É Editor-chefe da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas.

Ana Claudia Tasinaffo Alves, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Graduada em Ciências Biológicas com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1998) e em Ciências da Natureza - com habilitação em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Possui Especialização em Química pela Universidade Federal de Lavras (2002). Mestrado em Ciência de Materiais pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências REAMEC (2018); Foi orientadora do programa Residência Pedagógica/Capes para os cursos de Licenciatura em Biologia, Ciências da Natureza - Química e Física, no núcleo IFMT - Campus Confresa. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência docente na área de Química. Atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química de Mato Grosso (LabPEQ-UFMT) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa), Diretora de Graduação na Pró-reitoria de Ensino em Cuiabá.

Suellen Aparecida Greatti Vieira, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Bacharela em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário ETEP. Mestra em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Londrina, com enfoque na área de Equações Diferenciais Parciais. Doutora em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, também com enfoque em Equações Diferenciais Parciais. Atualmente é Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa e Coordenadora do curso de Especialização em Ensino de Ciências.

Referências

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content Knowledge for Teaching: What Makes It Special? Journal of Teacher Education, [S. I.], v. 59, n. 5, p. 389–407, 2008. https://doi.org/10.1177/

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.

CARRILLO, J.; CLIMENT, N.; CONTRERAS, L. C.; MUÑOZ-CATALÁN, M. C. Determining specialised knowledge for mathematics teaching. In: VIII CONGRESS OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION (8 CERME). 8, 2013, Antália, Turquia. Anais [...]. Antália, Turquia: Middle East Technical University, 2013. p. 2985–2994. Disponível em: https://cerme8.metu.edu.tr/wgpapers/WG17/Wg17_Climent.pdf. Acesso em: 13 abr. 2023.

CHALMERS, A. F. O que é Ciência Afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.

COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Chapter 8: Relationships of Knowledge and Practice: Teacher Learning in Communities. Review of Research in Education, [S. I.], v. 24, p. 249–305, 1999. https://doi.org/10.3102/0091732X024001249

COSTELLO, Brian. Behind the Curve Movie Review. 2023. Disponível em: https://www.

commonsensemedia.org/movie-reviews/behind-the-curve. Acesso em: 10 ago. 2023.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FEYERABEND, Paul. Contra o método. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 84. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: a teoria das inteligências múltiplas. São Paulo: Artmed, 1994.

HATTIE, John. Visible learning: A synthesis of over 800 meta-analyses relating to achievement. New York: Routledge, 2009.

HOBBS, R. Digital and Media Literacy: A Plan of Action. A White Paper on the Digital and Media Literacy Recommendations of the Knight Commission on the Information Needs of Communities in a Democracy. Washington: Aspen Institute, 2010. Disponível em: https://www.aspeninstitute.org/wp-content/uploads/2010/11/Digital_and_Media_Literacy.pdf. Acesso em: 18 abr. 2024.

INTERNET MOVIE DATABASE. User reviews: Behind the Curve. 2023. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt8132700/reviews. Acesso em: 1 maio. 2023.

KHUN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 13. ed. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 2017.

LAKATOS, I. Falsification and the Methodology of Scientific Research Programmes. In: HARDING, S. G. (org.). Can Theories be Refuted? Essays on the Duhem-Quine Thesis. Synthese LibraryDordrecht: Springer Netherlands, 1976. p. 205–259. https://doi.org/10.1007/978-94-010-1863-0_14.

MIRANDA, G. P.; TOSTE, A. G. M. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Revista Ponto de Vista, Viçosa, v. 9, n. 2, p. 172–176, 2020. https://doi.org/10.47328/rpv.v9i02.10811.

POPPER, Karl R. A lógica da pesquisa científica. 9. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2001.

ROTTEN TOMATOES. Behind the Curve: Movie Reviews. 2023. Disponível em: https://www.rottentomatoes.com/m/behind_the_curve/reviews. Acesso em: 11 maio. 2023.

SAGAN, C. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

SHERMER, M. Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas: pseudociência, superstição e outras confusões dos nossos tempos. São Paulo: JSN Editora, 2011.

SHULMAN, Lee S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, [S. I.], v. 15, n. 2, p. 4–14, 1986. https://doi.org/10.3102/0013189X015002004.

SHULMAN, Lee S. Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, [S. I.], v. 57, n. 1, p. 1–23, 1987. https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411.

SKEMP, Richard R. Relational Understanding and Instrumental Understanding. The Arithmetic Teacher, [S. I.], v. 26, n. 3, p. 9–15, 1978. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/41187667. Acesso em: 15 fev. 2023.

Downloads

Publicado

22-04-2024

Como Citar

LOPES, T. B.; ALVES, A. C. T.; VIEIRA, S. A. G. Compreensão de Método Científico e o papel da Ciência: : uma análise das respostas de licenciandos em Matemática a partir do documentário ‘A Terra é Plana’. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–17, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16417. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16417. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos