A lógica formal e a lógica dialética:

possibilidades para a reflexão crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.17034

Palavras-chave:

lógica formal, lógica dialética, contradição

Resumo

A racionalidade moderna instrumental, em nome do progresso, transforma a lógica formal em parâmetro para o entendimento das relações  no campo das Ciências Humanas. Em face disso, a concepção dialética de compreensão da realidade permaneceu à deriva, fazendo com que a cultura contemporânea, segundo Adorno e Horkheimer (1985), fosse reduzida, na dimensão subjetiva, a um profundo processo regressivo. É justamente essa perspectiva contraditória e confrontadora dos vínculos entre sujeito e objeto, universal e particular, teoria e práxis, que o presente artigo, de cunho teórico e norteado pelo método dialético frankfurtiano, visa pôr em evidência, com vistas a demonstrar as condições de possibilidade apontadas pela lógica dialética, isto é, como um conhecimento sempre provisório e suscetível de novas revisões, porquanto as suas leis e  categorias diferem vertiginosamente da lógica formal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cesar Pereira Martins, PUC - Goiás

Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente (2023) é doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás. Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Sociedade. Professor do Ensino Fundamental e Médio desde 1994. Nos últimos 15 anos atua como professor formador, em diálogo com docentes da Educação infantil e Ensino Fundamental anos iniciais. Em 2013 iniciou sua participação no projeto “Jogos, uma estratégia para o ensino de Matemática” (Editora Vinci).

Estelamaris Brant Scarrel, PUC - Goiás

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Doutora e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Sociedade. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte (NEVIDA/FE/UFG). Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Estudos Críticos e Educação: Aspectos Éticos, Estéticos e Socioculturais: Perspectivas Contemporâneas. Trabalha com os temas: educação e formação humana; educação e emancipação; adoecimento docente; educação contra a barbárie.

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. Trad. Alfredo Bosi. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

ADORNO, T. W. Sociologia. In. Cohn, Gabriel (org). São Paulo: Ática, 1986.

ADORNO, T. W. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Trad. Maria Helena Ruschel. Sup. Álvaro Valls. Petrópolis: Vozes, 1995.

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012.

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antônio de Almeida. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 1985.

ANTISERI, D.; REALE, G. História da filosofia: antiguidade e idade média. 10 ed. São Paulo: Paulus, 2007. ( Coleção Filosofia; v. 1).

BARBOSA, J. L. Geometria euclidiana plana. 4 ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 1995.

BENJAMIN, W. Magia, arte, técnica e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994 (Obras Escolhidas, v. 1)

DESCARTES, R. Discurso do método. Trad. J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Nova Cultural, 1996 (Coleção Os Pensadores).

EUCLIDES. Os elementos. São Paulo: Unesp, 2009.

GIL, G.; HEBERT, V. A novidade. Rio de Janeiro: EMI Music Brasil, 1986.

HORKHEIMER, M. Teoria tradicional e teoria crítica. In HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W. Textos escolhidos. Trad. Andréia Maria Altino de Campos Lopari?. 5. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

JAY, M. A imaginação dialética: História da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais. Trad.Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

JAY, M.. Eclipse da razão. Trad. Carlos Henrique Pissardo. São Paulo: Unesp, 2015.

KANT, Il. Crítica da Razão pura. Trad. Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão; 5. ed. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

LEFEBVRE, H. Lógica formal lógica dialética. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

LUKÁCS, G. História e consciência de classe: Estudos sobre a dialética marxista. Trad. Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MARX, K.. O capital: Crítica da economia política. Trad. Regis Barbosa e Flávio R. Koth. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Coleção os economistas, volume 1. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/332280/mod_resource/content/1/Karl-Marx-O-Capital%20

vol%201.pdf . Acessado em 25 mar. 2024

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia Alemã. Trad. Rubens Enderle et. al. São Paulo: Boitempo, 2007.

NETTO, J. P. Introdução ao método da teoria social. 2010. Disponível em: https://www.pcb.org.br/portal/docs/int-metodo-teoria-social.pdf. Acesso em: 9 jun. 2023.

NOBRE, M. A teoria crítica. 3 reimp. Rio de Janeiro: Zahar, 2004

WEBER, M. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Trad. Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. rev téc. Gabriel Cohn. 4 ed. Brasília: Unb, v. 1, 2012.

Downloads

Publicado

12-07-2024

Como Citar

MARTINS, C. P.; SCARREL, E. B. A lógica formal e a lógica dialética:: possibilidades para a reflexão crítica. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–19, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.17034. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/17034. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos