Análise qualitativa das coleções de livros didáticos de biologia utilizados em escolas públicas no município de Santana/AP, com ênfase na abordagem da Agroecologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16707

Palavras-chave:

Plano Nacional do Livro Didático, Análise de livro, Guia dos Livros Didáticos PNLD/2015

Resumo

O livro didático tem acompanhado o percurso do desenvolvimento da escolarização brasileira, pois, através das políticas públicas tornou-se uma ferramenta importante na educação dos alunos da rede pública de ensino. Um tema que pode ser debatido em sala de aula, pois, atinge a esfera educacional, social, ambiental e da saúde humana, é a Agroecologia. Entretanto, a Agroecologia é uma temática que grande parte dos alunos não têm contato nas aulas e nos livros didáticos, apesar das inovações curriculares. Nesse sentido, este trabalho teve por objetivo analisar as coleções de livros didáticos de Biologia utilizados por sete escolas públicas estaduais localizadas no município de Santana/AP, verificando se as coleções abordam temáticas que permitam compreender a Agroecologia. Para a referida pesquisa, primeiramente foi feita a escolha dos temas relacionados a Agroecologia, baseada na leitura e análise de três documentos oficiais: Lei n°10.831/20003, o decreto n° 7.794/2012 e o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica 2016-2019 (Planapo). Após as escolhas dos temas, eles foram classificados em não abordados, abordado superficialmente, abordado e abordado detalhadamente. Os resultados obtidos mostram que a maioria das temáticas relacionadas à Agroecologia foram classificadas como abordadas superficialmente em todas as coleções. Conclui-se que apesar das falhas encontradas em todas as coleções, com a utilização de outros materiais e professores capacitados, é possível debater sobre a Agroecologia em sala de aula. Os pontos negativos identificados são de suma importância para contribuir na melhoria da qualidade dos livros, contribuindo para a educação no Brasil.

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Biografia do Autor

Lucas Henrique Gomes Neves, Universidade Federal do Amapá

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Dayse Maria da Cunha Sá, Universidade Federal do Amapá

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFAP. Docente do Colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Marina Teófilo Pignati, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de  Mato Grosso - UFMT. Doutora em Zoologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA/Museu Paraense Emílio Goeldi. Docente do Colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Federal de  Mato Grosso - UFMT.

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Publicado

25-06-2024

Como Citar

GOMES NEVES, L. H.; NASCIMENTO, Y.; SÁ, D. M. da C.; PIGNATI, M. T. Análise qualitativa das coleções de livros didáticos de biologia utilizados em escolas públicas no município de Santana/AP, com ênfase na abordagem da Agroecologia. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16707. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16707. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos