Teoria da complexidade:

uma análise reflexiva para repensar o trabalho pedagógico nas turmas multisseriadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16448

Palavras-chave:

Teoria da Complexidade, Turma Multisseriada, Repensar

Resumo

Este artigo aborda a teoria da complexidade de Edgar Morin no contexto do trabalho pedagógico em turmas multisseriadas. A pesquisa resulta das reflexões embasadas em leituras e discussões sobre essa teoria, conecta-se essa abordagem à prática pedagógica da autora, uma professora em turmas multisseriadas e mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Gestão, Educação e Tecnologia - PPGET na Universidade Estadual de Goiás – UEG. O problema abordado é repensar o trabalho nas turmas multisseriadas a partir da teoria da complexidade, com o objetivo de apresentar como a teoria da complexidade pode contribuir no repensar o trabalho pedagógico em turmas multisseriadas. Para tanto, utiliza-se como procedimento de pesquisa revisões bibliográficas, de cunho qualitativo com abordagens nos estudos de Morin (2005 e2007), Parente (2014), Hage (2011 e 2014), Ferreira (2019) entre outras que conversam com a temática, fazendo uma reflexão sobre a relação da teoria da complexidade e as turmas multisseriadas. A pesquisa traz reflexões sobre o trabalho em turmas multisseriadas, sob a perspectiva do pensamento complexo. Sugere repensar a prática pedagógica considerando as partes individuais e o coletivo, destacando que o conjunto é formado pelas partes, assim como a composição das turmas multisseriadas.

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Publicado

01-03-2024

Como Citar

ARAUJO , E. de . J.; ADÃO, J. M. Teoria da complexidade: : uma análise reflexiva para repensar o trabalho pedagógico nas turmas multisseriadas. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–14, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16448. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16448. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos