A psicometria moderna como viés para reflexões do ensino em Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16627

Palavras-chave:

Teoria de Resposta ao Item, Ciências da Natureza, Química, Enem

Resumo

As avaliações em grandes escalas no contexto educacional têm como um dos principais objetivos investigar o desenvolvimento de habilidades e competências do estudante por meio de itens. O teste contínuo e consolidado na educação brasileira, empenhado em avaliar como estudantes concluintes do Ensino Médio, as mobilizam em situações-problema é o Exame Nacional do Ensino Médio. Porém, esta é uma prática pouco explorada por profissionais da educação. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo apresentar informações que podem ser obtidas a partir dos atributos psicométricos de um item de Ciências da Natureza do referido Exame, aplicados no ano de 2017. Para tanto, utilizamos o método da triangulação para confrontar os dados da base de microdados referentes aos itens com sua respectiva análise pedagógica. Por fim, concluímos que a leitura pedagógica, a partir de dados psicométricos, sugere ao professor e ao gestor, suporte para reflexões sobre o ensino ao indicar a dificuldade dos estudantes, além de subsidiar apoio para pesquisas futuras que visem conhecer a aprendizagem em Química dos estudantes e assim, propor ações para melhorias no processo educacional.

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Biografia do Autor

Andréia Francisco Afonso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Licenciatura em Química pela Universidade de Uberaba. Mestrado em Ciências Biológicas (Área de concentração Zoologia) pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro e Doutorado em Ciências (Área de concentração Química) pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Química, do Programa de Pós-Graduação em Química, do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública e da Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais.Vice coordenadora do curso de Licenciatura em Química Noturno e coordenadora de área do Subprojeto Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFJF.Realiza pesquisas na área de Educação em Química com os seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores, Interdisciplinaridade, Metodologias e recursos diferenciados, Educação Ambiental, Currículo e Avaliação.

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Publicado

02-03-2024

Como Citar

CARVALHO, V. da S.; AFONSO, A. F. A psicometria moderna como viés para reflexões do ensino em Ciências da Natureza. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–20, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16627. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16627. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos