Teoria da complexidade:
uma análise reflexiva para repensar o trabalho pedagógico nas turmas multisseriadas
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16448Palavras-chave:
Teoria da Complexidade, Turma Multisseriada, RepensarResumo
Este artigo aborda a teoria da complexidade de Edgar Morin no contexto do trabalho pedagógico em turmas multisseriadas. A pesquisa resulta das reflexões embasadas em leituras e discussões sobre essa teoria, conecta-se essa abordagem à prática pedagógica da autora, uma professora em turmas multisseriadas e mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Gestão, Educação e Tecnologia - PPGET na Universidade Estadual de Goiás – UEG. O problema abordado é repensar o trabalho nas turmas multisseriadas a partir da teoria da complexidade, com o objetivo de apresentar como a teoria da complexidade pode contribuir no repensar o trabalho pedagógico em turmas multisseriadas. Para tanto, utiliza-se como procedimento de pesquisa revisões bibliográficas, de cunho qualitativo com abordagens nos estudos de Morin (2005 e2007), Parente (2014), Hage (2011 e 2014), Ferreira (2019) entre outras que conversam com a temática, fazendo uma reflexão sobre a relação da teoria da complexidade e as turmas multisseriadas. A pesquisa traz reflexões sobre o trabalho em turmas multisseriadas, sob a perspectiva do pensamento complexo. Sugere repensar a prática pedagógica considerando as partes individuais e o coletivo, destacando que o conjunto é formado pelas partes, assim como a composição das turmas multisseriadas.
Downloads
Referências
DICIO, Dicionário Online de Português, definições e significados de mais de 400 mil palavras. https://www.dicio.com.br/multisseriado/. Acesso em 27 Dez. de 2022.
FERNANDES, C. de O.; FREITAS, L. C. de. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, v. 44, 2008. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf. Acesso em: 30 Dez. 2022.
FERREIRA, J. da S. O ensino em turmas multisseriadas e suas condições de trabalho: um olhar para as escolas do campo na região do Alto Solimões, Amazonas. Ver. Bras. Educ. Camp., Tocantinópolis, v. 4, e6230, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e6230
HAGE, S. Por uma escola do campo de qualidade social: transgredindo o paradigma (multi) seriado de ensino. Em aberto, v. 24, n. 85, 2011.
HAGE, S. A. M. Transgressão do paradigma da (multi) seriação como referência para a construção da escola pública do campo. Educação & Sociedade, v. 35, p. 1165-1182, 2014.
TRINDADE, S. P. Atitude transdisciplinar nos processos do ensino e da aprendizagem no Ensino Fundamental. Revista De Estudios E Investigación En Psicología Y Educación, p. 076-080, 2015.
MORAES, M. C. Complexidade e currículo: por uma nova relação. Polis. Revista Latinoamericana, n. 25, 2010.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2005.
_________; ALMEIDA, M. da C. de; CARVALHO, E. de A. (Org.). Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo, 4 ed., ed. Cortez. 2007.
PARENTE, C. da M. D. Escolas Multisseriadas: a experiência internacional e reflexões para o caso brasileiro. Ensaio: Avaliação Políticas Públicas Educação. Rio de Janeiro, v.22, n. 82, p. 57-88, jan./mar. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.