A lógica formal e a lógica dialética:

possibilidades para a reflexão crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.17034

Palavras-chave:

lógica formal, lógica dialética, contradição

Resumo

A racionalidade moderna instrumental, em nome do progresso, transforma a lógica formal em parâmetro para o entendimento das relações  no campo das Ciências Humanas. Em face disso, a concepção dialética de compreensão da realidade permaneceu à deriva, fazendo com que a cultura contemporânea, segundo Adorno e Horkheimer (1985), fosse reduzida, na dimensão subjetiva, a um profundo processo regressivo. É justamente essa perspectiva contraditória e confrontadora dos vínculos entre sujeito e objeto, universal e particular, teoria e práxis, que o presente artigo, de cunho teórico e norteado pelo método dialético frankfurtiano, visa pôr em evidência, com vistas a demonstrar as condições de possibilidade apontadas pela lógica dialética, isto é, como um conhecimento sempre provisório e suscetível de novas revisões, porquanto as suas leis e  categorias diferem vertiginosamente da lógica formal.

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Biografia do Autor

Cesar Pereira Martins, PUC - Goiás

Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente (2023) é doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás. Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Sociedade. Professor do Ensino Fundamental e Médio desde 1994. Nos últimos 15 anos atua como professor formador, em diálogo com docentes da Educação infantil e Ensino Fundamental anos iniciais. Em 2013 iniciou sua participação no projeto “Jogos, uma estratégia para o ensino de Matemática” (Editora Vinci).

Estelamaris Brant Scarrel, PUC - Goiás

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Doutora e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Sociedade. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte (NEVIDA/FE/UFG). Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Estudos Críticos e Educação: Aspectos Éticos, Estéticos e Socioculturais: Perspectivas Contemporâneas. Trabalha com os temas: educação e formação humana; educação e emancipação; adoecimento docente; educação contra a barbárie.

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

MARTINS, C. P.; SCARREL, E. B. A lógica formal e a lógica dialética:: possibilidades para a reflexão crítica. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–19, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.17034. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/17034. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos