Revisão de literatura:
abordagem das arboviroses na literatura publicada em periódicos da área de ensino de ciências (2016 - 2020)
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16429Palavras-chave:
Arboviroses, Ensino de Ciências, Formação de ProfessoresResumo
Os mosquitos do gênero Aedes aegypti e Aedes albopictus são os protagonistas na difusão de arbovírus em todo o mundo. Dentre as arboviroses mais frequentes no Brasil, destacam-se Zika, Chikungunya, Febre Amarela e a mais notificada, Dengue. As campanhas desenvolvidas, principalmente por órgãos públicos, são focadas na erradicação do vetor, centralizando nas questões médicas e excluindo fatores políticos, sociais, econômicos e ambientais que favorecem o desencadeamento de surtos epidemiológicos. O ensino tem um papel fundamental na discussão dessas problemáticas dentro do ambiente escolar. A Educação para a Sustentabilidade possibilita que os discentes visualizem os problemas que rondam a sociedade a partir de uma abordagem holística. Com o intuito de contribuir com o ensino de arboviroses em aulas de ciências e biologia, esta pesquisa se propôs levantar como essa temática é trabalhada nas publicações da área de ensino de ciências. A metodologia da pesquisa é de natureza quali-quantitativa de caráter exploratório. Observamos um ensino direcionado às questões médicas da doença excluindo fatores socioambientais diretamente relacionados com a expansão dos surtos epidemiológicos, além disso, percebemos uma necessidade de formação continuada dos docentes, tendo em vista o nível de conhecimento insatisfatório, sobretudo para arboviroses recentemente notificadas no Brasil – Zika e Chikungunya.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. S.; COTA, A. L. S.; RODRIGUES, D. F. Saneamento, Arboviroses e Determinantes Ambientais: impactos na saúde urbana. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 25, n. 10, p. 3857-3868, out. 2020.
ASSIS, S. S.; ARAUJO-JORGE, T. C. O que dizem as propostas curriculares do Brasil sobre o tema saúde e as doenças negligenciadas? Aportes para a educação em saúde no ensino de ciências. Ciência & Educação (Bauru), [S.L.], v. 24, n. 1, p. 125-140, jan. 2018.
BALLESTEROS, M. I.; PAÑOS, E.; RUIZ-GALLARDO, J. Microorganisms in Primary Education. Conceptions in children from 8 to 11 years old and influence of the textbooks. Enseñanza de Las Ciencias. Revista de Investigación y Experiencias Didácticas, [S.L.], v. 36, n. 1, p. 79, 13 dez. 2017.
BESNARD, M.; LASTERE, S.; TEISSIER, A.; CAO-LORMEAU V.; MUSSO D. Evidence of perinatal transmission of Zika virus, French Polynesia, December 2013 and February 2014. Euro Surveill. 2014; 19:20751.
BORGES, K. C. A.; ARAUJO, C. B. Z. M.; MACHADO, V. M. The contributions of the Scratch platform for learning the life cycle and control of Aedes aegypti in science classes. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12., 2019, Natal. Anais eletrônicos [...] Natal: ABRAPEC, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xiienpec/
anais/resumos/1/R0704-1.pdf. Acesso em: 5 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim epidemiológico, semana 51. Acesso em: 20 nov. 2023. Disponível em: fi-le:///C:/Users/juliana.r.reis.ANIMA/Downloads/Boletim_epidemiologico_SVS
_51.pdf.
BUENO, W. C. Jornalismo Científico: revisando o conceito. In.: VICTOR, Cilene et al. Jornalismo Científico e Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: All Print Editora, 2009.
BYRNE, J. Modelos de Microrganismos: Conhecimento e compreensão das crianças sobre microrganismos de 7 a 14 anos de idade. Jornal Internacional de Educação em Ciências, v. 33, n. 14, pág. 1927-1961, 2011.
CARVALHO, S.; MAGALHÃES, M. A. F. M.; MEDRONHO, R. A. Analysis of the spatial distribution of dengue cases in the city of Rio de Janeiro, 2011 and 2012. Revista de Saúde Pública, [S.L.], v. 51, p. 1-10, 1 jan. 2017.
CASTRO, D. R.; BEJARANO, N. R. R. The understanding of Elementary School Students I about structure and Micro-organisms/cell Functionality. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 3, p. 93 – 115, 2017.
DELGADO, A. ¿ Democratizar la Ciencia? Diálogo, reflexividad y apertura. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad-CTS, v. 5, n. 15, 2010.
DIONOR, G. A.; MARTINS, L.; EL-HANI, C. B.; CARVALHO, G. S. Dengue, Zika and Chikungunya: overcoming a textbook limitation with a socioscientific issue. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11., 2017, Florianópolis. Anais eletrônicos [...] Florianópolis: ABRAPEC, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1357-1.pdf. Acesso em: 5 mai. 2021
FERREIRA, R. F. O; SILVA-PIRES, F. E. S.; COELHO, B. T.; SILVA, A. S.; CARVALHO, A. A. C.; TRAJANO, V. S. The yellow fever in formal and non-formal biology teaching. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12., 2019, Natal. Anais eletrônicos [...] Natal: ABRAPEC, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xiienpec/
anais/resumos/1/R1188-1.pdf. Acesso em: 5 ago. 2021
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
FREITAS, P. N. N.; JUSTUS, J. F. C.; PILEGGI, S. A. V.; PILEGGI, M. Reframing of concepts about microorganisms through concept maps in high school students. Experiências em Ensino de Ciências, v.15, n.3, 2020.
GARELLI, F; ZUCCHI, M; MORDEGLIA, C; DUMRAUF, A. Representaciones sociales sobre dengue en docentes de Argentina en dos contextos epidemiológicos: aportes para la formación docente. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 14, n. 2, p. 458-472, 2017.
GATTI, B.; TARTUCE, G. L..; NUNES, M. M.; ALMEIDA, P. C. A atratividade da carreira docente no Brasil. Fundação Victor Civita, 2014.
GOÑI, I. L. Microbiota: un cambio de paradigma en la medicina personalizada. Alambique: Didáctica de las ciencias experimentales, n. 99, p. 49-56, 2020.
GRILLO, S. V. C. Primary and secondary speech genres in the Bakhtin Circle: implications to the scientific diffusion. Alfa, São Paulo, 52 (1): p. 57-79, 2008.
JACOBUCCI, D. F. C.; JACOBUCCI, G. B. Abrindo o Tubo de Ensaio: o que sabemos sobre as pesquisas em Divulgação Científica e Ensino de Microbiologia no Brasil. JCOM, v. 8, n. 2, p. 1-8, 2009.
MARCOS-MERINO, J. M.; GALLEGO, R. E.; ALDA, J. G. O. Formando a futuros maestros para abordar los microorganismos mediante actividades prácticas. Papel de las emociones y valoraciones de los estudiantes. Revista Eureka Sobre Enseñanza y Divulgación de Las Ciencias, v. 1, n. 1, p. 1-18, jan/2019.
MARTINS, L. Saúde no Contexto Educacional: As abordagens de saúde em um livro didático de biologia largamente usado no ensino médio brasileiro. 2011. 174 f. Dissertação 74 (Mestrado) - Curso de Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2011.
MORAIS, L. M. O; PEREIRA, P. A. C; ZEQUI, J. A. C. Didactic Transposition as Learning Strategy: A Proposal Based on Aedes aegypti Eggs Study XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, 2019.
MORAIS, R. M.; PRUDÊNCIO, C. A. V.; SANTOS, J. S.; SILVA, L. S. Use of regional didactic material: Sensitizing the population to prophylaxis of emerging diseases. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11., 2017, Florianópolis. Anais eletrônicos [...] Florianópolis: ABRAPEC, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R2097-1.pdf. Acesso em: 23 ago. 2021.
MOURÃO, M. L. M.; GOBARA, S. T. A lousa digital interativa como instrumento de mediação entre o professor e alunos para a evolução dos conceitos sobre microrganismos. (2017). In Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. (pp.1- 75 10). Florianópolis, SC. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xienpec/anais/resumos/R0944-1.pdf. Acesso em: 1 jun. 2021.
MORESCO, T. R.; CARVALHO, M. S.; KLEIN, V.; LIMA, A. S.; BARBOSA, N. V.; ROCHA, J.B. Ensino de microbiologia experimental para Educação Básica no contexto da formação continuada. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 3, p. 435- 457, 2017.
PAREDES, D. A. O.; RAMIREZ-PADILLA, H.; MOREIRA, E. F. Estudiantes de medicina enseñan microbiología a comunidades rurales a través del aprendizaje colaborativo. Revista de Educación en Biología, v. 23, n. 1, p. 08-20, 2020.
PNUD – PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Uma Avaliação do Impacto Socioeconômico do Vírus Zika Na América Latina e Caribe: Brasil, Colômbia e Suriname como estudos de caso. Nova Iorque, 2017. Disponível em: https://www.undp.org/content/dam/rblac/docs/Research%20and%20Publications/HIV/UNDPRBLAC-Zika-07-20-2017-Portuguese-WEB.pdf. Acesso em 3 jul. 2021.
RIO GRANDE DO NORTE. Boletim Epidemiológico. Arboviroses: Dengue, Chikungunya e Zika. Disponível em: http://www.adcon.rn.gov.br/ACERVO/sesap/DOC/DOC000000000251722.PDF. Acesso em: 20 ago. 2021.
SILVA, L. P.; MACIEl, M. D. Development of a Didactic Sequence focused on NoS&T/STS to teach Microbiology contents in Biology In Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. (1-9). Florianópolis, SC. Disponível em: http://www.
abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R2016-1.pdf. Acesso em: 5 ago. 2021.
SONG, B.; YUN, S.; WOOLLEY, M.; LEE, Y. Zika virus: history, epidemiology, transmission, and clinical presentation. Journal Of Neuroimmunology, [S.L.], v. 308, p. 50-64, jul. 2017.
TORRES, B. B.; ARINI, G. S.; SANTOS, I. C.; FERREIRA, V. C. A.; CARVALHAL, M. L. C. A didactic game for the teaching of Microbiology. Experiências em Ensino de Ciências, v.15, n.1, 2020.
TORRES, P. L.; FORTE, L. T.; BORTOLOZZI, J. M. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. In: Manual de pesquisa sobre aprendizagem colaborativa usando mapeamento de conceitos. IGI Global, 2010. p. 430-448.
WERNECK, J. A EPIDEMIA DE ZIKA E AS MULHERES NEGRAS. 2016. Disponível em: https://institutoodara.org.br/wp-content/uploads/2016/03/Boletim-Zika-AMNB-JuremaWerneck.pdf. Acesso em: 1 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ponto de Vista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.