Comportamento do consumidor Fair Trade:

bibliometria a partir do RStudio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16913

Palavras-chave:

Bibliometria, Bibliometrix, Comércio Justo

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um panorama geral sobre a produção científica internacional a respeito do comportamento do consumidor Fair Trade. Para tal foi conduzida uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo aplicando a declaração Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA 2020) para a realização de um estudo bibliométrico. A extração dos dados foi conduzida pela base Scopus e Web of Science com suporte do pacote bibliometrix do RStudio. Os principais resultados apontam a presença de 158 artigos publicados entre 1996 e 2022, com uma crescente evolução do volume publicado a partir de 2010. De forma paralela, observa-se uma filiação dos principais autores nos países do Reino Unido e dos Estados Unidos, concentrando suas publicações em sete principais periódicos. Conclui-se que os estudos estão fortemente associados às temáticas de consumo ético e sustentabilidade, analisados em sua maioria a partir da Teoria do Comportamento Planejado, revelando assim que há uma forte intenção dos consumidores a realizarem o comportamento de compra, desde que tais valores sejam comunicados.

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Biografia do Autor

Layon Carlos Cezar, Universidade Federal de Viçosa

Professor Adjunto do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutor em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Especialista em Data Science e Analytics (USP). Bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Bacharel em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Coordenador do Grupo de Estudos em Marketing, Tecnologia e Comunicação (GEMTEC UFV). Trabalha com pesquisas nas áreas de certificações sustentáveis, comportamento do consumidor, cooperativismo e marketing digital.

Gabriel Gomes de Oliveira e Souza, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel em Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa

Luana Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Professora Adjunta do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (DAD/UFV). Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra em Administração e Gestora do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Administradora pela Faculdade Estácio de Sá. Pesquisa na área de Administração Pública, Políticas públicas, Agricultura familiar, Cooperativismo, Associativismo e Desenvolvimento territorial.

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Publicado

30-05-2024

Como Citar

CEZAR, L. C.; OLIVEIRA E SOUZA, G. G. de; FERREIRA DOS SANTOS, L. Comportamento do consumidor Fair Trade:: bibliometria a partir do RStudio. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–23, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16913. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16913. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos