Assistência estudantil e direitos humanos - inclusão na UFOP
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16636Palavras-chave:
Assistência estudantil, Direitos humanos, Educação Superior, UFOPResumo
O presente artigo tem como objeto de estudo a assistência estudantil e os relatos de/para inclusão na Ufop, partindo do problema da análise e aplicação da política pública instituída pelo Pnaes. A partir do relato de experiência ampliado e conjugado com a relação direta das autoras com o objeto, utiliza-se metodologicamente a interseccionalidade como ferramenta analítica para analisar a concepção da assistência estudantil como potencial promotora de direitos humanos e o seu histórico na Ufop. O resultado é a apresentação sistematizada do que foi implementado nos últimos anos, quantitativa e qualitativamente, demonstrando a eficácia da política pública da assistência estudantil para garantir a inclusão, o acesso, a permanência e a conclusão dos cursos pelos grupos em situação de vulnerabilidade.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 05 set. 2023.
BRASIL. Decreto n. 591, de 6 de julho de 1992. Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Promulgação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/d0591.htm. Acesso em: 05 set. 2023.
COLLINS, P. H.; BILGE, S. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2021.
GATTI, B. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr. 2004.
LISBOA, N. S. Aprendendo sobre direitos humanos e experimentando a diversidade: um relato de experiências na Ufop. In: BAHIA, A. M.; PEREIRA, F. M.; RAMOS, M. M.; NICOLI, P. A. Gênero, sexualidade e direito: dissidências e resistências. 1. ed. Belo Horizonte: Initia Via, 2019.
MACHADO, O. L. As Repúblicas Estudantis da Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 66, 01 outubro 2012. Disponível em: http://journals.openedition.org/rccs/1174. Acesso em: 05 set. 2023.
PIRES, T. R. O. P. Por uma concepção amefricana de direitos humanos. in HOLLANDA, H. B. (Org.). Pensamento Feminista hoje: perspectivas decoloniais. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
PORTES, E. A. O estudante pobre na Universidade Federal de Minas Gerais: uma abordagem histórica. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 41, p. 111-133, jun. 2005. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000100006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 05 set. 2023.
SEGATO, R. Crítica da colonialidade em oito ensaios: e uma antropologia por demanda. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES. Encontro de Assistência e Permanência Estudantil da UNE - 11 anos do PNAES: retrocessos e desafios. 2021. Disponível em: https://www.une.org.br/wp-content/uploads/2021/07/Sistematizacao-Debates-Completo.pdf. Acesso em: 05 set. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Conselho Universitário. Resolução nº 1445, de 20 de dezembro de 2012. Altera o Estatuto da UFOP e cria a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE). Disponível em: http://www.soc.ufop.br/public/resolucao/mostrar/0000007379. Acesso em: 05 set. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis. Portaria nº 013, de 22 de maio de 2015. Aprova os critérios e procedimentos para realização da avaliação socioeconômica. Disponível em: https://prace.ufop.br/sites/default/files/portaria_13_atualizada_-_maio_-_2019.pdf. Acesso em: 05 set. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Conselho Universitário. Resolução nº 2300, de 29 de agosto de 2019 (b). Aprova a constituição do Comitê Permanente de Assistência Estudantil - COPAE e dá outras providências. Disponível em https://prace.ufop.br/sites/default/files/resolucao_cuni_2300.pdf. Acesso em: 05 set. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis. Relatório de Gestão 2021. Disponível em https://prace.ufop.br/sites/default/files/relatorio_de_gestao_-_prace_-_2021.pdf. Acesso em 04 set. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Perfil Socioeconômico e Cultural de Estudantes e Graduação de Ingressantes na UFOP: Estudo Comparativo 2017-2019. Ouro Preto, 2022a. Disponível em: https://prace.ufop.br/sites/default/files/relatorio_perfil_ingressante_2017-2019.docx.pdf. Acesso em: 05 set. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Relatório de Avaliação do PNAES: exercício 2020. Ouro Preto, 2022b. Disponível em: http://www.prace.ufop.br/apresentacao/indicadores-e-relatorios. Acesso em: 04 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.