A psicometria moderna como viés para reflexões do ensino em Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16627

Palavras-chave:

Teoria de Resposta ao Item, Ciências da Natureza, Química, Enem

Resumo

As avaliações em grandes escalas no contexto educacional têm como um dos principais objetivos investigar o desenvolvimento de habilidades e competências do estudante por meio de itens. O teste contínuo e consolidado na educação brasileira, empenhado em avaliar como estudantes concluintes do Ensino Médio, as mobilizam em situações-problema é o Exame Nacional do Ensino Médio. Porém, esta é uma prática pouco explorada por profissionais da educação. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo apresentar informações que podem ser obtidas a partir dos atributos psicométricos de um item de Ciências da Natureza do referido Exame, aplicados no ano de 2017. Para tanto, utilizamos o método da triangulação para confrontar os dados da base de microdados referentes aos itens com sua respectiva análise pedagógica. Por fim, concluímos que a leitura pedagógica, a partir de dados psicométricos, sugere ao professor e ao gestor, suporte para reflexões sobre o ensino ao indicar a dificuldade dos estudantes, além de subsidiar apoio para pesquisas futuras que visem conhecer a aprendizagem em Química dos estudantes e assim, propor ações para melhorias no processo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Francisco Afonso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Licenciatura em Química pela Universidade de Uberaba. Mestrado em Ciências Biológicas (Área de concentração Zoologia) pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro e Doutorado em Ciências (Área de concentração Química) pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Química, do Programa de Pós-Graduação em Química, do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública e da Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais.Vice coordenadora do curso de Licenciatura em Química Noturno e coordenadora de área do Subprojeto Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFJF.Realiza pesquisas na área de Educação em Química com os seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores, Interdisciplinaridade, Metodologias e recursos diferenciados, Educação Ambiental, Currículo e Avaliação.

Referências

ALMEIDA, L. S. Teorias da inteligência. 1988.

ANDERSON, L. W.; KRATHWOHL, K. R. A. Taxonomy for learning, teaching and assessing: a revision of Bloom's taxonomy or educational objectives. New York: Longman, 2001.

ANDRADE, D. F. de; TAVARES, H. R; DA CUNHA VALLE, R. Teoria da Resposta ao Item: conceitos e aplicações. ABE, São Paulo, 2000.

BINET, A.; SIMON, T. Méthodes nouvelles pour le diagnostic du niveau intellectuel des anormaux. L'Année Psychologique,Vol. 11, p. 191–244; 1904.

BINET, A.; SIMON, T. Méthodes nouvelles pour diagnostiquer l’idiotie, l’imbécillité et la débilité mentale. In: Sante de Sanctis (Ed.), Atti del V congresso internazionale di psicologia tenuto. p. 507-510. Roma: Forzani. 1905.

BLOOM, B. S. Taxionomia de objetivos Educacionais. 6. ed. Rio Grande do Sul: Editora Globo, 1977.

BRITO, M. R.; MUNHOZ, A.; PRIMI, R.; GONÇALVEZ, M. H. et al. Exames Nacionais: uma análise do ENEM aplicado à Matemática. Avaliação, Campinas, v. 5, n. 4, p. 445-454, 2000.

CARLOS, P. R. O. Avaliações Externas De Grande Escala. Clube de Autores, 2017.

GATTI, B. A. Avaliação de sistemas educacionais no Brasil. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, n. 9, p. 7-18, 2009.

LUCKESI, C. C. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. Salvador: Cortez, 2018.

MEDEIROS, L.; JALOTO, A; DOS SANTOS, A. V. F. A área de ciências nas avaliações internacionais de larga escala. Estudos em Avaliação Educacional, v. 28, n. 68, p. 512-537, 2017.

PASQUALI, L. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. Editora Vozes Limitada, 2017.

PASQUALI, L. TRI–Teoria de resposta ao item: Teoria, procedimentos e aplicações. Editora Appris, 2020.

PASQUALI, L; PRIMI, R. Fundamentos da teoria da resposta ao item: TRI. Avaliação Psicológica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, v. 2, n. 2, p. 99-110, 2003.

PRIMI, R.; SANTOS, A. A. A.; VENDRAMINI, C. M. M. et al. Competências e habilidades cognitivas: diferentes definições do mesmo construto. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 17, n. 2, p. 151-159, 2001.

SARTES, L. M A; SOUZA-FORMIGONI, M. L. O. de. Avanços na psicometria: da teoria clássica dos testes à teoria de resposta ao item. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 26, p. 241-250, 2013.

SOARES, T. M. Utilização da teoria da resposta ao item na produção de indicadores sócio-econômicos. Pesquisa operacional, v. 25, p. 83-112, 2005.

TEIXEIRA, R. A. G. Educação do anormal a partir dos testes de inteligência. História da Educação, v. 23, p. e90024, 2019.

THURSTONE, L. L. Attitudes can be measured. American journal of Sociology, v. 33, n. 4, p. 529-554, 1928.

Downloads

Publicado

02-03-2024

Como Citar

CARVALHO, V. da S.; AFONSO, A. F. A psicometria moderna como viés para reflexões do ensino em Ciências da Natureza. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–20, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16627. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16627. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos