Religião e emoção “em rede”:
uma análise das estratégias de patemização em correntes religiosas via whatsapp
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16595Palavras-chave:
Análise do Discurso, Religião, emoçãoResumo
O presente artigo objetiva descrever e analisar as estratégias de patemização presentes em correntes religiosas de fiéis da igreja católica romana, propagadas via WhatsApp. O corpus foi constituído a partir de cinco mensagens escritas encaminhadas ao smartphone de um dos pesquisadores através da rede social em questão. Esta pesquisa apoia-se no referencial teórico-metodológico da Teoria Semiolinguística do Discurso (CHARAUDEAU, 2012) em consonância com os estudos acerca do conceito de patemização defendido pela teoria e nos pressupostos em estudos sobre as Redes Sociais (AGUIAR, 2010; BARBOSA, 2016). Após a análise dos dados foi possível concluir que a patemização presente nas correntes religiosas em questão era usada como estratégia de captação de fiéis, com o intuito de mantê-los engajados nos processos discursivos e religiosos que fundamentam a doutrina católica.
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