Revisão de literatura:

abordagem das arboviroses na literatura publicada em periódicos da área de ensino de ciências (2016 - 2020)

Autores

  • Juliana Ribeiro dos Reis Universidade Potiguar
  • Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16429

Palavras-chave:

Arboviroses, Ensino de Ciências, Formação de Professores

Resumo

Os mosquitos do gênero Aedes aegypti e Aedes albopictus são os protagonistas na difusão de arbovírus em todo o mundo. Dentre as arboviroses mais frequentes no Brasil, destacam-se Zika, Chikungunya, Febre Amarela e a mais notificada, Dengue. As campanhas desenvolvidas, principalmente por órgãos públicos, são focadas na erradicação do vetor, centralizando nas questões médicas e excluindo fatores políticos, sociais, econômicos e ambientais que favorecem o desencadeamento de surtos epidemiológicos. O ensino tem um papel fundamental na discussão dessas problemáticas dentro do ambiente escolar. A Educação para a Sustentabilidade possibilita que os discentes visualizem os problemas que rondam a sociedade a partir de uma abordagem holística. Com o intuito de contribuir com o ensino de arboviroses em aulas de ciências e biologia, esta pesquisa se propôs levantar como essa temática é trabalhada nas publicações da área de ensino de ciências. A metodologia da pesquisa é de natureza quali-quantitativa de caráter exploratório. Observamos um ensino direcionado às questões médicas da doença excluindo fatores socioambientais diretamente relacionados com a expansão dos surtos epidemiológicos, além disso, percebemos uma necessidade de formação continuada dos docentes, tendo em vista o nível de conhecimento insatisfatório, sobretudo para arboviroses recentemente notificadas no Brasil – Zika e Chikungunya.

 

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Publicado

08-03-2024

Como Citar

RIBEIRO DOS REIS, J.; FERNANDES FLORÊNCIO DE ARAÚJO, M. Revisão de literatura: : abordagem das arboviroses na literatura publicada em periódicos da área de ensino de ciências (2016 - 2020). Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–19, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16429. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16429. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos