Assistência estudantil e direitos humanos - inclusão na UFOP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16636

Palavras-chave:

Assistência estudantil, Direitos humanos, Educação Superior, UFOP

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo a assistência estudantil e os relatos de/para inclusão na Ufop, partindo do problema da análise e aplicação da política pública instituída pelo Pnaes. A partir do relato de experiência ampliado e conjugado com a relação direta das autoras com o objeto, utiliza-se metodologicamente a interseccionalidade como ferramenta analítica para analisar a concepção da assistência estudantil como potencial promotora de direitos humanos e o seu histórico na Ufop. O resultado é a apresentação sistematizada do que foi implementado nos últimos anos, quantitativa e qualitativamente, demonstrando a eficácia da política pública da assistência estudantil para garantir a inclusão, o acesso, a permanência e a conclusão dos cursos pelos grupos em situação de vulnerabilidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Lisbôa, UFOP

Natália de Souza Lisbôa

Doutora em Direito Internacional pela PUC Minas. Mestra em Direitos e Garantias Fundamentais pela FDV/ES. Professora Adjunta IV do Departamento de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e do Mestrado acadêmico "Novos Direitos, Novos Sujeitos". Coordenadora do Grupo de Pesquisa “RESSABER – Estudos em Saberes Decoloniais”.

natalialisboa@ufop.edu.br

https://orcid.org/0000-0002-1684-8183

Universidade Federal de Ouro Preto

http://lattes.cnpq.br/2986837900867618

Sabrina Rocha, UFOP

Doutora em História pela UFOP, com período sanduíche na ENS (Paris). Mestre em História pela UFOP. Graduada em História pela UFMG. Pró-reitora Adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE/UFOP). Técnica em Assuntos Educacionais (PRACE/UFOP).

sabina@ufop.edu.br

https://orcid.org/0000-0002-3462-5098

Universidade Federal de Ouro Preto

http://lattes.cnpq.br/0724146408314479

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 05 set. 2023.

BRASIL. Decreto n. 591, de 6 de julho de 1992. Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Promulgação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/d0591.htm. Acesso em: 05 set. 2023.

COLLINS, P. H.; BILGE, S. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2021.

GATTI, B. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr. 2004.

LISBOA, N. S. Aprendendo sobre direitos humanos e experimentando a diversidade: um relato de experiências na Ufop. In: BAHIA, A. M.; PEREIRA, F. M.; RAMOS, M. M.; NICOLI, P. A. Gênero, sexualidade e direito: dissidências e resistências. 1. ed. Belo Horizonte: Initia Via, 2019.

MACHADO, O. L. As Repúblicas Estudantis da Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 66, 01 outubro 2012. Disponível em: http://journals.openedition.org/rccs/1174. Acesso em: 05 set. 2023.

PIRES, T. R. O. P. Por uma concepção amefricana de direitos humanos. in HOLLANDA, H. B. (Org.). Pensamento Feminista hoje: perspectivas decoloniais. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

PORTES, E. A. O estudante pobre na Universidade Federal de Minas Gerais: uma abordagem histórica. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 41, p. 111-133, jun. 2005. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000100006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 05 set. 2023.

SEGATO, R. Crítica da colonialidade em oito ensaios: e uma antropologia por demanda. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES. Encontro de Assistência e Permanência Estudantil da UNE - 11 anos do PNAES: retrocessos e desafios. 2021. Disponível em: https://www.une.org.br/wp-content/uploads/2021/07/Sistematizacao-Debates-Completo.pdf. Acesso em: 05 set. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Conselho Universitário. Resolução nº 1445, de 20 de dezembro de 2012. Altera o Estatuto da UFOP e cria a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE). Disponível em: http://www.soc.ufop.br/public/resolucao/mostrar/0000007379. Acesso em: 05 set. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis. Portaria nº 013, de 22 de maio de 2015. Aprova os critérios e procedimentos para realização da avaliação socioeconômica. Disponível em: https://prace.ufop.br/sites/default/files/portaria_13_atualizada_-_maio_-_2019.pdf. Acesso em: 05 set. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Conselho Universitário. Resolução nº 2300, de 29 de agosto de 2019 (b). Aprova a constituição do Comitê Permanente de Assistência Estudantil - COPAE e dá outras providências. Disponível em https://prace.ufop.br/sites/default/files/resolucao_cuni_2300.pdf. Acesso em: 05 set. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis. Relatório de Gestão 2021. Disponível em https://prace.ufop.br/sites/default/files/relatorio_de_gestao_-_prace_-_2021.pdf. Acesso em 04 set. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Perfil Socioeconômico e Cultural de Estudantes e Graduação de Ingressantes na UFOP: Estudo Comparativo 2017-2019. Ouro Preto, 2022a. Disponível em: https://prace.ufop.br/sites/default/files/relatorio_perfil_ingressante_2017-2019.docx.pdf. Acesso em: 05 set. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Relatório de Avaliação do PNAES: exercício 2020. Ouro Preto, 2022b. Disponível em: http://www.prace.ufop.br/apresentacao/indicadores-e-relatorios. Acesso em: 04 set. 2023.

Downloads

Publicado

10-07-2024

Como Citar

LISBÔA, N.; ROCHA, S. Assistência estudantil e direitos humanos - inclusão na UFOP. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–12, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16636. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16636. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência