Teoria da complexidade:

uma análise reflexiva para repensar o trabalho pedagógico nas turmas multisseriadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16448

Palavras-chave:

Teoria da Complexidade, Turma Multisseriada, Repensar

Resumo

Este artigo aborda a teoria da complexidade de Edgar Morin no contexto do trabalho pedagógico em turmas multisseriadas. A pesquisa resulta das reflexões embasadas em leituras e discussões sobre essa teoria, conecta-se essa abordagem à prática pedagógica da autora, uma professora em turmas multisseriadas e mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Gestão, Educação e Tecnologia - PPGET na Universidade Estadual de Goiás – UEG. O problema abordado é repensar o trabalho nas turmas multisseriadas a partir da teoria da complexidade, com o objetivo de apresentar como a teoria da complexidade pode contribuir no repensar o trabalho pedagógico em turmas multisseriadas. Para tanto, utiliza-se como procedimento de pesquisa revisões bibliográficas, de cunho qualitativo com abordagens nos estudos de Morin (2005 e2007), Parente (2014), Hage (2011 e 2014), Ferreira (2019) entre outras que conversam com a temática, fazendo uma reflexão sobre a relação da teoria da complexidade e as turmas multisseriadas. A pesquisa traz reflexões sobre o trabalho em turmas multisseriadas, sob a perspectiva do pensamento complexo. Sugere repensar a prática pedagógica considerando as partes individuais e o coletivo, destacando que o conjunto é formado pelas partes, assim como a composição das turmas multisseriadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DICIO, Dicionário Online de Português, definições e significados de mais de 400 mil palavras. https://www.dicio.com.br/multisseriado/. Acesso em 27 Dez. de 2022.

FERNANDES, C. de O.; FREITAS, L. C. de. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, v. 44, 2008. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf. Acesso em: 30 Dez. 2022.

FERREIRA, J. da S. O ensino em turmas multisseriadas e suas condições de trabalho: um olhar para as escolas do campo na região do Alto Solimões, Amazonas. Ver. Bras. Educ. Camp., Tocantinópolis, v. 4, e6230, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e6230

HAGE, S. Por uma escola do campo de qualidade social: transgredindo o paradigma (multi) seriado de ensino. Em aberto, v. 24, n. 85, 2011.

HAGE, S. A. M. Transgressão do paradigma da (multi) seriação como referência para a construção da escola pública do campo. Educação & Sociedade, v. 35, p. 1165-1182, 2014.

TRINDADE, S. P. Atitude transdisciplinar nos processos do ensino e da aprendizagem no Ensino Fundamental. Revista De Estudios E Investigación En Psicología Y Educación, p. 076-080, 2015.

MORAES, M. C. Complexidade e currículo: por uma nova relação. Polis. Revista Latinoamericana, n. 25, 2010.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2005.

_________; ALMEIDA, M. da C. de; CARVALHO, E. de A. (Org.). Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo, 4 ed., ed. Cortez. 2007.

PARENTE, C. da M. D. Escolas Multisseriadas: a experiência internacional e reflexões para o caso brasileiro. Ensaio: Avaliação Políticas Públicas Educação. Rio de Janeiro, v.22, n. 82, p. 57-88, jan./mar. 2014.

Downloads

Publicado

01-03-2024

Como Citar

ARAUJO , E. de . J.; ADÃO, J. M. Teoria da complexidade: : uma análise reflexiva para repensar o trabalho pedagógico nas turmas multisseriadas. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–14, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16448. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16448. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos