Desafios e perspectivas da educação com o avanço da inteligência artificial.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.17265

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Educação, Tecnologia Educacional

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) emergiu como uma força transformadora em diversas áreas, e seu potencial revolucionário na educação é cada vez mais evidente. A personalização do aprendizado, o aprimoramento da acessibilidade e a otimização do ensino são algumas das possibilidades oferecidas pela IA e, em específico, na educação. No entanto, enquanto as instituições de ensino e empresas de tecnologia rapidamente incorporam soluções de IA na sala de aula, uma questão crítica surge: a falta de compreensão abrangente de como a IA afeta os processos educacionais e os resultados dos estudantes. Essa lacuna na compreensão dos impactos na educação é um problema significativo, pois pode levar a decisões mal fundamentadas e potencialmente acentuar desigualdades. Portanto, é essencial analisar os avanços, desafios e oportunidades, considerando as implicações pedagógicas, éticas e sociais dessa transformação educacional. O objetivo da investigação é explorar a aplicação prática da IA na educação, incluindo assistentes virtuais de aprendizado, sistemas de recomendação de conteúdo e análise de desempenho estudantil, visando a personalização do ensino e o aumento do engajamento dos alunos. Esse estudo busca contribuir para decisões mais assertivas e éticas, melhorando a qualidade e acessibilidade da educação em um mundo cada vez mais digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alicio Rodrigues Silva Neto, Universidade do Estado da Bahia

Doutor e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com concentração dos estudos em Desenvolvimento Cognitivo, Subjetividade, Prática Pedagógica e Currículo. Desenvolve estudos avançados sobre Educação, Prática Pedagógica, Formação de Professores, Cognição, Desenvolvimento Cognitivo, Linguagem e Subjetividade. Publicação dos capítulos dos livros: Educação e Contemporaneidade: contextos e singularidades com o capítulo: Os potenciais da Comunidade Virtual de Aprendizagem e os Cenários Educacionais no século XXI e no livro Educação e Humanidades: singularidade em contexto com o capítulo: Educação e Subjetividade - subversão do Desenvolvimento dos Conceitos no pensamento vygotskyano.

Referências

BURNHAM, T. F., SOUZA, M. C; S. de. Produção do conhecimento em EaD: um elo entre professor – curso – aluno. In: SALGADO, M. U. C. Tecnologias da Educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 2008.

FEYERABEND, P. Contra o método. Tradução Octanny S. da Mota e Leonidas Hegenberg. Rio de Janeiro: F. Alves, 2007.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. Trad. Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2008.

LÉVY. P. A ideografia dinâmica: rumo a uma imaginação artificial? Trad. Marcos Marcionilo, Saulo Krieger. São Paulo: Loyola, 2004.

__________. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2010.

LIMA JUNIOR. A. S. de. Tecnologias Inteligentes e educação: currículo hipertextual. Rio de Janeiro: Quartet/Salvador: Fundesf, 2005.

MAFFESOLI, M. Notas sobre a pós-modernidade: o lugar faz o elo. Rio de Janeiro, 2004.

_____________. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. 4ª Ed. Trad. Maria de Lourdes Meneses. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

SILVA NETO, A. R. DA. Desenvolvimento dos Conceitos em Vygotsky e Subjetividade: Contribuições ao campo da Cognição e à Educação. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia. Salvador, 2020.

STRASSER, F. How a computer beat the best chess player in the world. BBC News. EUA-Canadá, 12 de maio de 2017. Disponível em: https://www.bbc.com/news/av/world-us-canada-39888639. Acesso em: 17 fev. 2024.

TOMAYKO, J. Behind Deep Blue: Building the Computer that Defeated the World Chess Champion (review). Technology and Culture. 44. 634-635. 2003.

VYGOTSKY, L. S. Teoria e método em Psicologia. Trad. Claudia Beliner. 3ª ed. Col. Psicologia e Psicanálise. São Paulo. Martins Fontes, 1996.

_________. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos superiores. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

_________. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. 2ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes Editora, 2009.

Downloads

Publicado

05-03-2024

Como Citar

SILVA NETO, A. R. Desafios e perspectivas da educação com o avanço da inteligência artificial. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–14, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.17265. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/17265. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos