Teoria da complexidade:
uma análise reflexiva para repensar o trabalho pedagógico nas turmas multisseriadas
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16448Palavras-chave:
Teoria da Complexidade, Turma Multisseriada, RepensarResumo
Este artigo aborda a teoria da complexidade de Edgar Morin no contexto do trabalho pedagógico em turmas multisseriadas. A pesquisa resulta das reflexões embasadas em leituras e discussões sobre essa teoria, conecta-se essa abordagem à prática pedagógica da autora, uma professora em turmas multisseriadas e mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Gestão, Educação e Tecnologia - PPGET na Universidade Estadual de Goiás – UEG. O problema abordado é repensar o trabalho nas turmas multisseriadas a partir da teoria da complexidade, com o objetivo de apresentar como a teoria da complexidade pode contribuir no repensar o trabalho pedagógico em turmas multisseriadas. Para tanto, utiliza-se como procedimento de pesquisa revisões bibliográficas, de cunho qualitativo com abordagens nos estudos de Morin (2005 e2007), Parente (2014), Hage (2011 e 2014), Ferreira (2019) entre outras que conversam com a temática, fazendo uma reflexão sobre a relação da teoria da complexidade e as turmas multisseriadas. A pesquisa traz reflexões sobre o trabalho em turmas multisseriadas, sob a perspectiva do pensamento complexo. Sugere repensar a prática pedagógica considerando as partes individuais e o coletivo, destacando que o conjunto é formado pelas partes, assim como a composição das turmas multisseriadas.
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