Assistência estudantil e direitos humanos - inclusão na UFOP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16636

Palavras-chave:

Assistência estudantil, Direitos humanos, Educação Superior, UFOP

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo a assistência estudantil e os relatos de/para inclusão na Ufop, partindo do problema da análise e aplicação da política pública instituída pelo Pnaes. A partir do relato de experiência ampliado e conjugado com a relação direta das autoras com o objeto, utiliza-se metodologicamente a interseccionalidade como ferramenta analítica para analisar a concepção da assistência estudantil como potencial promotora de direitos humanos e o seu histórico na Ufop. O resultado é a apresentação sistematizada do que foi implementado nos últimos anos, quantitativa e qualitativamente, demonstrando a eficácia da política pública da assistência estudantil para garantir a inclusão, o acesso, a permanência e a conclusão dos cursos pelos grupos em situação de vulnerabilidade. 

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Biografia do Autor

Natália Lisbôa, UFOP

Natália de Souza Lisbôa

Doutora em Direito Internacional pela PUC Minas. Mestra em Direitos e Garantias Fundamentais pela FDV/ES. Professora Adjunta IV do Departamento de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e do Mestrado acadêmico "Novos Direitos, Novos Sujeitos". Coordenadora do Grupo de Pesquisa “RESSABER – Estudos em Saberes Decoloniais”.

natalialisboa@ufop.edu.br

https://orcid.org/0000-0002-1684-8183

Universidade Federal de Ouro Preto

http://lattes.cnpq.br/2986837900867618

Sabrina Rocha, UFOP

Doutora em História pela UFOP, com período sanduíche na ENS (Paris). Mestre em História pela UFOP. Graduada em História pela UFMG. Pró-reitora Adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE/UFOP). Técnica em Assuntos Educacionais (PRACE/UFOP).

sabina@ufop.edu.br

https://orcid.org/0000-0002-3462-5098

Universidade Federal de Ouro Preto

http://lattes.cnpq.br/0724146408314479

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Publicado

10-07-2024

Como Citar

LISBÔA, N.; ROCHA, S. Assistência estudantil e direitos humanos - inclusão na UFOP. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–12, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16636. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16636. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência