Análise qualitativa das coleções de livros didáticos de biologia utilizados em escolas públicas no município de Santana/AP, com ênfase na abordagem da Agroecologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16707

Palavras-chave:

Plano Nacional do Livro Didático, Análise de livro, Guia dos Livros Didáticos PNLD/2015

Resumo

O livro didático tem acompanhado o percurso do desenvolvimento da escolarização brasileira, pois, através das políticas públicas tornou-se uma ferramenta importante na educação dos alunos da rede pública de ensino. Um tema que pode ser debatido em sala de aula, pois, atinge a esfera educacional, social, ambiental e da saúde humana, é a Agroecologia. Entretanto, a Agroecologia é uma temática que grande parte dos alunos não têm contato nas aulas e nos livros didáticos, apesar das inovações curriculares. Nesse sentido, este trabalho teve por objetivo analisar as coleções de livros didáticos de Biologia utilizados por sete escolas públicas estaduais localizadas no município de Santana/AP, verificando se as coleções abordam temáticas que permitam compreender a Agroecologia. Para a referida pesquisa, primeiramente foi feita a escolha dos temas relacionados a Agroecologia, baseada na leitura e análise de três documentos oficiais: Lei n°10.831/20003, o decreto n° 7.794/2012 e o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica 2016-2019 (Planapo). Após as escolhas dos temas, eles foram classificados em não abordados, abordado superficialmente, abordado e abordado detalhadamente. Os resultados obtidos mostram que a maioria das temáticas relacionadas à Agroecologia foram classificadas como abordadas superficialmente em todas as coleções. Conclui-se que apesar das falhas encontradas em todas as coleções, com a utilização de outros materiais e professores capacitados, é possível debater sobre a Agroecologia em sala de aula. Os pontos negativos identificados são de suma importância para contribuir na melhoria da qualidade dos livros, contribuindo para a educação no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Henrique Gomes Neves, Universidade Federal do Amapá

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Dayse Maria da Cunha Sá, Universidade Federal do Amapá

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFAP. Docente do Colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Marina Teófilo Pignati, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de  Mato Grosso - UFMT. Doutora em Zoologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA/Museu Paraense Emílio Goeldi. Docente do Colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Federal de  Mato Grosso - UFMT.

Referências

ARRUDA, J. P. Cidadania e Matemática no Livro Didático para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2004. 117f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

ASSIS, S. S.; PIMENTA, D. N.; SCHALL, V. T. A dengue nos livros didáticos de Ciências e Biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Ciência & Educação, v. 19, n. 3, p. 633-656, 2013.

BADZINSKI, C.; HERMEL, E. E. S. A representação da genética e da evolução através de imagens utilizadas em livros didáticos de biologia. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 2, p. 434-454, 2015.

BENETI, J. S.; PEREIRA, S. I. R.; GIOPPO, C. Reino Monera: uma análise comparativa de quatro livros didáticos de ciências da 6° série (7° ano) do Ensino Fundamental. In: I Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia. Anais... Ponta Grossa, 2009.

BOTON, J. de M. O processo de escolha do livro didático por professores: a evolução do PNLD e seus efeitos no ensino de ciências. 2014. 96f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

BRASIL. Brasil agroecológico: Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - Planopo: 2016/2019. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2016.

BRASIL. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2015: Biologia: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 11° ed. 1996. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmera, 2015.

BRASIL. Lei n°10.831, de 23 de dezembro de 2003. Dispõe sobre a agricultura orgânica e dá outras providências. 2003

BRASIL. Decreto n° 7.794, de 20 de agosto de 2012. Institui a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. 2012.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000.

CAPORAL, F. R.; AZEVEDO, E. O. Princípios e Perspectivas da Agroecologia. 192p. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – Educação a Distância. 2011.

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. 24p. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA, 2004.

CARDOSO-SILVA, C. B.; OLIVEIRA, A. C. Como os livros didáticos de Biologia abordam as diferentes formas de estimar a biodiversidade?. Ciências & Educação, v. 19, n. 1, p. 169-180, 2013.

CASAGRANDE, G. L. A Genética Humana no Livro Didático de Biologia. 2006. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

COELHO, C. K. G.; COIMBRA, D. C. S.; LANDGRAF-VALERIO, C. L.; VILELA, M. V. F. Percepções da relação professor/livro didático e as formas de utilização de seus recursos na Escola Estadual São Lourenço, Dom Aquino-MT. Revista Monografias Ambientais, v. 14, p. 53-68, 2015.

DIONOR, G. A.; FERREIRA, R. L.; MARTINS, L. Abordagens de saúde em livros didáticos de biologia: construção de ferramenta analítica. In: V Enebio e II Erebio Regional 1, 2014, São Paulo. Anais... Revista da SBEnBIO, n. 7, p. 2796-2808, 2014.

FRISON, M. D.; VIANNA, J.; CHAVES, J. M.; BERNARDI, F. N. Livro Didático como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de Ciências Naturais. In: VII Enepc (Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências). Anais... Florianópolis, 2009.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIASSI, M. G. A contextualização no ensino de biologia: um estudo com professores de escolas da rede pública estadual do município de Criciúma-SC. 2009. 261f. Tese (Doutor em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

LAGE, V. C.; POMPILHO, W. M.; SILVA, F. S. A Importância dos Livros Didáticos para o Ensino de Insetos. Revista Práxis, n. 7, p. 37-42, 2012.

LANDIM, M. F.; ROSA, I. S. C. Diagnóstico do ensino de Biologia no município de Lagarto, Sergipe: a visão dos professores. In: VI Colóquio Educacional “Educação e Contemporaneidade”. Anais... São Cristóvão, 2012.

LOPES, F. A. Trabalhos Prático-Experimentais no Ensino da Biologia: uma análise dos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD/2012. 2012. 235f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

LOPES, W. R.; VASCONCELOS, S. D. Representação e distorções conceituais do conteúdo “Filogenia” em livros didáticos de biologia do ensino médio. Ensaio Pesquisa em Eduação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 149-165, 2012.

MAIA, J. O.; SÁ, L. P.; WARTHA, E. J. Questões relacionadas à seleção e utilização do livro didático por professores de Química da região do Sul da Bahia. In: VII Enepc (Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências). Anais... Florianópolis, 2009.

MELO, C. I. B.; LOPES, T. M. R.; OLIVEIRA, J. L. Análise Crítica do Processo de Escolha do Livro Didático de Matemática na EEF José Jucá, no município de Quixadá-CE. Revista Thema, v. 14, n. 4, p. 100-113, 2017.

MOURA, J.; DEUS, M. S. M.; GONÇALVES, N. M. N.; PERON, A. P. Biologia/Genética: o ensino da biologia, com enfoque na genética, das escolas públicas do Brasil – breve relato e reflexão. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, v. 34, n. 2, p. 167-174, 2013.

OLIVEIRA, J. B. F. Ideologias nos livros didáticos: reflexões metodológicas. Cadernos de Educação, v. 13, n. 26, p. 57-72, 2014.

RODRIGUES, F. F. S.; COELHO, A. P.; SOUSA, C. S.; PEREIRA, B. B. Educação Ambiental nos livros didáticos de biologia do ensino médio. Cadernos da FUCAMP, v. 11, n. 15, p. 147-154, 2012.

SÁ, P. R.; FERREIRA, L. G. Livro Didático de Língua Portuguesa: contribuições e implicações em sala de aula nas séries iniciais. Revista Espaço Pedagógico, v. 22, n. 1, p. 136-154, 2015.

SANTOS, A. L.; NÓBREGA, D. S.; PEREIRA, F. S. PANTOJA, N. V. O Contexto da Escolha de Livros Didáticos de Ciências e suas Implicações no Processo de Ensino e Aprendizagem. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Anais... Florianópolis, 2016.

SILVA, L. F. G. Implantação de Espaços Educadores Sustentáveis: estudo de caso em escola pública no município de Poços de Caldas, MG. 2014. 116f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Alfenas, Poços de Caldas, 2014.

SOUZA, V. T.; SOARES, J. A.; FIGUEIRÓ, R.; ANDRADE, D. C. G.; SOARES, R. A. R. Organização da Biodiversidade: Didáticas para Ensino de Ciências. Revista Práxis, n. 8, p. 51-58, 2012.

TEODORO, N. C.; CAMPOS, L. M. L. O professor de biologia e dificuldades com os conteúdos de ensino. In: VI Enebio e VIII Erebio Regional 3, 2016, Maringá. Anais... Revista da SBEnBio, n. 9, p. 5390-5401, 2016.

Downloads

Publicado

25-06-2024

Como Citar

GOMES NEVES, L. H.; NASCIMENTO, Y.; SÁ, D. M. da C.; PIGNATI, M. T. Análise qualitativa das coleções de livros didáticos de biologia utilizados em escolas públicas no município de Santana/AP, com ênfase na abordagem da Agroecologia. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16707. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16707. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos