Revisão de literatura:
abordagem das arboviroses na literatura publicada em periódicos da área de ensino de ciências (2016 - 2020)
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16429Palavras-chave:
Arboviroses, Ensino de Ciências, Formação de ProfessoresResumo
Os mosquitos do gênero Aedes aegypti e Aedes albopictus são os protagonistas na difusão de arbovírus em todo o mundo. Dentre as arboviroses mais frequentes no Brasil, destacam-se Zika, Chikungunya, Febre Amarela e a mais notificada, Dengue. As campanhas desenvolvidas, principalmente por órgãos públicos, são focadas na erradicação do vetor, centralizando nas questões médicas e excluindo fatores políticos, sociais, econômicos e ambientais que favorecem o desencadeamento de surtos epidemiológicos. O ensino tem um papel fundamental na discussão dessas problemáticas dentro do ambiente escolar. A Educação para a Sustentabilidade possibilita que os discentes visualizem os problemas que rondam a sociedade a partir de uma abordagem holística. Com o intuito de contribuir com o ensino de arboviroses em aulas de ciências e biologia, esta pesquisa se propôs levantar como essa temática é trabalhada nas publicações da área de ensino de ciências. A metodologia da pesquisa é de natureza quali-quantitativa de caráter exploratório. Observamos um ensino direcionado às questões médicas da doença excluindo fatores socioambientais diretamente relacionados com a expansão dos surtos epidemiológicos, além disso, percebemos uma necessidade de formação continuada dos docentes, tendo em vista o nível de conhecimento insatisfatório, sobretudo para arboviroses recentemente notificadas no Brasil – Zika e Chikungunya.
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